quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Enem 2014: Como estudar faltando três meses para a prova


Bateu o desespero? Respire fundo e confira essas dicas para relembrar os conteúdos do Ensino Médio

Fonte: Shutterstock
Fonte: Shutterstock
Estude diariamente por cerca de três horas e depois se permita descansar
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano se aproxima. Faltando três meses para a prova, muitos alunos decidem começar a estudar agora. Se este é o seu caso, não se desespere. A Universia Brasilseparou algumas dicas para ajudá-lo. Confira a seguir:


Antes de começar de fato a estudar, você deveseparar as disciplinas de acordo com o seu nível de compreensão, ou seja, dividi-las em três grupos: fácil, médio e difícil. Lembre-se que o Enem cobre as seguintes matérias:


1. Artes
3. Física
7. Língua Estrangeira (espanhol ou inglês)
11. Química 
12. Redação


É importante ter em mente que, faltando tão pouco tempo, dedicar-se às disciplinas consideradas difíceis será contraproducente, uma vez que você gastará muito tempo tentando compreender as matérias, mas absorvendo pouco. Embora você não deva deixá-las de lado, o recomendado é organizar seu tempo para não perder o foco nos conteúdos fáceis e médios. Feito isso, é hora de organizar o seu calendário. Estude diariamente por cerca de três horas e depois se permita descansar, porque passar o dia inteiro em frente a livros e cadernos sem relaxar um pouco não te levará a nada.


Tenha essa rotina durante os meses de agosto e setembro, contemplando não somente a compreensão dos conteúdos, mas também a evolução da sua habilidade de interpretação de textos longos, mapas, gráficos e charges. Aproveite esse tempo para fazer ao menos um simulado a cada duas semanas. Dessa forma, você perceberá quais conteúdos merecem mais atenção e começa também a praticar a sua velocidade de resposta. Resolvendo as provas anteriores com essa frequência, você verá sua evolução ao longo das semanas e, aos poucos, ganhará confiança.

A um mês da prova, não adianta tentar guardar mais informações. Esse é o momento para rever o que já foi estudado, dando aquela última olhada nos cadernos, sistematizando dicas e decorando as fórmulas. Não se desespere se você perceber que faltou alguma coisa. Embora você possa tentar aprender, confie também nos seus estudos.

Faltando poucos dias para o Enem, aproveite para relaxar. Saia com seus amigos, vá ao cinema, pratique esportes e durma muito bem. Garanta que você estará inteiro para dar conta das 180 questões e da redação dos dias 08 e 09 de novembro. Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário