sexta-feira, 28 de agosto de 2015

BANCO DO BRASIL INÍCIO: 01/09/15

Novos cursos de medicina têm leitos abaixo do ideal, diz conselho federal

Da Folhapress
Em 18 municípios, ou 42% do total, também não há equipes de saúde da família em quantidade suficiente para acolher os alunos durante o aprendizado da atenção básica / Foto: Free Images
Em 18 municípios, ou 42% do total, também não há equipes de saúde da família em quantidade suficiente para acolher os alunos durante o aprendizado da atenção básica
Foto: Free Images
Cerca de 60% dos municípios que abriram novas escolas médicas desde 2013 têm menos leitos por aluno do que o recomendado, aponta levantamento divulgado nesta terça (25) pelo Conselho Federal de Medicina.
Dos 42 municípios que receberam essas escolas, segundo o estudo, 25 possuem menos de cinco leitos para cada aluno de medicina matriculado, conforme parâmetros do MEC (Ministério da Educação).
Em 18 municípios, ou 42% do total, também não há equipes de saúde da família em quantidade suficiente para acolher os alunos durante o aprendizado da atenção básica.
Portaria do MEC que regula a abertura destas escolas determina que haja, no máximo, três alunos para cada equipe. Em um dos casos analisados, no entanto, o número de alunos chega a 20 para cada uma das dez equipes cadastradas.

Neste caso, dos 42 municípios que receberam as novas escolas médicas, cinco ainda estão em regiões com menor oferta de leitos do que o exigido, ou menos de cinco leitos por aluno, segundo o CFM.
No fim de 2013, a pasta editou uma nova portaria que flexibiliza as regras e determina que, caso não haja estrutura suficiente no próprio município, as escolas poderiam utilizar leitos em cidades próximas, mas com base nos mesmos parâmetros.
Outros três também não cumprem o parâmetro necessário de equipes de saúde da família. Os dados são até junho deste ano. O estudo mapeou indicadores disponíveis nas bases de dados do Cnes (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde), do Ministério da Saúde, além do IBGE e MEC.
Para o presidente do CFM, Carlos Vital, a falta de infraestrutura próxima das escolas para a atuação prática dos alunos compromete o aprendizado. "O ideal é que, quanto mais próximo, melhor, porque o aluno vai ter deslocamentos diários mais fáceis. Em Goiás, há escolas com campos de prática a 400 km de distância", afirma.
Ele critica o que chama de uma sequência de flexibilizações das regras para a abertura de novos cursos de medicina. Além da portaria que prevê a possibilidade de utilizar estrutura de outros municípios, Vital faz ressalvas a uma nova portaria publicada pelo MEC neste ano que, embora inclua a análise do número de leitos entre os critérios a serem observados, não traz dados objetivos como referência.
AUMENTO DE ESCOLAS - O levantamento aponta ainda que, entre 2003 e 2015, o número de escolas médicas dobrou no país -passou de 126 para as atuais 257. Um número que pode aumentar nos próximos meses.
Em junho, o governo anunciou a abertura de novos cursos de medicina em instituições privadas de 36 municípios do interior do país. Um novo edital dos ministérios da Educação e Saúde para cursos em outros 22 municípios também está em andamento, o que pode elevar o número de escolas médicas para 315 nos próximos anos.
Segundo o levantamento, houve um aumento no número de escolas privadas de medicina desde 2003 -passaram de 64 para 154, um aumento de 140%. Já o número de escolas públicas foi de 62 para 103, ou 66%.
O estudo também traz dados sobre o perfil dos 257 cursos de medicina no Brasil, distribuídos em 157 cidades do país. Estados de São Paulo e Minas Gerais concentram um terço das instituições.
Entre as escolas, 60% são privadas, cujas mensalidades custam, em média, R$ 5.406. Em alguns casos, no entanto, o preço cobrado chega a R$ 11 mil.
EMBATE - O aumento de escolas médicas é motivo de embate entre o governo federal e entidades que representam a categoria -uma discussão que se agravou com o lançamento do programa Mais Médicos.
Em geral, o governo alega que há carência de médicos no país e dificuldade em atrair os profissionais para regiões mais distantes, daí a oferta e novas seleções para abertura de cursos no interior.
Já o CFM defende que não há falta de médicos e que o problema da distribuição destes profissionais pode ser resolvido com melhores condições de atuação, com aumento de infraestrutura das unidades de saúde e plano de carreira.
"Temos um número de vagas nos cursos de medicina mais do que suficiente para adequação da demanda assistencial no país. Nossa preocupação tem que ser voltada à qualidade da formação", afirma Vital.
MÉDICO NO SUS - Vital também faz ressalva à proposta em discussão pelo governo de aumentar a nota dos cursos de medicina que tiverem mais da metade dos professores com cinco anos de experiência no SUS. "É um critério que não é coerente com necessidades que estão além da experiência, como a pedagogia", diz.
Conforme a Folha de S.Paulo publicou nesta segunda (24), o governo estuda 15 novos critérios para avaliação de cursos de medicina no país. Além da experiência dos docentes, a proposta sugere uma maior nota para cursos em que cerca de 50% do estágio ocorrer na área de medicina da família e em urgência e emergência, ou seja, em estruturas como unidades básicas de saúde e pronto-socorro. "Não é uma preocupação com o ensino. É uma preocupação assistencial", diz.
NE UOL

Inep abre consulta pública para aprimorar avaliação de cursos de medicina

Da Agência Brasil
Propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no site do Inep / Foto: Free Images
Propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no site do Inep
Foto: Free Images
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu uma consulta pública para as instituições de ensino superior com a finalidade aprimorar a avaliação dos cursos de graduação. Os indicadores serão usados na autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos e as principais mudanças são para os cursos de medicina e áreas de saúde.
Entre as novidades para os cursos de medicina estão o estágio curricular supervisionado e a articulação entre a formação do curso de medicina e os programas de residência. Para cada uma das categorias analisadas, os cursos recebem conceitos de 1 a 5. O conceito final considerado suficiente para as graduações é 3. No caso dos cursos de medicina, sobe para 4.

De acordo com o documento disponibilizado pelo Inep, os cursos de medicina obterão conceitos maiores quanto maior for o tempo do estágio supervisionado nas áreas de medicina geral de família e comunidade e urgência e emergência. Os cursos que ofertarem até 50% da carga horária para essas áreas obterão o conceito máximo 5. Aqueles que ofertarem menos de 30% obterão conceito 2; pelo menos 30% obterão conceito 3; e 35%, conceito 4. O conceito 1 é para os cursos cujo estágio não está regulamentado.

Em relação à residência, para obter o conceito 4, o curso de medicina precisará ter "muito bem prevista/implantada" a  oferta  em  programas de residência para atender a 100% do número de egressos em  medicina geral de família e comunidade; e em pelo menos mais três áreas prioritárias do Sistema Único de Saúde (SUS). Quando a oferta é excelente, o conceito é o máximo.

As instituições que oferecerem formação para os profissionais e preceptores do SUS também terão melhor avaliação. Os médicos preceptores são os responsáveis pelo acompanhamento da formação dos estudantes durante estágio no SUS. Reberá o conceito 5 aquela que atender a pelo menos metade dos preceptores no Programa de Formação e Docência e Educação Permanente em Saúde.

Os novos indicadores foram propostos para atender as alterações estipuladas pelo Programa Mais Médicos e pelas diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em medicina. A previsão é que entrem em vigor, segundo o Inep, no ano que vem.

Além dos cursos de medicina, o documento traz novos indicadores para os cursos na área de saúde e para as demais graduações. O documento traz 15 novos indicadores e faz 12 alterações em mecanismos que já estão em vigor.

Todas as instituições de educação superior estão convidadas a participar da consulta pública. As propostas devem ser encaminhadas até 4 de setembro, por meio de formulário disponível no site da autarquia. A minuta do Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação, onde constam as mudanças, também pode ser acessada no mesmo endereço eletrônico.

NE UOL

Estão abertas as inscrições para o Vestibular ITA 2016 - sejabixo! - 26/08/15



Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2016 do ITA - Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Veja abaixo mais detalhes do processo seletivo:

CURSOS

Os alunos de graduação recebem ensino e alimentação gratuitos ao longo dos cinco anos de curso, além de moradia a baixo custo dentro do próprio campus. O ITA oferece 6 cursos de graduação:

-Engenharia Aeronáutica 
-Engenharia Eletrônica 
-Engenharia Mecânica-Aeronáutica 
-Engenharia Civil-Aeronáutica 
-Engenharia de Computação 
-Engenharia Aeroespacial

INSCRIÇÕES

Período de Inscrição: 06/08/2015 a 15/09/2015

PROVAS

Horário de referência: Brasília

15/12/2015 (terça-feira) - 08h00
Física

16/12/2015 (quarta-feira) -08h00
Português e Inglês

17/12/2015 (quinta-feira) - 08h00
Matemática

18/12/2015 (sexta-feira) - 08h00
Química

LOCAIS DE EXAME

- Belém 
- Belo Horizonte 
- Brasília 
- Campinas 
- Campo Grande 
- Cuiabá 
- Curitiba 
- Fortaleza 
- Goiânia 
- Juiz de Fora 
- Londrina 
- Manaus 
- Natal 
- Porto Alegre 
- Recife 
- Ribeirão Preto 
- Rio de Janeiro 
- Salvador 
- São José do Rio Preto 
- São José dos Campos 
- São Paulo 
- Teresina 
- Vitória

MAIS INFORMAÇÕES

Seção de Concursos - Tel. (12) 3947- 5813 Tel./Fax (12) 3947- 5932 - e-mail: vestita@ita.br ou site:http://www.vestibular.ita.br


Curso Química Integral- Módulo 03 Matriculas abertas no BioS Petrolina:87 3861 7605- O Módulo mais importante para o ENEM :Faça sua matrícula no Módulo 03 e recebaum Caderno com todas as Questões de Quimica do ENEM separadas por competências e habilidades!!!

Inscrições abertas para o Vestibular Estácio no Rio de Janeiro - sejabixo! - 26/08/15

A Universidade Estácio de Sá está com as inscrições abertas para o Vestibular 2015/2 (início das aulas em agosto/2015)

O candidato deve se inscrever no site: www.estacio.br e agendar a data para realização da prova. 

São oferecidas vagas nos cursos da Graduação Tradicional e da Graduação Tecnológica no Estado do Rio de Janeiro, nas seguintes cidades:

- Angra dos Reis
- Cabo Frio
- Campos Dos Goytacazes
- Duque De Caxias 
- Macaé
- Niterói
- Nova Friburgo
- Nova Iguaçu
- Petrópolis
- Queimados
- Resende
- Rio de Janeiro
- Sao Gonçalo
- Sao João De Meriti

Seguem abertas as inscrições para o Vestibular FUVEST 2016 - sejabixo! - 27/08/15

Estão abertas as inscrições para o vestibular FUVEST 2016 que selecionará 9.568 candidatos para a Universidade de São Paulo (11.057 em 2015) e 120 para o Curso de Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (mesmo número do ano passado), totalizando 9.688 vagas. Além dessas vagas, a USP oferece outras 1.489 pelo sistema SISU. Essa modalidade de ingresso será administrada pela Reitoria de Graduação da USP. O vestibular do ano passado teve 141.888 inscrições. 

A USP oferece 249 cursos de graduação distribuídos em oito campi no estado de São Paulo nas cidades de Bauru, Lorena, Piracicaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos e São Paulo.

As provas da primeira fase serão realizadas em 32 municípios do estado de São Paulo. Na região metropolitana haverá exames em Barueri (com Santana do Parnaíba), Carapicuíba, Diadema, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Taboão da Serra e São Paulo. No interior do estado a FUVEST aplicará provas em Barretos, Bauru, Campinas, Fernandópolis, Franca, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi Mirim, Piracicaba, Pirassununga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e Taubaté.

Na segunda fase, os candidatos convocados que se inscreveram em Barretos farão as provas em Ribeirão Preto; os de Fernandópolis deverão se deslocar até São José do Rio Preto e os de Jaú e Marília serão realocados para Bauru.

A inscrição deverá ser feita exclusivamente pelo site www.fuvest.br. O programa de inscrição solicitará os dados necessários. A taxa de inscrição, no valor de R$ 145,00 (o mesmo do ano passado), poderá ser paga em bancos ou pela internet, até a data-limite de 10 de setembro (quinta-feira), usando o boleto gerado até 09 setembro (quarta-feira), último dia de inscrição.

O candidato deverá utilizar o seu próprio número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e o número do seu Documento de Identidade.

Programas de inclusão social da USP

O INCLUSP expressa a política de Inclusão Social da USP. Busca estimular o ingresso de estudantes egressos do ensino médio público do Brasil. Tem como objetivos principais, atuar positivamente na superação das barreiras que dificultam o acesso à USP de estudantes egressos da escola pública; incentivar a participação desses estudantes no vestibular organizado pelo Fuvest e apoiar com bolsas de estudo e outras ações a permanência desses estudantes nos cursos para os quais foram aprovados na USP.

Uma ação importante do INCLUSP é o Sistema de Pontuação Acrescida. Por meio dele, os estudantes que cursaram ou estejam cursando integralmente o Ensino Médio em escolas da rede pública do Brasil poderão optar pela Pontuação Acrescida, que atribuirá porcentual de acréscimo (bônus) na nota da 1ª fase, para efeito de progressão à 2ª fase do Vestibular, e na Nota Final de Classificação. Tem direito de optar pelo Sistema o candidato que cursou integralmente o ensino médio em escola pública brasileira (municipal, estadual ou federal), em cursos regulares ou na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo os cursos supletivos e de madureza. No final desta matéria há um resumo da pontuação oferecida a esses candidatos.

Inscrição de candidatos com deficiência

Os candidatos com deficiência deverão dar essa informação ao realizar a inscrição. O programa gerará uma ficha que deverá ser preenchida e encaminhada, via postal registrada, postada até 11 de setembro (sexta-feira) com a documentação relacionada para esses casos. Uma equipe de especialistas analisará os documentos e comunicará ao candidato, até 23 de novembro (segunda-feira), as condições que lhe serão oferecidas, em cumprimento à legislação brasileira.

Número de inscrição e retificação

O candidato que completar a inscrição no prazo e pagar a taxa de inscrição até o dia 10 de setembro (quinta-feira), receberá um número de inscrição que poderá ser consultado no site www.fuvest.br a partir do dia 25 de setembro (sexta-feira). Esse número permitirá ao inscrito encontrar os locais onde fará as provas de primeira e segunda fases.

O programa de inscrição permitirá, até às 23h59min de 10/09/2014 (quinta-feira), que o candidato, desde que tenha finalizado sua inscrição até às 23h59min do dia 09/09/2015 (quarta-feira), possa retificar informações fornecidas, como carreira, curso, cidade escolhida para a realização das provas, endereço residencial, telefone, endereço eletrônico. Não será possível a retificação do número do CPF do candidato.

Provas

A primeira fase será realizada no dia 29 de novembro, domingo, com início às 13h. A prova conterá 90 questões e versará sobre o conjunto das disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Português, História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês e terá algumas questões interdisciplinares. Todas as questões serão do tipo teste, com cinco opções de resposta. A duração da prova será de cinco horas.

Os estudantes convocados para a segunda fase farão mais três provas de caráter analítico-expositivo. No dia 10/01/2016 (domingo) responderão dez questões de Português e farão uma Redação; no dia 11/01/2016 (segunda-feira) a prova constará de 16 questões sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio (História, Geografia, Matemática, Física, Química, Biologia, Inglês). As questões poderão abranger conhecimentos de mais de uma disciplina, inclusive Português. No dia 12/01/2016 (terça-feira), a prova terá 12 questões de duas ou três disciplinas (seis ou quatro de cada), de acordo com a carreira escolhida. Todas as provas terão quatro horas de duração.

Em relação à Nova Ortografia, a FUVEST lembra que obedecerá a legislação vigente.

A primeira chamada será feita no dia 02 de fevereiro de 2016. A partir desta data, o candidato poderá ter acesso ao seu desempenho no Concurso Vestibular pelo site www.fuvest.br.

Inscrições abertas para o Vestibular Unifenas 2016 - Medicina e Tradicional - sejabixo! - 27/08/15

A Unifenas já está com as inscrições abertas para ingresso no primeiro semestre de 2016. As inscrições para o vestibular 2016/1 podem ser feitas no sitewww.unifenas.br.

A prova está marcada para o dia 27 de setembro de 2015. 

No site da universidade o candidato deve escolher qual o processo seletivo de seu interesse:

- Medicina (Alfernas e BH)
- Câmpus Alfenas 
- Câmpus BH
- Câmpus Campo Belo
- Câmpus Divinópolis
- Câmpus Varginha

Escolha da Carreira: como lidar com a influência dos pais?

UECE divulga resultado do Processo Seletivo 2015/2

Aprovados deverão efetuar matrícula nos dias 15 e 16 de setembro, em Fortaleza e no interior


A Universidade Estadual do Ceará (UECE) divulgou na noite de ontem, 24 de agosto, o resultado do Vestibular 2015/2. Foram oferecidas 1.754 vagas, das quais 1.254 são para cursos ministrados em Fortaleza e 500 no interior.
A primeira fase foi realizada eno dia 14 de junho,nas cidades de Crateús, Fortaleza, Iguatu, Itapipoca, Limoeiro do Norte e Quixadá. Os candidatos tiveram que responder 60 questões objetivas de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.
A segunda etapa ocorreu em 5 e 6 de julho. O primeiro dia contou com 20 questões objetivas de Biologia, Matemática, Língua Portuguesa, Inglês, Francês e Espanhol, conforme área do curso escolhido, além da Redação. O segundo foi constituído de provas específicas contendo 20 perguntas de múltipla escolha de acordo com o grupo da graduação. 
Matrícula
A matrícula dos classificados no Vestibular 2015/2 da UECE ocorrerá nos dias 15 e 16 de setembro. Os calouros dos cursos em Fortaleza farão matrícula no Auditório Central da Uece, no Campus do Itaperi, enquanto os classificados nos cursos dos campi do Interior farão sua matrícula nas sedes de suas Unidades de Ensino do Interior do Estado.
O candidato classificado deve preencher três formulários eletrônicos no Sistema de Matrículas, os quais deverão ser entregues no dia do registro acadêmico com a documentação relacionada no item 1.4 do Edital de Matrícula.
Classificáveis
Os candidatos da relação de classificáveis deverão manifestar interesse por vaga remanescente nos dias 17 e 18 de setembro, pelo site da UECE. Quem manifestar poderá ser convocado na primeira ou segunda chamada de classificáveis, nos dias 21 e 24 de setembro, respectivamente. 
Mais informações no Manual do Candidato, pelo e-mail cev@uece.br ou nos telefones (85) 3101-9710/9711.
Por Lorraine Vilela e Adriano Lesme
Vestibular Brasil Escola

UVA (CE) oferece 310 vagas remanescentes do Vestibular 2015/2

Matrícula dos classificáveis acontece hoje e amanhã, no campus de Betânia, em Sobral


A Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), no Ceará, publicou as vagas remanescentes do Vestibular 2015/2. Ao todo, sobraram 310 vagas em 15 opções de cursos no campus Betânia, em Sobral. Os cursos com mais vagas são Física, 25, e Enfermagem, 22.
Os candidatos da lista de classificáveis devem procurar a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação (Prograd), hoje e amanhã, dias 26 e 27 de agosto, para efetuarem matrícula. O horário de atendimento é das 9h às 17h, no campus Betânia, para todos os cursos.
Para a matrícula será preciso levar os originais e fotocópias dos seguintes documentos: Carteira de Identidade; Certificado de Conclusão do Ensino Médio; comprovante da obrigação eleitoral; Certificado Militar (para homens).
Uma nova chamada de classificáveis para vagas remanescentes poderá ser divulgada na sexta-feira, dia 28. O Vestibular 2015/2 da UVA ofereceu 875 vagas em 19 cursos de graduação. 
Outros detalhes podem ser obtidos no Edital do Vestibular e pelo telefone (88) 3677-4210.
Por Adriano Lesme
Vestibular Brasil Escola

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Olimpíada Pernambucana de Química - 2015‏ - Inscrições abertas.

Veja como melhorar seu desempenho cerebral para o Enem 2015

Potencializar a capacidade cerebral é essencial para que os estudantesconsigam ter um bom desempenho nos vestibulares e no Enem. Dessa forma, muitos deles buscam formas de conseguir essa característica, visando conseguir a aprovação na universidade que desejam.  Conseguir melhorar essa característica é muito mais fácil do que parece. Além de investir nos estudos, você pode adquirir alguns hábitos simples para melhorar seu desempenho nos vestibulares. A seguir, confira algumas delas:
1 - Durma bem
Ter uma boa noite de sono é muito importante para conseguir estar bem disposto no dia seguinte e para estudar melhor. Quando você está descansado, tem mais disposição para enfrentar os conteúdos abordados pelos vestibulares e aprendê-los satisfatoriamente. Além disso, você pode investir em cochilos durante os estudos, para que consiga se dedicar ainda mais às atividades cotidianas.

2 - Escute música clássica
Segundo a pesquisa de Fabrice Dosseville, da Universidade de Caen Basse-Normandie, a música clássica pode ampliar sua capacidade de memorização e de aprendizado. Assim, tente estudar escutando artistas como BeethovenBach ou Tchaikovsky com o objetivo de ampliar seu rendimento nos vestibulares.

3 - Medite
O estresse é um grande inimigo do bom desempenho nas provas, já que dificulta o foco nos estudos. Por isso, medite sempre que possível para que você mantenha a calma e consiga otimizar sua capacidade cerebral. Além disso, outras vantagens serão a melhora do humor e a disposição para realizar as responsabilidades destinadas a você.

4 - Preste atenção na alimentação
Para você aumentar as capacidades da sua mente, tome cuidado com dois tipos de substâncias: o açúcar e a cafeína. Ambos têm um efeito negativo no corpo se consumidos em excesso e, por isso, precisam ser evitados. Em relação à cafeína, você pode beber café para sentir-se mais disposto, mas em quantidades controladas, para que não seja prejudicado.

O sedentarismo reduz consideravelmente o poder de aprendizado do seu cérebro. Por isso, estabeleça alguns dias na semana para realizar exercícios físicos, como uma caminhada ou uma corrida. Entenda que para ter um bom rendimento nos vestibulares e no Enem você precisa estar preparado física, emocional e mentalmente.
 Universia Brasil

UPE divulga resultado dos pedidos de isenção do SSA 2016

Candidatos têm dois dias para recursos. Lista de servidores e dependentes isentos em 21 de agosto.


A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou nesta quarta-feira, 19 de agosto, o resultado dos pedidos de isenção da taxa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2016. Prazo para recursos é de dois dias úteis.
A isenção foi concedida aos candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), cuja renda per capita de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos. Os pedidos foram aceitos de 3 a 7 de agosto. A resposta dos recursos será publicada até 28 deste mês. 
Servidores da UPE e seus dependentes em primeiro grau também puderam pedir a isenção, mas o prazo se encerrou em 14 de agosto. O resultado das solicitações será publicado na próxima sexta-feira (21).
Processo Seletivo
As inscrições do SSA começaram em 3 de agosto e seguem até 2 de setembro, cuja taxa é de R$ 85. O Vestibular seriado preencherá 1.730 vagas para 2016.
O SSA 1 será aplicado em 13 e 14 de dezembro, durante a manhã. O primeiro dia terá provas constituídas de 44 questões de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia. Já o segundo será composto por 46 questões de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia.
O SSA 2 também será realizado nos dias 13 e 14 de dezembro, mas no período da tarde. A estrutura da prova será a mesma da etapa anterior, mas com conteúdos referentes ao segundo ano do Ensino Médio.  
Já o SSA 3 será nas manhãs de 22 e 23 de novembro. O primeiro dia será composto por uma prova de 42 questões sobre Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia, além de uma Redação. O segundo terá 58 questões de Biologia, Química, História, Geografia e Sociologia. Os horários das três etapas serão informados em edital específico. 
A classificação será publicada em 15 de janeiro de 2016, enquanto a lista de aprovados (remanejáveis) será liberada a partir do dia 19 seguinte. O espelho da Redação, cuja finalidade é apenas pedagógica, estará disponível a partir de 22 de fevereiro. 
O Edital de Matrícula será divulgado em 29 de dezembro. As notas do SSA1 e SSA2 serão publicadas até 26 de fevereiro. Serão preenchidas 1.730 vagas para 2016.
Mais informações nos Manuais do Candidato.
Por Lorraine Vilela
Vestibular Brasil Escola