terça-feira, 16 de setembro de 2014

Cinco eventos históricos importantes que também aconteceram em 11 de setembro


Em 11 de setembro de 2001 o mundo parou para acompanhar os atentados terroristas ao World Trade Center, em Nova York, nos Estados Unidos. Além dos aviões atirados contra as torres, outro avião foi jogado contra o Pentágono, em Washington, e uma quarta aeronave caiu na Pensilvânia. O saldo foi de cerca de 3 mil mortos.

Todo mundo tem uma história para contar de onde estava no momento em que recebeu a notícia, há 13 anos, porque foi bem chocante. Eu estava na sala de aula e minha professora comentou algo do tipo: “Começou a Terceira Guerra Mundial”. Claro, eu era criança e não entendi nada na hora.
Além desse atentado, outros fatos importantes aconteceram na data e acabaram “ofuscados” pelo 11 de setembro americano. Mas nada deve ser esquecido quando o assunto é História. Um desses acontecimentos teve como resultado a ditadura no Chile, comandada por Augusto Pinochet, que deixou mais de 3 mil mortos ou desaparecidos. Veja abaixo:
1 – Golpe no Chile
Em 1973, presidente Allende se mata na sede do governo. O governo de Salvador Allende, primeiro presidente socialista chileno eleito por voto popular, em 1970, terminou antes do previsto. Em 11 de setembro de 1973, sob o comando do general Augusto Pinochet, tanques e aviões cercaram o palácio de La Moneda, sede do governo, em Santiago, e abriram fogo para consumar o golpe de Estado apoiado pelo serviço secreto norte-americano. Allende teve tempo de fazer um último discurso, por telefone, antes de se matar com um fuzil AK-47 que ganhara de Fidel Castro.

Allende_supporters
2 – Guerra na Alemanha nazista
Em 1944, 11 mil civis foram mortos em Darmstadt. Uma das primeiras ações das tropas aliadas contra a Alemanha nazista, durante a Segunda Guerra Mundial, ocorreu entre 11 e 12 de setembro. Na cidade alemã de Darmstadt, a data é lembrada até hoje com pesar – os aviões da RAF (Real Força Aérea) britânica bombardearam o local em 1944 e deixaram como resultado 11,5 mil mortos e 66 mil desabrigados. Além disso, o ataque aéreo provocou quase a destruição total do centro antigo e transformou mais de 70% das construções da cidade em pó.

3 – Atentado na Itália
O italiano Benito Mussolini sofreu um atentado em 1926. O anarquista Gino Lucetti tentou assassinar Benito Mussolini enquanto este passava de carro pelas ruas de Roma, na Itália, em 11 de setembro de 1926. Lucetti atirou uma bomba contra o carro de Mussolini, mas ela acabou ferindo oito pessoas e o ditador saiu ileso. Mussolini sofreu três atentados em 1926, mas sobreviveu a todos. Acabou morto em 28 de abril de 1945, fuzilado pela resistência italiana após a Segunda Guerra.

Bundesarchiv_Bild_102-09844,_Mussolini_in_Mailand
4 – Terremoto na Guatemala em 1541
Estabelecida pelos espanhóis no vale de Almolonga, na América Central, em 1527, a Cidade da Guatemala foi completamente destruída por um terremoto, seguido de uma inundação, em 11 de setembro de 1541. Depois da tragédia, a capital da atual Guatemala foi transferida para o vale Panchoy, perto de Almolonga, e abrigou a realeza da época até ser destruída em 1773 por… outro terremoto. Hoje, no lugar da cidade atingida pelo abalo de 1541, repousa a Ciudad Vieja (cidade velha).

5 – Carandiru abre as portas em 1956
Casa de Detenção de São Paulo, popularmente conhecida como Carandiru, foi inaugurada pelo prefeito Jânio Quadros em 11 de setembro de 1956. Projetada para abrigar presos à espera de julgamento, comportava 3250 pessoas. Já chegou a abrigar mais de oito mil presos, sendo considerado à época o maior presídio da América Latina. Foi desativado e parcialmente demolido em 2002. Em 1992, foi palco de um dos piores massacres prisionais já ocorrido na História, com a morte de 111 detentos.

GUIA DO ESTUDANTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário