sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Química Integral - Módulo 03 - Matrículas Abertas no BioS Petrolina - 87 3861 7605!!!

O que todos esses alunos tem em comum???






Todos estudaram no Química Integral em 2013
Todos foram alunos do Prof. Juan Bandeira em 2013
Todos foram APROVADOS no Vestibular 
Todos estão na UNIVERSIDADE em 2014

Definitivamente:
"Química não se decora,Química se aprende"

Módulo 03 
Matrículas Abertas no BioS Petrolina
AV. PERNAMBUCO, 146 – JARDIM PAULO AFONSO

87 3861-7605 | OI 8835-5335 | TIM 9617-8141

Transformações químicas - Manual do Mundo

Física: vergência pode ser cobrada no Enem. Veja como


Confira a resolução do problema mais difícil de física para os usuários do Geek Games

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Apenas decorar as fórmulas de física não quer dizer que você acertará a resolução das questões
As disciplinas exatas geralmente causam dor de cabeça para os estudantes do Ensino Médio que se preparam para os vestibulares deste semestre. Os usuários do Geekie Games, focados no Enem, resolveram um simulado preparatório para o exame e encontraram dificuldade quando o tópico abordado foi vergência. Se você não sabe como resolver uma questão sobre este tema, não se preocupe: o professor de física Júlio Borella, do Colégio Bandeirantes, de São Paulo, te ajuda a resolvê-la. Confira a seguir:









Antes de efetuar qualquer cálculo, o docente faz duas observações essenciais para a resolução do problema:


1 – “Quando se fala em V = 1/f é importante o aluno lembrar que o “f” é positivo para lente convergentenegativo para lente divergente. Sendo assim, a distância focal neste caso é negativa”.


2 – “Outro ponto que o estudante deve se lembrar é que o “f” deve ser calculado em metros, conforme preconiza o sistema internacional de unidade”. Com essas informações em mente, o estudante deveria primeiro dividir 50 por 100 para converter os centímetros em metros. Feito isso, o próximo passo era aplicar a fórmula, ou seja, substituir “f” por -0,5 já que a distância focal é negativa. Por fim, era só efetuar a divisão, que resultaria em -2,00 di.


O professor Júlio explica que os alunos podem ter encontrado dificuldades nessa questão, porque as alternativas de fato avaliam os conhecimentos do aluno: “caso o aluno faça o cálculo em cm sem colocar negativo, chega-se à alternativa C. Se calcular em cm com o sinal negativo, chega-se à alternativa B. Se converter para metros, mas esquecer do sinal, o aluno chega à alternativa E. A alternativa D, por fim, está ligada a competência de fazer contas”.

Portanto, apenas decorar as fórmulas de física não quer dizer que você acertará a resolução das questões. Você precisa entender os conceitos por detrás dos números e das variáveis. Por isso, mais do que memorizar, não se esqueça de estudar.



Química: questão difícil em simulado do Enem é comentada


Descubra em quais questões os alunos tiveram mais dificuldade nesse simulado e estude-as a partir da análise de um professor

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Segundo o professor José, “o aluno poderia ignorar a figura e o texto introdutório e ficar atento apenas às reações fornecidas”
O Geekie Games disponibilizou em sua plataforma simulados para que seus usuários praticassem para o Enem deste ano, que ocorre nos dias 08 e 09 de novembro. AUniversia Brasil teve acesso às questões nas quais os estudantes tiveram mais dificuldade e, para ajudá-lo nos estudos, apresenta agora a resolução destas a partir da análise de professores do Colégio Bandeirantes, de São Paulo.



Confira abaixo a resolução de três questões de Química na voz do Coordenador de Química do Colégio Bandeirantes, Prof. José Ricardo Lemes de Almeida:




Segundo o professor José, “o aluno poderia ignorar a figura e o texto introdutório e ficar atento apenas às reações fornecidas, uma vez que a questão se distancia do tema “bafômetro” apresentado inicialmente”.


Eletrodo A: CH3CH2OH(g) → CH3CHO(g) + 2H+(aq) + 2e-


Eletrodo B: ½ O2(g) + 2H+(aq) + 2e- → H2O(l)


Observando as duas reações, percebe-se que o fluxo de elétrons parte do eletrodo A rumo ao eletrodo B:


Na reação do eletrodo A, perceba que há uma perda de elétrons, caracterizando então uma oxidação. Dessa maneira, este eletrodo só poderia ser o ânodo, isto é, o pólo negativo da pilha, enquanto o etanol (CH3CH2OH) é o agente redutor.


A reação seguinte, por sua vez, é uma redução, afinal há adição de elétrons. Portanto, o eletrodo B só pode ser o cátodo, devido a sua carga positiva, e o oxigênio (½ O2), o agente oxidante.


Dessa maneira, a única resposta que descreve esta situação é a opção C



Português: conheça as questões mais difíceis em simulado do Enem


Se você tem problemas para interpretar textos, saiba que não está sozinho. Veja como resolver as questões deste tema segundo a análise de uma professora

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Esta questão acima, segundo a professora Suzana, exigia que o aluno fizesse uma análise minuciosa das alternativas
O Enem é um exame conhecido por cobrar interpretação de textos, sejam eles literários, charges, cartazes publicitários, letras de músicas e até histórias em quadrinho. Não apenas este tema preocupa os estudantes, como ele foi considerado um dos mais difíceis no primeiro simulado realizado pela plataforma Geekie Games.




Confira a seguir como resolver duas questões relacionadas à interpretação de texto com a ajuda da professora Suzana Vaz Húngaro, coordenadora de Português do Colégio Bandeirantes, de São Paulo:




 


Esta questão acima, segundo a professora Suzana, exigia que o aluno fizesse uma análise minuciosa das alternativas verificando se os recursos nela descritos de fato estavam presentes no excerto proposto pela questão.

A alternativa correta, isto é, a letra C, é a única que é coerente com o estilo do Graciliano Ramos, uma vez que é um traço típico do autor o uso de poucas palavras. “Quando se fala em ‘sobriedade lexical’, fala-se em economia de palavras, ou seja, o Graciliano Ramos não era uma pessoa eloqüente, que se valia de figuras de linguagem ou de muitas palavras para descrever algo”, explica Suzana.


Essa característica fica visível neste trecho, sobretudo na descrição do cenário no qual as personagens estão inseridas, afinal o autor economiza nos adjetivos, limitando-se a dizer “planície avermelhada” e “rio seco”, por exemplo. Perceba, inclusive, que os períodos são curtos e os vocábulos são denotativos e diretos.


Além disso, fica evidente na questão que o autor narra os fatos exatamente na sequência que eles aconteceram. “A pessoa que fez esse teste, provavelmente, pensou em mostrar como nesse fragmento e nas obras do Graciliano Ramos não há nenhuma interferência do narrador ou digressão”, explica a professora, que ainda acrescenta: “Ao não se posicionar, fica evidente um distanciamento dele em relação aos fatos narrados”.


Você escolheu outra alternativa e não sabe porque errou? Não se preocupe! Confira os motivos que excluíam as demais opções e entenda o seu deslize.


Alternativa A

A primeira opção de resposta afirma que Graciliano descreve uma paisagem pitoresca, isto é, graciosa. Suzana destaca que o autor faz exatamente o oposto: “o que se ressalta aí são os aspectos desfavoráveis, pouco acolhedores da natureza”. Isto é visível em trechos como ‘haviam repousado bastante na areia do rio seco’ ou ‘A folhagem dos juazeiros apareceu longe, através dos galhos pelados da caatinga rala’. Portanto, essa não poderia ser a afirmativa correta.

Alternativa B

A letra B sugere que o autor fez uma descrição física dos personagens, o que não é verdade. “Ele faz uma descrição das paisagens e das ações das personagens, mas as personagens em si não são caracterizadas fisicamente”, assegura a professora.

Alternativa D

A justificativa para que esta não seja a alternativa correta vai de encontro à alternativa B, afinal não se pode afirmar que as personagens apresentam um aspecto degradado se não a descrição física delas. Suzana ainda enfatiza que as personagens, neste trecho e em toda a obra, não são caricaturadas, evidenciando o motivo para a letra D estar errada.

Alternativa E

“O cenário, isto é, o espaço sertanejo é caracterizado de forma denotativa, não é poetizado, não é metaforizado”, evidencia a docente. Desse modo, a alternativa E não pode ser a resposta para esta questão.


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Vem ai o Módulo mais importante do Química Integral para o ENEM/UPE/UNEB e demais Vestibulares - Matrículas Abertas no BioS Petrolina - 87 3861 7605!!!

“Somos todos macacos” pode ser usado como argumento na redação do Enem?


Veja quais cuidados você deve tomar caso queira usar este exemplo na sua argumentação

Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
O aluno pode sim usar esse exemplo na sua argumentação, desde que não fique no senso comum
Durante um jogo do Barcelona, enquantoDaniel Alves se preparava para cobrar um escanteio, um torcedor do Villarreal, da Espanha, atirou uma banana em campo como uma maneira de ofender o jogador brasileiro. Em sinal de protesto, o lateral direito descascou a fruta e a comeu ali mesmo, em pleno jogo do campeonato espanhol.


Neymar, companheiro de time e amigo de Daniel Alves, lançou, em tom de ironia, a hashtag “Somos todos macacos” numa rede social como sinal de apoio ao colega e de protesto contra o preconceito racial que os jogadores negros têm sofrido nos campeonatos de futebol ao redor do mundo. Descobriu-se, pouco depois, que essa era uma ação publicitária do atacante brasileiro e da agência Loducca, que se aproveitaram da atitude do jogador do Barcelona para lançar a campanha.

Ação de marketing ou não, “Somos todos macacos” foi um dos assuntos mais comentados no primeiro semestre deste ano, tendo inclusive o apoio de muitas personalidades, que postaram fotos comendo bananas. Além disso, instalou-se um severo debate quanto à questão do racismo no esporte, afinal a campanha não apenas teve diferentes interpretações, como este tópico é discutido no Brasil há muito tempo.


Tendo em vista a repercussão destes fatos, o racismo pode ser um dos temas da redação do Enem, segundo a professora Andrea Lanzara do Cursinho da Poli, de São Paulo. E o aluno pode sim usar esse exemplo na sua argumentação, mas a professora alerta: “ele tem que se desviar do senso comum. Ele não pode ficar só em cima dessa questão do ‘somos todos macacos’. O aluno tem que aprofundar suas reflexões, falando também sobre o passado e sobre como está no presente”, explica. Portanto, seria um equívoco usar a hashtag como o argumento central da sua tese. O que você pode fazer é usá-la como pontapé inicial para discutir o racismo.


Entretanto, sabendo que o Enem anula todas as redações que desrespeitem os direitos humanos e que existem várias interpretações quanto ao “somos todos macacos”, será que vale a pena mesmo usar esse exemplo? Para a professora, tudo depende de como o estudante argumentar. “Tentar defender a escravidão a partir disso é impossível”, exemplifica Andrea.


A melhor maneira de contextualizar esse exemplo é “pensar essa questão racial pela história e pela sociologia”, explica a professora Andrea. Por isso, antes de citar essa campanha na sua redação, tenha certeza que você consegue inseri-lo num plano de fundo histórico ou sociológico para que sua discussão não fique superficial.


Saiba mais

Ainda não se sente preparado o suficiente para a redação? Não se preocupe. A Universia Brasil reuniu 17 temas que podem ser cobrados no Enem deste ano. Confira! 



Guia prático de História do Brasil para o Enem: República (a partir de 1964)


Veja o infográfico com o guia prático de História do Brasil para o Enem 2014. Confira o as principais informações sobre o período do Brasil República


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro
História do Brasil é um dos temas que mais caem no Enem. Preparamos um infográfico com as principais informações sobre o período da República no Brasil. Estude e aumente suas chances de gabaritar história no Enem 2014. A seguir o infográfico com a segunda parte do período da República no Brasil:






Guia prático de História do Brasil para o Enem: República (1889-1963)

Já são + de 250.000 acessos ao http://cursoquimicaintegral.blogspot.com.br/ ... OBRIGADO!!!


O blog do Química Integral alcançou a marca de + de 250.000 acessos ...OBRIGADO.... agradecemos sua preferência e audiência ao Portal de Noticias de Vestibulares da Região do Vale do São Francisco.O  Objetivo de criar uma espaço virtual de educação,noticias  e informações sobre Vestibulares, é algo que nos deixa extremamente satisfeitos. A você, internauta frequentador, o nosso muito obrigado, é a frequência diária de todos vocês que nos estimula a manter o nosso blog sempre atualizado para auxiliá- los na árdua caminhada rumo ao sonho universitário:passar no vestibular no curso de sua escolha!!!

OBRIGADO!!!


Prof. Juan Bandeira

Q.I. Produções.

3ª chamada do ProSel 2014/2 da UEFS já pode ser conferida

Registro acadêmico acontece nesta sexta-feira, das 9h às 17h, no campus sede.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) liberou ontem, 25 de agosto, a terceira chamada do Processo Seletivo (ProSel) 2014/2. A segunda saiu na última semana, dia 18, e o resultado foi publicado em 31 de julho.
Foram recebidas 9.848 inscrições para as 920 vagas disponibilizadas, sendo metade para o sistema de cotas. Outros 50 postos, dois em cada um dos 25 cursos, foram para membros de comunidades indígenas e quilombolas.
Sexta-feira, 29 de agosto, as matrículas serão recebidas, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h, no Auditório III do Módulo IV do campus sede, de acordo com este escalonamento. Para o registro acadêmico é preciso portar uma foto 3x4 e a cópia autenticada, com o original, dos documentos:

- Certificado de Conclusão do Curso de Ensino Médio;
- Histórico Escolar do Curso de Ensino Médio;
- Identidade e CPF;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;
- Prova de quitação com o Serviço Militar.

Não foi informado quando haverá uma nova convocação. Mais detalhes podem ser obtidos no Edital ou por meio dos telefones (75) 3161-8224 /8030.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

Lista preliminar de isentos do ProSel 2015/1 da UEFS é publicada

São 3.500 pré-classificados que devem entregar a documentação na próxima semana.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), na Bahia, disponibilizou nesta terça-feira, 26 de agosto, o resultado parcial dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo (ProSel) 2015/1, recebidos entre os dias 12 e 22.
Todos precisam entregar os documentos citados no item 8 deste Edital na próxima semana, entre 1º e 5 de setembro, das 8h às 17h, no hall do Prédio da Reitoria. Também é possível enviá-los pelos Correios através do endereço:

UEFS – Coordenação de Seleção e Admissão – CSA
Isenção ProSel 2015.1
Av. Transnordestina, s/n – Novo Horizonte
Feira de Santana/BA
CEP: 44036-900

Estudantes que concluíram ou estejam terminando todo o Ensino Médio na rede pública, não tenham diploma e nem matrícula do Ensino Superior puderam requisitar o benefício. As notas de Português e Matemática também serão critério de seleção. São 3.500 nomes nesta lista provisória.
Servidores da Uefs e das outras universidades estaduais da Bahia tem a isenção garantida, bem como seus dependentes diretos. A oferta é de três mil benefícios, sendo que os funcionários e seus dependentes não são contabilizados. O resultado final será publicado até 23 de setembro.
Já as inscrições serão recebdias entre 24 de setembro e 14 de outubro. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio dos telefones (75) 3161-8224 /8030 ou através do e-mail vestibular.uefs@gmail.com.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

Fies ganha crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões



O governo federal abriu crédito extraordinário de R$ 5,4 bilhões para o Programa de Concessão de Financiamento Estudantil (Fies). A decisão está na Medida Provisória nº 655, publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (26). 
O ato é assinado pela presidente Dilma Rousseff e pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Guia prático de História do Brasil para o Enem: República (1889-1963)

Estude para o Enem 2014 com um guia prático de História do Brasil. Confira o infográfico com as principais informações sobre o período do Brasil República



Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro
História do Brasil é um dos temas que mais caem no Enem. Para ajudar os candidatos da edição 2014 do exame, preparamos um infográfico com as principais informações sobre o período da República no Brasil. Estude e aumente suas chances de gabaritar história no Enem 2014. A seguir o infográfico com a primeira parte do período da República no Brasil:






Guia prático de História do Brasil para o Enem: República (1889-1963)

Guia prático de História do Brasil para o Enem: Império (1822 a 1889)


Mapeamento da Universia Brasil descobriu que História do Brasil é um dos temas que mais caem no Enem. Confira o infográfico com informações sobre o Império no Brasil


Fonte: Universia Brasil
Fonte: Universia Brasil
Provas do Enem 2014 acontecem nos dias 8 e 9 de novembro
O mapeamento realizado pela Universia Brasil mostrou que História do Brasil é um dos temas que mais caem no Enem: foram 12 questões nos últimos três anos. Por isso, elaboramos um guia prático sobre os diversos regimes e períodos do País para ajudar você a estudar para o exame. A seguir, confira o infográfico com as principais informações sobre o período do Império no Brasil:







Guia prático de História do Brasil para o Enem: Império (1822 a 1889)

domingo, 24 de agosto de 2014

Vem ai o Módulo mais importante do Química Integral para o ENEM/UPE/UNEB e demais Vestibulares - Matrículas Abertas no BioS Petrolina - 87 3861 7605!!!

O que todos esses alunos tem em comum???






Todos estudaram no Química Integral em 2013
Todos foram alunos do Prof. Juan Bandeira em 2013
Todos foram APROVADOS no Vestibular 
Todos estão na UNIVERSIDADE em 2014

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Gabarito de Propriedades Coligativas


Gabarito de Propriedades Coligativas



Exercícios de Sala - Pág.: 31

  1. VFFFV
  2. D
  3. D
  4. 5
  5. B
  6. A
  7. A
  8.  
  9. D
  10. D
  11. FFVFV
  12. E
  13. A
  14. A
  15. FFVFV
  16. C
  17. B
  18. A
  19. A
  20. E

Exercícios de Aprofundamento – Pág.: 35

1.     A
2.     E
3.     FFVFV
4.     D
5.     D
6.     D
7.     A
8.     VVVF
9.     FFVFF
10.  F
11.  VFVVF
12.  E
13.  D
14.  A
15.  C
16.  D
17.  VFFVV
18.  A
19.  VFVFV
20.  FVFFV
21.  E
22.  E
23.  D
24.  VFVFF
25.  B
26.  FVVFF
27.  VFFVF
28.  E
29.  E
30.  E
31.  A
32.  FFVFF
33.  VVVF
34.  VVFV
35.  FVVV

36.  VFFVV