sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

Curso Química Integral - Módulo 01 - Matrículas Abertas no Bios Petrolina - 87 3861 7605


UESB divulga 3ª chamada no Vestibular e SiSU 2015.1 - sejabixo! - 27/02/15

Se você tentou uma vaga na Uesb pelo Vestibular ou pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e ainda não foi convocado, é hora de conferir a terceira chamada. NoEdital 034/15, é possível ter acesso aos novos aprovados pelo SiSU, enquanto no Edital 035/15, estão listados o nome dos novos selecionados pelo Vestibular.

Todos os aprovados devem realizar sua matrícula no período de 2 a 5 de março, das 8h30 às 11h30 ou das 14h30 às 17h30, na Secretaria de Cursos do campus em que foi aprovado. Os documentos necessários podem ser conferidos nos respectivos editais citados. 

Em caso de dúvidas, entre em contato com o setor responsável pela matrícula no (77) 3261-8612, em Itapetinga; (73) 3528-9654, em Jequié; e (77) 3424-8654, em Vitória da Conquista.

UERN publica edital da 3ª chamada e orienta para inscrição em lista de interesse por vaga SiSU - sejabixo! - 26/02/15

A UERN - Universidade Estadual do Rio Grande do Norte publicou na noite desta quarta-feira (25), a relação de candidatos classificados em terceira chamada para inscrição em lista de interesse por vaga ofertada pelo Sistema de Seleção Unificada (SISU).

A inscrição em lista de interesse por vaga deve ser feita única e exclusivamente no dia 03 de março de 2015, das 09h às 23h59, através de formulário online (DECLARAÇÃO DE INTERESSE POR VAGA) acessando o site da COMPERVE (www.uern.br/comperve).

A lista com os convocados para as vagas remanescentes será divulgada no dia 4 de março de 2015, a partir das 14h.

A matrícula institucional dos convocados em terceira chamada será realizada no dia 6 de março de 2015, na secretaria da Unidade Universitária/Faculdade do curso para o qual o candidato está sendo convocado.

JUNTA MULTIPROFISSIONAL - O candidato convocado na cota destinada à pessoa com deficiência, deverá ser previamente submetido à avaliação da junta multiprofissional da UERN, devendo apresentar-se no dia 05/03/2015, das 08h às 10h do dia 05 de março, no prédio da Faculdade de Ciências da Saúde - FACS/UERN. Para comprovação da deficiência, o candidato deverá apresentar Laudo médico atestando a espécie e o grau ou nível da deficiência, com expressa referência ao código correspondente da Classificação Internacional de Doença - CID fornecido por profissional cadastrado pelo Sistema Único de Saúde - SUS. O Laudo médico terá sua validade máxima de três meses, a contar da data de realização das matrículas no curso.

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Fies começou a receber novos contratos a partir desta segunda-feira (23)


Inscrições podem ser feitas até 30 de abril

da redação | 23/02/2015 11h 53
O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta segunda-feira (23), as inscrições para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2015. As inscrições poderão ser feitas, pela internet, até 30 de abril.
site já está disponível para novos contratos. Devido a grande quantidade de acessos, apresenta um pouco de instabilidade. Testado pelo GUIA no começo da tarde desta segunda, a página demorou para carregar, mas abriu após alguns minutos.

A portaria que dispõe sobre o prazo de inscrição está publicada na edição de hoje (23) do Diário Oficial da União. Define também que serão observados os indicadores de qualidade de instituições de ensino superior para a concessão do financiamento.

Segundo o MEC, os estudantes que fizerem a adesão até 29 de março não estarão sujeitos às mudanças feitas por meio de portaria no final do ano passado. Aqueles que aderirem a partir do dia 30 março deverão ter obtido média de pelo menos 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e não ter tirado zero na redação.

Um guia divulgado pelo MEC informa que para se inscrever o estudante deverá acessar o sistema informatizado (SisFies) e inserir os dados solicitados. Após prestar essas informações, receberá mensagem no endereço eletrônico informado para a validação do cadastro. A partir daí, o estudante acessará o SisFies e fará sua inscrição informando os dados pessoais, do curso e instituição e as informações sobre o financiamento solicitado.

Após concluir a inscrição, o estudante deverá validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), na instituição de ensino, em até dez dias, contados a partir do dia posterior ao da conclusão da inscrição. Depois da validação das informações, o estudante deverá comparecer a um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, para formalizar a contratação do financiamento.

Mudanças no Fies

No ano passado, o ministério alterou as regras para concessão de novos contratos do Fies. O estudante terá que obter um resultado mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para conseguir o financiamento. Essa regra passará a valer para contratos firmados após 29 de março.

A portaria de dezembro também proíbe o uso simultâneo de recursos do Fies e do Programa Universidade para Todos (ProUni) para cursos diferentes. Um estudante só poderá usar os dois programas quando tiver bolsa parcial do ProUni e o complemento do Fies for para o mesmo curso e na mesma instituição de ensino superior.
Desde o final de janeiro, o sistema está aberto para renovação de contratos. O MEC decidiu reavaliar o índice de reajuste das mensalidades e anunciou que os contratos que estavam travados vão poder ser corrigidos em até 6,4% pelas universidades.
A partir de agora, o governo reembolsará oito parcelas das mensalidades por ano para as instituições. Até então, as faculdades recebiam 12 parcelas anuais. As demais quatro mensalidades serão pagas somente após a formatura do estudante.
*Com informações da Agência Brasil

UERJ divulga calendário preliminar do Vestibular Estadual 2016 - sejabixo! - 24/02/15

O Departamento de Seleção Acadêmica divulga o calendário preliminar do Vestibular Estadual 2016.

1º EXAME DE QUALIFICAÇÃO
- Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição: 11 a 13/03/2015
- Procedimentos de inscrição: 08/04 a 05/05/2015
- Aplicação da prova: 14/06/2015

2º EXAME DE QUALIFICAÇÃO
- Solicitação de isenção do pagamento da taxa de inscrição: 27 a 29/05/2015
- Procedimentos de inscrição: 06/07 a 04/08/2015
- Aplicação da prova: 13/09/2015

EXAME DISCURSIVO
- Procedimentos de inscrição: 22/09 a 08/10/2015
- Aplicação da prova: 29/11/2015

O calendário na íntegra será divulgado na publicação do Edital de cada fase do Vestibular Estadual 2016.

Mais informações: www.vestibular.uerj.br
UERJ divulga calendário preliminar do Vestibular Estadual 2016 - sejabixo! - 24/02/15

terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Uneb publica 2ª chamada do Vestibular 2015

Os convocados são para os cursos presenciais e devem se matricular nos dias 26 e 27 de fevereiro

Está disponível para consulta a 2ª chamada do Vestibular 2015 para os cursos presenciais da Universidade do Estado da Bahia (Uneb). As matrículas devem ser feitas nos dias 26 e 27 de fevereiro, 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h, na Coordenação Acadêmica do Departamento dos curso escolhido. A data da próxima convocação não foi divulgada. 

Os aprovados devem apresentar, no ato da matrícula, duas fotos 3x4 recentes, acompanhadas dos originais e cópias do seguintes documentos:
- Certificado de Conclusão do Ensino Médio ou Certificação do ENEM ou equivalente;
- Histórico Escolar do Ensino Médio, ou equivalente;
- Carteira de Identidade; 
- CPF; 
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição, para maiores de 18 anos;
- Certidão de Nascimento ou Casamento;
- Procuração (quando por terceiros); 
- Carteira de Reservista para maiores de 18 anos do sexo masculino.

Cotistas devem apresentar, ainda, outros documentos especificados no Edital de Matrícula
A segunda chamada para os cursos de Ensino à Distância (EaD) será publicada em breve, de acordo com a instituição. O registro acadêmico da modalidade está previsto para os dias 2 e 3 de março. 
A seleção
O Vestibular foi realizada nos dias 14 e 15 de dezembro. No primeiro, os candidatos fizeram uma redação e 45 questões objetivas sobre Português e Literatura, Língua Estrangeira e Ciências Humanas (História, Atualidades e Geografia). No segundo, eles responderam 40 perguntas de Matemática e Ciências da Natureza (Física, Química e Biologia).
Nesta edição, foram ofertadas 3.647 vagas em 24 municípios, divididas em cursos presenciais e a distância, das quais 1.170 são reservadas para negros e 127 para indígenas. Outras 1.893 se destinam ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Mais informações no Edital, por meio do telefone 0800-071-300 ou através do e-mail vestibular@listas.uneb.br.
Por Lorraine Vilela
Vestibular Brasil Escola

Por falta de pagamento, organizadora suspende o resultado do Vestibular 2015 da Uneal

A quitação da dívida depende da aprovação do orçamento do Estado de Alagoas pela Assembleia Legislativa.

Estava prevista para a última sexta-feira, 20 de fevereiro, a divulgação do resultado final do Vestibular 2015 da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). Diante da impossibilidade de dar seguimento ao processo seletivo, a Uneal publicouuma nota em seu site informando que o resultado ainda não foi publicado por falta de pagamento à empresa responsável pela realização do vestibular, a AOCP – Assessoria em Organização de Concursos Públicos LTDA.
Segunda a nota da própria Uneal os honorários referente às despesas da seletiva ainda não foram pagos porque o orçamento previsto para o Governo do Estado de Alagoas em 2015 ainda não foi aprovado pela Assembleia Legislativa. Diante disso, a universidade informou também que em breve deve divulgar um novo calendário acadêmico para os calouros, constando uma nova data para a divulgação do resultado final.
Por Rafael Batista
Vestibular brasil Escola

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Fies abre inscrições para novos contratos nesta segunda-feira (23)

Prazo se encerra em 30 de abril. Cadastro deve ser feitos no SisFies e validado nas universidades

O Ministério da Educação (MEC) reabre nesta segunda-feira, 23 de fevereiro, o sistema para novos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), após fechamento no começo de 2015, para adequação às novas normas do programa. Os estudantes podem ser inscrever até o dia 30 de abril. 
Para se inscrever, o estudante deve acessar o SisFies e cadastrar seu login e senha de acesso ao portal. Após a validação do cadastro, a inscrição deverá ser feita a partir do preenchimento de dados pessoais, curso e instituição de ensino e, ainda, informações sobre o financiamento pretendido. 
Após a inscrição pelo SisFies, o aluno deve validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino, em até dez dias. Depois da validação, o estudante tem que procurar um agente financeiro do Fies em até dez dias, contados a partir do terceiro dia útil subsequente à data da confirmação, para formalizar o contrato do financiamento.
Durante a inscrição pelo portal do Fies, o estudante deve escolher a instituição bancária e agência. Segundo o MEC, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil são os agentes financeiros do programa. 
De acordo com o MEC, os estudantes que aderirem ao Fies até o dia 29 de março não estarão sujeitos às mudanças instituídas pelas portarias normativas nº 21 e 23. A partir de 30 seguinte, será cobrada a média mínima de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir da edição de 2010, e não ter zerado Redação. 
Mudanças no Fies
O programa que oferece a cobertura da mensalidade a juros de 3,4% ao ano, cujo valor o estudante só começa a quitar 18 meses depois de formado, tem recebido críticas e causado polêmica entre as instituições de ensino, desde o final de 2014.
As Portarias Normativas nº 21 e 23, editadas pelo MEC, estabelecem mudanças para a concessão do Fies, entre as quais estão a obrigatoriedade de pontuação mínima de 450 no Enem como pré-requisito, já que antes bastava apenas ter feito o exame. Outra alteração foi a impossibilidade de acumular a bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) com o financiamento em cursos diferentes. No entanto, a complementação de benefícios parciais na mesma graduação e instituição continua sendo permitida.
A polêmica foi gerada pela possível redução de aproximadamente 20% de contratos, segundo estimativas de instituições de ensino do setor privado, devido as novas exigências feitas pelo MEC. 
Outra mudança atua sobre a forma como as instituições recebem o valor financiado. Os CFT-E – títulos do Tesouro, por meio dos quais são recebidos os créditos do Fies – passam a ser emitidos em oito vezes para universidades com número igual ou superior a 20 mil matrículas do Fies, além da redução do número de recompras no ano. Anteriormente, a emissão era feita por mês.
Segundo informações da Câmara dos Deputados, para 2015, serão destinados R$ 12,389 bilhões ao Fies, superando os R$ 12,049 bilhões de 2014, contra os R$ 813 milhões pagos na reformulação do programa, em 2010.
Desde 2010, o Fies acumula 1,9 milhão de contratos e abrange mais de 1,6 mil instituições de ensino em todo o país. Em 2015, pela primeira vez na história do programa, a adesão tem uma data limite, já que nos anos anteriores a solicitação podia ser feita a qualquer momento. 
Mais informações pelos portais do MEC, do FIES ou pelo telefone 0800-616161.
Por Lorraine Vilela
Vestibular Brasil Escola

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Já são + de 320.000 acessos ao http://cursoquimicaintegral.blogspot.com.br/ ... OBRIGADO!!!


O blog do Química Integral alcançou a marca de + de 320.000 acessos ...OBRIGADO.... agradecemos sua preferência e audiência ao Portal de Noticias de Vestibulares da Região do Vale do São Francisco.O  Objetivo de criar uma espaço virtual de educação,noticias  e informações sobre Vestibulares, é algo que nos deixa extremamente satisfeitos. A você, internauta frequentador, o nosso muito obrigado, é a frequência diária de todos vocês que nos estimula a manter o nosso blog sempre atualizado para auxiliá- los na árdua caminhada rumo ao sonho universitário:passar no vestibular no curso de sua escolha!!!

OBRIGADO!!!


Prof. Juan Bandeira

Q.I. Produções.

Curso Química Integral - Módulo 01 - Matrículas Abertas no Bios Petrolina - 87 3861 7605


Curso Química Integral - Módulo 01 - Matrículas Abertas no Bios Petrolina - 87 3861 7605



Faculdade Ruy Barbosa recebe inscrições para o Processo Seletivo ENEM - sejabixo! - 22/02/15

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo ENEM da Faculdade Ruy Barbosa, de Salvador-BA.

As faculdades da DeVry Brasil aceitam candidatos que obtiveram pontuação igual ou superior a 500 pontos no ENEM, sem a necessidade de realizar a prova do vestibular.

Mais informações e inscrições: www.frb.edu.br

UFES realiza Processo Seletivo Extraordinário oferecendo 269 vagas em 11 cursos - sejabixo! - 20/02/15



A UFES - Universidade Federal do Espírito Santo informa que estão abertas as inscrições do Processo Seletivo Simplificado Extraordinário para preenchimento de vagas não ocupadas pelo Vestibular de 2015. O processo é destinado aos candidatos que concluíram o Ensino Médio ou equivalente, e utilizará as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014.

Estão sendo disponibilizadas 269 vagas distribuídas nos seguintes cursos: Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Nutrição e Zootecnia, no campus de Alegre; e Agronomia, Ciência Biológicas, Enfermagem, Farmácia, Matemática Industrial e Pedagogia, no campus de São Mateus.

A inscrição deverá ser efetuada exclusivamente pela internet no período de 19 a 25 de fevereiro de 2015. O candidato deverá acessar a página da Comissão Coordenadora do Vestibular (CCV) na internet (www.ccv.ufes.br/) e preencher o requerimento de inscrição até 23h59min do dia 25 de fevereiro de 2015.

No ato da inscrição, o candidato deverá optar por apenas um curso e uma das modalidades: optante ou não optante pela reserva de vagas.



UPE divulga resultados do SSA 1 e 2

Do NE10

Média geral é divulgada primeiro / Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Média geral é divulgada primeiro
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou, no fim da tarde desta sexta-feira (20), as notas dos candidatos do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 1 e 2. Resultado pode ser conferido no site www.processodeingresso.upe.gov.br.

De acordo com a comissão de vestibular da universidade, inicialmente serão divulgadas as médias gerais. A partir das 18h. No entanto, até as 19h as médias ainda não haviam sido divulgadas no site. Essa publicação permite que os candidatos possam conferir os resultados individuais, com a nota por disciplina.
Os estudantes que fizeram o SSA 1 e 2 não ocupam as vagas da UPE de imediato, as provas são etapas do processo de ingresso que só é concluído após a realização do SSA3.

Confira as médias gerais:


NE UOL

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Curso Química Integral - Módulo 01 - Matrículas Abertas no Bios Petrolina - 87 3861 7605


Veja calendário de divulgação da 2ª chamada do Sisu 2015 das universidades federais


Candidatos que demonstraram interesse por vaga na lista de espera começaram a ser convocados em 11 de fevereiro

*Atualizado em 19/02 às 15h09
Os candidatos que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2015 e que demonstraram interesse pela vaga por meio de lista de espera começaram a ser convocados na última quarta-feira (11). Do total de universidades federais, 15 já divulgaram os nomes dos chamados. O Ministério da Educação (MEC) informa que as próprias instituições farão as próximas convocações para preenchimento de vagas remanescentes, estabelecendo, assim, calendários individuais para cada uma delas.
Abaixo, é possível conferir informações que estão disponiveis nos sites de todas as unversidades federais que participaram do Sisu 2015 (não foram listados os institutos federais e as universidades estaduais). Parte dessas instituições estabelece a necessidade de o candidato também preencher uma outra lista de espera além do cadastro do MEC que esteve disponível até 6 de fevereiro. É preciso ficar atento para não perder as datas.
A recomendação que o MEC faz é que o estudante fique de olho nos sites das instituições para qualquer alteração de calendário para não ter o risco de perder a vaga. Em caso de dúvida, vale a pena entrar em contato por telefone com as universidades ou com a central do ministério, no número 0800-616161.
Foram ofertadas 205.514 vagas, em 5.631 cursos de 128 instituições públicas de educação superior.
 
Confira as datas previstas para a divulgação da 2ª chamada
- Universidade Federal do Ceará (UFC) - a partir de 12 de fevereiro

- Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) - a partir de 13 de fevereiro

- Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - 16 de fevereiro
- Universidade Federal do Paraná (UFPR) - 19 de fevereiro

- Universidade Federal do Tocantins (UFT) - 20 de fevereiro 

- Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) - a partir de 17 de fevereiro

- Universidade Federal de Alfenas (Unifal) - 19 de fevereiro 

- Universidade Federal da Bahia (UFBA) - 19 de fevereiro

- Universidade Federal de Roraima (UFRR) - 19 de fevereiro 

- Universidade Federal do Pará (UFPA) 19 de fevereiro

- Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) - 20 de fevereiro

- Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) - 20 de fevereiro

- Universidade Federal do Piauí (UFPI) - 20 de fevereiro

- Universidade Federal de Pelotas (UFPel) - a partir de 19 de fevereiro

- Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - 20 de fevereiro

- Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) - 21 de fevereiro

- Universidade Federal do Ceará (UFC) - a partir de 23 de fevereiro

- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) - 23 de fevereiro

- Universidade Federal do ABC (UFABC) - 23 de fevereiro

- Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) - 23 de fevereiro

- Universidade Federal do Maranhão (UFMA) - 24 de fevereiro

- Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) - 24 de fevereiro

- Universidade Federal de Uberlândia (UFU) - a partir de 24 de fevereiro

- Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - 11 de março


Já divulgaram a primeira chamada da lista de espera

- Universidade Federal da Paraíba (UFPB) - veja a lista 

- Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) - veja a lista 

- Unversidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) - veja a lista 

- Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - veja a lista 

- Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) - veja a lista 

- Universidade Federal do Rio Grande (Furg) - veja a lista 

- Universidade Federal de Itajubá (Unifei) - veja a lista 

- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - veja a lista

- Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) - veja a lista

- Universidade Federal Fluminense (UFF) - veja a lista

- Universidade de Brasília (UnB) - veja a lista

- Universidade Federal do Acre (UFAC) - veja a lista
- Universidade Federal do Amapá (Unifap) - veja a lista
- Universidade Federal de Viçosa (UFV) - veja a lista
- Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) -  veja a lista
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) - veja a lista
- Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) - veja a lista
- Universidade Federal de Lavras (UFLA) - veja a lista
- Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - veja a lista
- Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) - veja a lista
- Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) - veja a lista
- Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) - veja a lista
- Universidade Federal do Oeste da Bahia (Ufob) - veja a lista
- Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) - veja a lista
- Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila) - veja a lista
- Universidade Federal de Alagoas (Ufal) - veja a lista
- Universidade Federal de Sergipe (UFS) - veja a lista
- Universidade Federal de Goiás (UFG) - veja a lista
- Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) - veja a lista
-

Não divulgaram datas ainda (pesquisa feita em 12/fev)
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

- Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

- Universidade Federal do Cariri (UFCA)

GUIA DO ESTUDANTE