quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Descubra o que você pode fazer com a nota do Enem

Resultado de imagem para enem
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem hoje um papel importantíssimo na vida dos estudantes brasileiros.
Além de servir para avaliar a qualidade do ensino médio no País, o Exame também se transformou na principal porta de entrada para a formação superior. Inúmeras universidades públicas e privadas de Norte a Sul do Brasil já usam a nota do Enem como critério de seleção até para cursos mais disputados, como Medicina, Engenharia e Direito.
Mas não é só isso. Dá para usar a nota do Enem para entrar direto na faculdade privada, concorrer a um financiamento estudantil e muito mais.
Confira tudo o que você pode fazer com a nota do Enem!
Entrar na universidade pública
Cada vez mais universidades públicas federais, estaduais e municipais usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para escolher novos estudantes.
Para participar do Sisu, o aluno precisa ter feito o Enem mais recente e ter tirado nota acima de zero na redação.
O Sisu é realizado sempre nos meses de janeiro e junho.
Conseguir uma bolsa de estudos em universidade particular
O Programa Universidade para Todos (ProUni) concede bolsas de estudos a estudantes de baixa renda que tiveram uma boa nota no Enem.
As bolsas podem ser integrais (pagam toda a mensalidade) ou parciais (pagam a metade) e pode participar quem tiver renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.
O ProUni também tem alguns requisitos de escolaridade e para se inscrever é obrigatório ter feito o Enem mais recente, com pelo menos 450 pontos nas provas e nota acima de zero na redação.
O ProUni acontece duas vezes por ano, geralmente em janeiro e em junho.
Conseguir um financiamento estudantil a juros baixos
O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é outro programa do Governo Federal de incentivo à formação superior.
É um benefício interessante para estudantes de baixa renda que não conseguiram entrar no curso desejado pelo Sisu ou pelo ProUni.
Para participar é preciso apresentar um desempenho mínimo de 450 pontos nas provas objetivas e nota acima de zero na redação em qualquer edição do Enem a partir de 2010. É obrigatório também cumprir o requisito de renda familiar.
O FIES abre inscrições duas vezes por ano, no primeiro e no segundo semestre.
Entrar direto numa universidade privada
Muitas universidades privadas aceitam a nota do Enem como critério para seleção de novos alunos.
Cada instituição define suas próprias regras de utilização do Enem. Algumas exigem notas mais altas em determinada área do conhecimento (Matemática ou Linguagens, por exemplo), outras aplicam um teste nos candidatos, outras estabelecem uma nota mínima na redação.
Algumas ainda oferecem descontos e até mesmo bolsas de estudos a quem apresentar um desempenho excepcional nas provas do Enem.
Para saber em detalhes como funciona o processo na instituição do seu interesse, consulte o site da faculdade.
Ganhar uns pontos extras no vestibular tradicional
Alguns vestibulares de universidades públicas aceitam a nota do Enem como complemento da pontuação.
Nesse caso, cada instituição define como vai usar a nota do Enem para complementar o desempenho no vestibular. É preciso consultar o edital do processo seletivo para entender o modelo adotado.
Obter certificado de conclusão do ensino médio
A nota do Enem também pode servir para obter o certificado de conclusão do ensino médio. Isso é especialmente útil para quem não concluiu os estudos no prazo regular e precisa desse documento para entrar numa instituição de ensino superior, conseguir uma vaga de emprego que exija esse nível de escolaridade, participar de concursos ou simplesmente obter a certificação.
O candidato deve marcar a opção correspondente no ato da inscrição do Enem e escolher uma instituição certificadora na lista disponível. O certificado tem o mesmo valor dos emitidos pelas escolas regulares.
Para conseguir o certificado de conclusão do ensino médio com a nota do Enem é preciso:
-Marcar essa opção no ato da inscrição.
-Ter idade mínima de 18 anos.
-Obter no mínimo 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Enem (Matemática, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Linguagens).
-Obter pelo menos 500 pontos na Redação.
MSN EDUCAÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário