terça-feira, 28 de junho de 2016

Definitivamente não é por acaso:"Química não se decora,Química se aprende".Curso Química Integral - Módulo 02 - Matrículas Abertas - Fera,venha estudar Química com o Prof.Juan Bandeira,venha estudar Química no Curso Química Integral,onde estudaram em 2015, os alunos com as maiores médias da região no ENEM 2015.

10 dicas para quem vai solicitar o FIES

O FIES é um programa do Governo Federal que ajuda estudantes brasileiros a pagar a faculdade particular. O financiamento do FIES cobra uma taxa de juros mais baixa do que as praticadas no mercado e o estudante só começa a pagar as prestações da dívida depois de formado.
Confira 10 dicas para conseguir um financiamento do FIES:

1. Enem para pedir o FIES

Um dos requisitos para poder entrar no FIES é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, em qualquer edição a partir de 2010. Além de ter participado do Enem, o candidato também precisa ter conseguido pelo menos 450 pontos na média das provas do Exame e nota maior do que zero na redação. Essa a nota mínima para participar do processo seletivo, mas alguns cursos mais concorridos podem exigir uma nota bem mais alta para ser aprovado.

2. Renda para pedir o FIES

Outro critério importante para conseguir o FIES é a renda familiar. Podem participar estudantes com renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos por pessoa. Para calcular a renda familiar bruta, some a renda de todos os familiares que moram na mesma casa que você, sem os descontos, divida pelo número de pessoas e depois divida novamente pelo valor do salário mínimo. Se o resultado for menor ou igual a 3, você atende o critério de renda para pedir o FIES.

3. Quando fazer a inscrição do FIES

Antes, o FIES podia ser solicitado em qualquer época do ano. A regra mudou e, a partir de 2015, o Ministério da Educação (MEC) divulga as datas de inscrição duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre.

4. Como pedir o FIES

O FIES só pode ser pedido pela internet.
Durante o período de inscrições, o candidato deve se cadastrar no FIES Seleção.
Caso seja selecionado, deve informar seus dados em outro sistema, o SisFIES. Em seguida, terá um prazo para validar alguns documentos na faculdade e pegar uma declaração, para só então poder assinar o contrato de financiamento no banco.

5. De olho nos prazos do FIES

O FIES tem um limite de dias entre cada um dos passos da inscrição. Fique atento ao edital do FIES do semestre em que você está tentando um financiamento. O FIES vem passando por uma série de mudanças e o que valeu para determinada edição pode não valer para outra.

6. Em qual banco fazer o financiamento do FIES

Após ser selecionado e cumprir todas as etapas de comprovação de informações, o estudante faz a contratação do financiamento em uma agência bancária do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal.
Segundo a regra do FIES, a agência do banco precisa estar na mesma cidade onde ele mora ou estuda. Caso não exista uma agência desses bancos na localidade residencial ou acadêmica do estudante, o FIES permite fazer a contratação na agência que o aluno escolher.

7. Quem tem ProUni pode conseguir o FIES

Quem já tem uma bolsa parcial do Prouni pode tentar o FIES para financiar a outra metade da mensalidade.  Para conseguir o FIES, o bolsista parcial do ProUni precisa solicitar o financiamento para o mesmo curso no qual é beneficiário da bolsa, na mesma faculdade, e a soma dos dois benefícios não pode ultrapassar o valor dos encargos educacionais com desconto.

8. Áreas prioritárias do FIES

O número de vagas para o FIES está diminuindo, o que torna cada vez mais difícil conseguir esse financiamento. A boa notícia vai para quem pretende financiar cursos ligados à Saúde, Engenharias e Formação de Professores. Essas áreas terão prioridade na distribuição de vagas disponíveis do FIES, ficando com mais da metade das oportunidades, dependendo da edição do programa.

9.  Ninguém pode cobrar para “conseguir” o FIES para você

A inscrição do FIES é gratuita e só pode ser feita pelo portal oficial do programa. Além disso, o contrato deve ser feito em um dos dois bancos credenciados pelo FIES: Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal. Não aceite nenhuma oferta para “acelerar o processo” ou “garantir uma vaga no FIES”.

10. Faculdades que participam do FIES

A cada edição do FIES, podem mudar as instituições participantes. As faculdades que aceitam o FIES são todas reconhecidas pelo MEC, pois é necessário ter avaliação positiva no SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior).

MUNDO VESTIBULAR

Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba inscreve para o Vestibular Agendado 2016/2

A Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba está com as inscrições abertas para o Vestibular Agendado 2016 - 2º Semestre. Neste processo seletivo são oferecidos os seguintes cursos: Fisioterapia, Nutrição e Farmácia.
As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de Julho de 2016 às 18 horas (horário local) pelo site da Faculdade (www.cienciasmedicas.com.br) ou na Secretaria da faculdade, no antigo Colégio das Neves ao lado da Catedral.
A prova pode ser realizada todas as quartas e sextas-feiras, exceto feriados, com o agendamento pelos telefones 3044.0323 e 3044.0317.
Faculdade de Ciências Médicas da Paraíba inscreve para o Vestibular Agendado 2016/2: Veja o calendário do vestibular para os cursos de Fisioterapia, Nutrição e Farmácia

UECE LIBERA PROVAS E GABARITOS DA 2ª FASE DO VESTIBULAR 2016/2 NOTÍCIAS Última etapa da seleção foi aplicada no último domingo e nesta segunda-feira (27).

Vestibular Brasil Escola
As provas e os gabaritos da segunda fase do Vestibular 2016/2 da Universidade Estadual do Ceará (UECE) já podem ser consultados. A última fase da seleção começou no último domingo (26) e terminou hoje (27). 
A segunda etapa foi composta por provas específicas aos cursos, cujas questões foram de caráter objetivo, além de uma redação. A fase anterior foi realizada em 5 de junho e constituída de 60 questões objetivas sobre Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Língua Estrangeira.
Classificação
A data do resultado não foi divulgada. A seleção preencherá 1.821 vagas em 57 cursos, os quais são ministrados em Fortaleza, Itapipoca, Crateús, Limoeiro, Iguatu e Quixadá. 
Mais informações no Manual do Candidato ou pelos telefones (85) 3101-9710/9711.

Inscrições para o Fies de segundo semestre estão abertas

Prazo vai até as 23h59 do dia 29 de junho

As inscrições para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2016 já estão abertas. As candidaturas serão recebidas apenas através do site do programa, até as 23h59 dia 29 de junho.
Imagem: Divulgação/MEC

O edital desta edição do Fies foi lançado no último dia 17, sendo oferecidas 75 mil vagas. O resultado estará disponível no dia 30 de junho, com matrículas entre os dias 1º e 4 de julho. No dia 30 também será divulgada a lista de espera. A pré-seleção dos estudantes listados ocorrerá até o dia 10 de agosto.
Nesta edição, uma novidade é que poderão participar estudantes com até três salários mínimos de renda familiar per capita, em torno de R$ 2.640. Antes, a regra era de 2,5 salários mínimos.
O programa
Para participar é necessário ter realizado alguma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, com pelo menos 450 pontos na média nas provas do Enem. Também é necessário não ter tirado zero na redação.
O Fies oferece financiamento de cursos em instituições privadas a uma taxa de juros de 6,5% ao ano. O percentual do custeio é definido de acordo com o comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita do estudante. Atualmente, 2,1 milhões de estudantes participam do programa.
GUIA DO ESTUDANTE

Definitivamente não é por acaso:"Química não se decora,Química se aprende".Curso Química Integral - Módulo 02 - Matrículas Abertas - Fera,venha estudar Química com o Prof.Juan Bandeira,venha estudar Química no Curso Química Integral,onde estudaram em 2015, os alunos com as maiores médias da região no ENEM 2015.

Veja calendário de divulgação da 2ª chamada do Sisu 2016.2

Universidades federais e estaduais ofertam mais de 56 mil vagas para ingresso no segundo semestre

Os candidatos que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016.2 e que demonstraram interesse pelas vagas remanescentes já começaram a ser convocados. Dentre as universidades federais e estaduais participantes, boa parte já divulgou ao menos as listas de espera. O Ministério da Educação (MEC) informa que as próprias instituições farão as próximas convocações para preenchimento de vagas remanescentes, estabelecendo, assim, calendários individuais para cada uma delas.
Abaixo, é possível conferir informações de todas as universidades que participaram do Sisu 2016 (não foram listados os institutos federais). A recomendação que o MEC faz é que o estudante fique de olho nos sites das instituições quanto a qualquer alteração de calendário, para não ter o risco de perder a vaga.
>> Universidades que já convocaram os candidatos selecionados em 2ª chamada:










>> Universidades que ainda liberarão sua relação de convocados:

UEPB - Universidade Federal da Paraíba
Lista de espera: 18/07
2ª chamada: 27/07

UEZO - Centro Universitário Estadual Zona Oeste
Lista de espera: 24/06 
2ª chamada: 01/07

UFAC - Universidade Federal do Acre

UFCG - Universidade Federal de Campina Grande
Lista de espera: 04/07
2ª chamada: 11/07

UFF - Universidade Federal Fluminense
2ª chamada: 27/06 

UFMA - Universidade Federal do Maranhão
Lista de espera: 18/07

UFPI - Universidade Federal do Piauí
Lista de espera: 28/06
2ª chamada: 08/07

UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
2ª chamada: 29/06

UFSJ - Universidade Federal de São João del Rei
2ª chamada: 28/06 

UFT - Universidade Federal do Tocantins
Lista de espera: 24/06
2ª chamada: 07/07

>> Instituições ainda sem datas definidas:

UESB - Universidade Estadual da Bahia

UFBA - Universidade Federal da Bahia

UFPB - Universidade Federal da Paraíba

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria

UFES - Universidade Federal do Espírito Santo

UFERSA - Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Foram ofertadas 56.222 vagas, em 65 instituições públicas de educação superior. Para mais informações, acesse o site do Sisu.

GUIA DO ESTUDANTE

Definitivamente não é por acaso:"Química não se decora,Química se aprende".Curso Química Integral - Módulo 02 - Matrículas Abertas - Fera,venha estudar Química com o Prof.Juan Bandeira,venha estudar Química no Curso Química Integral,onde estudaram em 2015, os alunos com as maiores médias da região no ENEM 2015.

MEC divulga segunda chamada do ProUni 2016/2


Comprovação de informações e matrícula devem ser feitos até 1º de julho

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, nesta segunda-feira (27), a segunda chamada de pré-selecionados no Programa Universidade para Todos (ProUni), segunda edição de 2016. Os estudantes devem comparecer às instituições de ensino até o dia 1º de julho para comprovar as informações da inscrição e efetuar matrícula.
O prazo para manifestar interesse na lista de espera vai do dia 8 ao dia 11 de julho. São 125.442 bolsas de estudo oferecidas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Das bolsas, 57.092 são integrais e 68.350 parciais. São Paulo é onde há maior oferta, com 34.725, seguido de Minas Gerais, 12.004, e o Distrito Federal, com 9.182.
Os cursos que mais oferecem vagas são Administração, com 12.500, Direito, 8.561, e Pedagogia, 7.139. Além disso, os cursos de Engenharia, somados, têm 14.410 vagas.
O ProUni
Pode se inscrever o estudante que não tenha diploma de curso superior, que tenha feito as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015, com no mínimo 450 pontos na média das notas e com nota acima de zero na redação.
O estudante ainda precisa atender a pelo menos uma das seguintes condições: ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou como bolsista integral; ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente como bolsista integral; ser pessoa com deficiência; ser professor da rede pública de ensino.
Pode concorrer à bolsa integral o candidato cuja renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 1,5 salário-mínimo. As bolsas parciais são para os casos em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de três salários mínimos.
GUIA DO ESTUDANTE

quarta-feira, 22 de junho de 2016

CONSULTA DE VAGAS DO FIES 2016/2 JÁ ESTÁ DISPONÍVEL - São oferecidas 75 mil oportunidades. Inscrições serão feitas de 24 a 29 de junho.

As 75 mil vagas oferecidas na segunda edição de 2016 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já estão disponíveis para consulta. As inscrições começam na próxima sexta-feira (24) e seguem até 29 de junho. 
Exigências
As vagas são destinadas aos candidatos que tenham participado de uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010, cuja média das provas seja igual ou superior a 450 pontos e a nota da redação acima de zero.  
A renda média mensal exigida sofreu uma alteração nesta edição. O valor subiu de 2,5 salários mínimos para três salários mínimos. A medida tem como objetivo ampliar o atendimento do financiamento para mais famílias. 
Oferta
A nova edição do Fies permanece com a prioridade na oferta para os cursos de Engenharia, Saúde e Formação de Professores. No entanto, o Ministério da Educação redefiniu a ordem de distribuição das vagas com o objetivo de evitar a ociosidade das oportunidades, já que o primeiro semestre registrou mais de 110 mil postos sem preenchimento, sendo a maioria de licenciatura
No Fies 2016/2, as áreas prioritárias representam 60% da oferta, 10% a menos do que o estabelecido no primeiro semestre deste ano. Os demais cursos contam com um crescimento de 30% para 40% das oportunidades do fundo. 
Entre os cursos prioritários, o MEC determinou o aumento de 45% para 50% de vagas disponíveis para a área de Saúde, assim como Engenharia conta com um crescimento de 35% para 40% das oportunidades. Para Licenciatura, Pedagogia e Normal Superior a queda foi de 10% na oferta. 
Resultado
Os pré-selecionados serão conhecidos em 30 de junho. Os convocados deverão concluir a inscrição no SisFies de 1º a 4 de julho. 
A adesão à lista de espera também será feita em 30 de junho. As chamadas serão feitas de 4 de julho a 10 de agosto.
Mais informações no Edital.
Vestibular Brasil Escola

FACAPE - Vestibular 2016.2 - Resultado Divulgado.