quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Enem 2015: confira o gabarito oficial da prova


Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame, aplicado no último fim de semana

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje (28) os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. As notas individuais só poderão ser consultadas na primeira semana de janeiro de 2016.
A nota do Enem é usada para selecionar estudantes para vagas públicas e privadas de ensino superior e ensino técnico pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) e pelo Sistema de Seleção da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), respectivamente. Além de ser exigência para financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do Programa Ciência sem Fronteiras. Para maiores de 18 anos, o Enem pode ser usado ainda como certificação do ensino médio.
Enem 2015
Mais de 5,7 milhões de candidatos fizeram o exame, aplicado no último fim de semana. De acordo com o ministro da Educação, Aluísio Mercadante, o Enem 2015 ocorreu sem grandes problemas. O percentual de abstenções nesta edição do Enem, de 25,5%, foi o menor da série histórica do exame. Nos dois dias de provas, foram eliminados 743 participantes, menos da metade dos 1.519 excluídos do certame em 2014. Apenas três ocorreram por postagem de imagens do local de provas em redes socais.

O ministro elogiou a escolha do tema A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira para a redação. "O tema da redação foi de muita relevância para a cultura do Brasil", destacou. "Ajuda na reflexão para 7 milhões de participantes sobre o tema. Se conseguirmos discutir com transparência, será um grande avanço para a sociedade brasileira."

Os participantes inscritos dos municípios de Rio do Sul e Taió, ambos em Santa Catarina, que tiveram as provas suspensas por conta das fortes chuvas na região, terão a oportunidade de fazer a prova do Enem nos dias 1º e 2 de dezembro próximo. Os alunos da escola Nossa Senhora do Rosário, em Marituba, no Pará, que tiveram as provas do segundo dia canceladas por conta de problemas na rede elétrica, farão as provas do segundo dia também em 2 de dezembro.
GUIA DO ESTUDANTE

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Enem 2015 teve a menor abstenção desde 2009, diz ministro da Educação

Foto: reprodução/TV NBR
Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, fez balanço do Enem 2015, neste domingo
A abstenção do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 foi a menor registrada desde 2009, ano em que passou a ser utilizado como mecanismo de seleção para o ingresso no ensino superior. Este ano, o percentual de faltosos foi 25,5% em um universo de 7,7 milhões de inscritos.
Em 2009, este número foi de 37,7% entre 4,1 milhões.  Os dados foram repassados em coletiva de imprensa do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, sobre o balanço do Enem 2015, neste domingo (25). O ministro garantiu que a nota do exame sai até janeiro de 2015.
Aloizio Mercadante disse que espera que o número de abstenção continue a baixar, após a decisão de que alunos que obtiveram o benefício este ano e não justificaram falta não poderão solicitar mais no ano que vem. Isto faz, inclusive, com que o MEC economize recursos, segundo Mercadante.
“Ainda é cedo para uma análise conclusiva, mas acredito que a o fim da isenção para quem faltar a prova e a motivação para passar no ensino superior levam os estudantes a faltar menos”, avaliou.
O gabarito das provas objetivas deve ser divulgado até quarta-feira (28). O ministro comentou o tema da redação do Enem – A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira. “Nos parece uma reflexão bastante interessante e estimulante para o Brasil, para nossa cultura, para os estudantes”, afirmou. O espelho das redações sairá após a divulgação das notas.
O total de eliminados este ano foi de 743 candidatos, sendo 677 por uso de equipamentos inadequados e 63 no detector de metal. No primeiro dia de provas, apenas uma estudante foi eliminada por postar fotos nas redes sociais. Hoje, este número foi de dois alunos. O número de eliminados também caiu em relação aos anos anteriores, segundo o ministro. Em 2014 e 2013, cerca de 1,5 mil foram eliminados.
Em 2015, houve um total de nove ocorrências médicas no Enem. Uma delas foi uma estudante que entrou em trabalho de parto; o ministro não precisou onde isto ocorreu.
Este ano, houve interrupção temporária de energia em 23 locais de prova. O segundo dia de provas do Enem precisou ser cancelado na escola em regime de convênio Nossa Senhora do Rosário, na cidade de Marituba, no Pará, pois não houve possibilidade de contorno da situação.
Em Taió e Rio do Sul, em Santa Catarina, as provas foram canceladas nos dois dias, por causa das chuvas. Tanto os alunos do Pará como os de Santa Catarina farão novas provas, nos dias 1 e 2 de dezembro. Ao todo, 5.203 candidatos foram atingidos.
NE UOL

Tema da redação de Enem 2015 não foi uma surpresa, segundo professores


Estudantes tiveram que escrever sobre a violência contra a mulher no Brasil

No segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, os alunos tiveram que fazer a redação, que teve como tema este ano "A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. De acordo com professores, o tema da redação foi a melhor parte do exame.
Segundo a professora Larissa Souza, do Sistema Ari Sá, o tema era até que esperado e não deve causar prejuízos aos alunos que se prepararam para a dissertação. "O Enem não surpreendeu em trazer esse tema para a edição deste ano. Essa é uma temática bastante presente na sociedade, inclusive em todas as mídias", destaca.

O diretor pedagógico do cursinho Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, também compartilha da mesma opinião. “O tema é bom, muito pertinente e a coletânea estava repleta de dados. Como o tema vem sendo muito discutido no último ano, acaba sendo fácil para os alunos, mas isso pode significar que muitos estudantes tenham caído no clichê na hora de elaborar os argumentos”, diz
Para o supervisor de Português e Redação do Anglo Vestibulares, Eduardo Calbucci, foi essencial tocar na questão da violência contra a mulher. “É impossível um estudante que está se preparando para o vestibular não ter tido contato com esse tema. É de grande importância o debate e acho que o aluno que não tenha defendido uma posição clara de combate a essa violência não está preparado para a universidade”, explica o professor.

Sobre a construção do texto, a professora revela algumas questões para o bom desempenho do aluno na redação. “Primeiro, o aluno precisa analisar o foco principal da proposta que se remete a persistência da violência. Na construção do texto foi preciso fazer menção ao fato de que apesar de alguns avanços, a violência contra a mulher persiste. É importante que o aluno traga os motivos que causam essa violência, como a cultura do machismo que faz com que o homem agrida uma mulher simplesmente por se sentir superior a ela, uma forte visão cultural”, comenta a especialista do Sistema Ari de Sá.
Na opinião da professora, mencionar essas problemáticas na construção da redação é importante para o aluno demonstrar o seu conhecimento da atualidade. “É fundamental mostrar o que está acontecendo no Brasil, principalmente mencionar a lei Maria da Penha, a lei do feminicídio que foi sancionada no início deste ano, entre outros aspectos. Quando o aluno menciona na construção do texto esse conhecimento, como também as medidas governamentais com o intuito de diminuir e combater o índice de violência, ele demonstra um maior conhecimento do mundo, um conhecimento de dados”.
Além disso, Larissa chama a atenção para as soluções da problemática que o aluno apresentou. “Ele pode sugerir, por exemplo, que nas escolas sejam trabalhadas as questões da igualdade de gênero e do combate ao machismo para que ao longo do tempo seja mudado esse pensamento social. O aluno ainda pode mencionar o engajamento de grupos que apoiam e encorajam a denúncia, pensando no fato das vítimas não se sentirem abraçadas ou acolhidas pela sociedade”, finaliza.
GUIA DO ESTUDANTE

Notas do Enem e edital do Sisu devem sair até primeira semana de janeiro

Imagem de fera fazendo progva. Foto: Marcos Santos/USP Imagens
Mercadante não informou quantas vagas serão disponibilizadas no Sisu, mas garantiu acréscimo
Passado o fim de semana mais exaustivo para os candidatos do Enem, os cronômetros dos feras dão o “start” para a divulgação das notas. De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, as notas sairão até a primeira semana de janeiro de 2016, juntamente com a abertura do edital do Sisu.
Antes disso, porém, o Inep – instituto à frente do Enem – deve divulgar o gabarito oficial. De acordo com o edital do exame, até esta quarta-feira (28) os feras poderão ter uma ideia de seu desempenho na prova.
Na coletiva de imprensa desse domingo, o ministro não informou quantas vagas serão disponibilizadas no Sisu, mas garantiu que haverá acréscimo em relação à edição de janeiro de 2015. De Pernambuco participam do sistema a UFPE, UFRPE, Univasf e, pela primeira vez, a UPE.
Após o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) haverá inscrição no Programa Universidade para Todos (Prouni) e, em seguida, no Financiamento Estudantil (Fies), ambos também exigem a nota do Enem.
NE UOL

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Em apenas 6 anos o Curso Química Integral com o Prof.Juan Bandeira,aprova seus alunos nos primeiros lugares dos vestibulares mais concorridos da região!!!


Em apenas 6 anos o Curso Q.I. aprova seus alunos nos primeiros lugares dos vestibulares mais concorridos da região!!!

  • Carol Guimarães – Medicina na UNIVASF
  • ·Valbécia Tavares – Medicina na Nilton Lins 
  • Luana Cangussu   - Medicina na UFMA
  • Gabriel Almeida Araújo  - Medicina na UFMA
  • Simone Arndt Kelm – Odontologia na UEPB
  • Ana Vitória de Castro Amador – Direito na UFBA
  • Juliana Lima de Figueiredo – Direito na UNIT/2015.2
  • Nefertite Augusta – 7º Lugar em Direito na UERN e Odontologia na UFBA
  • Clara Cristiane Miguelino de Souza – Medicina na Bahiana 2015.2 e Engenharia Elétrica na UFCG
  • Matheus Pionório – Engenharia Civil na UEPB
  • Matheus Gabriel – 9º Lugar em Farmácia na UFBA
  • Ana Vitória Amador  - Medicina  na FTC
  • Isabela Patriota em Medicina na UNICAP e na UNIVASF
  • Vida Mariana – Direito UNEB/Jacobina
  • Adenivaldo Junior – Odontologia na UFCG
  • Catarinna Raquel  - Engenharia de Petróleo na UFCG
  • José Victor Alexandre – Medicina na FMJ
  • Gabriel Patriota – 5º em Engenharia de Pesca – UFRPE e Engenharia Civil na UNINASSAU
  • José Roberto Dias – Medicina na UNINASSAU
  • Isabela Patriota – 3º Lugar em MEDICINA na UPE/SSA
  • Rafael Paz Mendes – Medicina na UPE
  • Renata Nogueira - Medicina na UPE
  • Brenda Souza Teixeira – Medicina UNIFACS
  • Juliana Viana  - Psicologia na UNIVASF
  • Anderson Victor de Souza Cruz – Biomedicina na UFPI
·      Ronaldo Gois – Medicina na UNIFESO
·      Danyella Simões – Direito na FASETE,UFAL e Arquitetura na UNIFACS
·      Isabela Patriota – Medicina na FPS
·      Erycles Rennan Martins Silva  - Medicina na UESB
·      Bruna Machado  - Eng. Civil na UCSAL
·      Beatriz Machado – Engenharia Civil em  7° lugar UCSAL  e em 7º Lugar - Eng. Produção na UFAL
·      Mariana Lopes -  Medicina na FAMENE
·      Aridson Luiz  - 7º Lugar em Odontologia na UPE e Medicina Veterinária na UFRPE
·      Leonardo Fernandes – Medicina na UNIVASF
·      Igor Rafael – 7º Lugar em Medicina UPE
·      Hylka Benício – Medicina na UNIFACS
·      Luiza Moraes C. Jung – Direito na UNEB
·      João Guilherme – Medicina na UNIFACS
·      Alane Costa  - Medicina na UNIFACS
·      Gabriel Patriota – Engenharia Civil  - UNINASSAU  e Engenharia de Pesca na UFRPE
·      Rafael Granja – 8º Lugar em Medicina na UNIVASF e 16º Lugar em Medicina na UNIFAP
·      Rafael Paz Mendes  - Medicina Veterinária na UFMG
·      Catarina Raquel – Licenciatura em Química no IF sertão
·      Pedro Leal – Ciências Biológicas na UNIVASF
·      Simone Arndt Kelm – Engenharia Química na UFCG
·      Leony Riberio  - 2º Lugar em Direito na UNEB
·      Allan Diego  - Farmácia na UNIVASF
·      Matheus Gabriel –  1º Lugar em Farmácia na UNIVASF e ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA / UNEB
Eles acreditaram no sonho de entrar na universidade...
estudaram no Curso Química Integral com o Prof. Juan Bandeira...
e agora  estão na Universidade
· Marília de Souza Marques – Medicina na CESUPA
·   Camila Medeiros – Medicina na UNIPÊ
·   Clara Cristiane – Medicina na UNIME
·                   Leony Ribeiro– Medicina – FTC
·                   Wládya Mororó – Medicina na FIP de PATOS
·                   Allan Diego  - Medicina no INTA/Sobral – CE
·                   Bruno Bione – Medicina na FTC
·                   Bruno Bione – Medicina na Bahiana
·                   Laise Dodô – Medicina na Bahiana
·                   Isabela Patriota – Medicina na FIP/Patos 15º Lugar
·                   Gabriel Almeida Araújo  - Medicina na UNIT
·                   Rafaela Ramalho – Medicina na Estácio de Sá – RJ
·                   Hélio Leony – Medicina na UNIFESO/RJ
·                   Larissa Bianca – Medicina na UNP/RN
·                   José Clédio Lopes – Medicina na UNIVASF
·                   Érica Letícia - Medicina na UNICAP
·                   Eduardo Vieira - Medicina na FIP/Patos
·                   Livia Vilarim  - Engenharia Civil UNIPÊ
·                   Lucas Sued – Medicina na UPE
·                   Lucas Dias  - Medicina na UNIVASF
·                   Rodrigo Pires – Medicina na UNIVASF
·                   Lara Sodré – Medicina na UNIVASF
·                   Juliana Firmo – 1º Lugar em Ciências da Computação na FACAPE
·                   Renata Nogueira -1º Lugar em Direito na FACAPE
·      1º lugar em Engenharia Mecânica na UFCG com Wanderson Silva 
·      1º Lugar em Ciências Farmacêuticas na UNIVASF com Odara Lima
·      1º Lugar em Jornallismo na UNEB com Victor Guimarães
·      1º Lugar em Jornalismo na UFAL Philipi Accete
·      1º Lugar em Engenharia Agronômica na UNIVASF com Gustavo Rodrigues
·      1º Lugar em Engenharia Civil na FTC com Ana Karine Ramalho
·      1º Lugar em Engenharia Agronômica na UNEB com Aureliano Roberto Rodrigues
·      2º Lugar em Medicina na UNIVASF com Leela Leela Morená
·      2º Lugar em Direito na UNEB com Victor Guimarães
·      2º Lugar em Engenharia da Computação na UFAL com Victor Accete
·      2º Lugar em Engenharia de Biotecnologia na UFCG com Cleber Davi
·     2º Lugar em Odontologia na FACIPE com Camila Medeiros
·      3º lugar em Enfermagem na UESC com Carla Tatiellen
·      3º Lugar em Medicina na UPE /SSA com Jéssica Adriana
·      3º Lugar em Medicina Veterinária na UFAL com Carol Guimaraes
·      3º Lugar em Medicina Veterinária na UFERSA com Vitor Lima 
·      3º Lugar em Nutrição na UPE/Tradicional com Larissa Fernanda
·      4º lugar em Engenharia Aeroespacial na UFMG com Wanderson silva
Eles acreditaram no sonho de entrar na universidade...
estudaram no Curso Química Integral com o Prof. Juan Bandeira...
e agora  estão na Universidade
·      4º Lugar em Medicina na FCM com Vinicius Carvalho
·      4º Lugar em Medicina na UPE/SSA com Karine Damasceno
·      4º Lugar em Medicina na UPE/Tradicional  com Raoni de Moura
·      4º Lugar em Biomedicina na UNINASSAU com Camila Medeiros
·      4º Lugar em Engenharia Elétrica na UNIVASF com Luis Pio
·      5º Lugar em Medicina na UPE/Tradicional com Karine Damasceno
·      6º Lugar em Biotecnologia na UFERSA com Cleber Davi
·      6º Lugar em Arquitetura e Urbanismo na UNINOVAFAPI com Ana Karine Ramalho
·      6º Lugar em Engenharia Civil na UFC com Wanderson Silva
·      7º Lugar em Medicina na UPE/Tradicional com Bruna Moema
·      7º Lugar em Engenharia Química na UFPB com Jéssica Adriana
·      9º Lugar em Direito na UESPI com Leandro Souza
·      9º Lugar em Medicina na FACIPLAC com Vinícius Carvalho
·      9º Lugar em Nutrição na UPE /SSA com Palloma Saraiva
·      10º Lugar em Nutrição da UFS com Palloma Saraiva
·      12º Lugar em Medicina na UFPE com Raoni de Moura


·      14ºLugar em Medicina na FMJ/2014.1 com Lilian Samara

Definitivamente: "Química não se decora,Química se aprende"
Curso Química Integral com o Prof. Juan Bandeira


Matrículas Abertas no BioS Petrolina
 AV. PERNAMBUCO, 146 – JARDIM PAULO AFONSO


87 3861-7605 | OI 8835-5335 | TIM 9617-8141

Enem 2015: correção do primeiro dia

Confira a correção das provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. As questões corrigidas serão publicadas aqui em tempo real

Em parceria com o cursinho Oficina do Estudante, o GUIA publicará aqui as questões comentadas do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (2015). A prova corrigida será a PROVA AZUL.

Se a sua prova for de outra cor, a ordem das questões será diferente. Vale conferir mesmo assim para ler os comentários dos professores sobre as perguntas e entender o raciocínio usado para chegar à resposta.


ATENÇÃO: Os gabaritos oficiais das provas serão divulgados até quarta-feira (28), no site do Enem, conforme prevê o edital do exame.

Boa sorte!
Ciências Humanas
1 - A2 - E3 - A4 - E5 - A6 - D7 - E8 - C9 - E
10 - A11 - D12 - E13 - D14 - B15 - D16 - A17 - C18 - B
19 - B20 - C21 - E22 - E23 - E24 - C25 - B26 - A27 - D
28 - C29 - E30 - B31 - C32 - C33 - C34 - C35 - B36 - B
37 - B38 - D39 - A40 - D41 - C42 - C43 - A44 - B45 - D
Ciências da Natureza
46 - D47 - C48 - C49 - E50 - B51- C52 - A53 - A54 - E
55 - B56 - E57 - C58 - B59 - A60 - A61 - D62 - A63 - D
64 - B65 - D66 - E67 - D68 - E69 - E70 - B71 - B72 - B
73 - C74 - A75 - D76 - C77 - C78 - E79 - A80 - A81 - E
82 - E83 - D84 - C85 - B86 - D87 - D88 - C89 - E90 - A
GUIA DO ESTUDANTE