sábado, 30 de junho de 2012



Química Integral ....PREPARANDO  seus FERAS para

 VENCER a batalha do VESTIBULAR!!!


Eles acreditaram no sonho de entrar na universidade...
estudaram no Curso Química Integral com o Prof. Juan Bandeira... e agora  estão na Universidade.

Confira alguns futuros Médicos ,preparados no 

Química Integral , para ENFRENTAR e VENCER a 

batalha do vestibular...

Em APENAS 3 ANOS



Eles estão Chegando.....
  • Jean Santana de Souza – Medicina – UPE (2ºLugar)/ UNEB (3ºLugar)
  • ·         Marcos Luan Ribeiro do Nascimento – Medicina  - UPE
  • ·         André Luiz Andrade Araújo - FTC 2ª Lugar Medicina - Vagas do ENEM 2012.2
  • ·         Islan Gonçalves Lopes – Medicina – UNEB/UEFS
  • ·         Guilardia Romenia Silva Duarte – Medicina - FTC
  • ·         Thiara Caaci do Vale Amorim – Medicina  - UPE
  • ·         Carolina Raquel Melo de Sena – Medicina – UFCG/UFPB
  • ·         Maira Sandes Moromizato – Medicina – UNIT
  • ·         Bruno Saraiva – Medicina – FMJ/PUC – SP
  • ·         Yasmin Bione Diniz – Medicina – ITPAC  
  • ·         Andressa Diniz – Medicina - FTC
  • ·         Josemir Coelho junior – Medicina – UPE/UFC/UFCG/UNIVASF
  • ·         Priscila Ribeiro de Amorim – Medicina - UNIVASF
  • ·         Monique Taise dos Santos –  Medicina – FBV
  •           Cícera Alice Macêdo  - Medicina - Universidade Gama Filho·         
  •          Bruno Márcio     Mororó – Medicina - FMJ
  • ·         Stéfane Gomes Cajuí  - Medicina – UPE/UPE – SSA
  • ·         Juscielle de Souza Barros – Medicina - UPE/UFPB
  • ·         Joabson Ribeiro de Assis – Farmácia – UNIVASF – 2º lugar geral/Medicina - UNIMAR – SP
  • •      Polianna Guedes Granja - Medicina – UPE
  • •      Silvan Iris Gomes Guimarães – Medicina - FCM
  • •      Paulo Victor Amorim Marques – Farmácia – UNIVASF/Medicina – UNIVASF
  • •      Tamara Tárcia – Medicina - FTC
  • •      Caroline Saraiva B. Amorim – Medicina – UFPE
  • •      Rafael Vitorino Ribero – Medicina – UEFS (Concorrência de 100 candidatos :1 vaga)
  • •      Tasso Renan Lopes – Medicina - UESB/Famárcia - UNIVASF – 3º lugar geral 

Química Integral ....PREPARANDO  seus FERAS para 


VENCER a batalha do VESTIBULAR!!!


Em apenas 3 anos...
..com muito trabalho e dedicação...

...o Curso Química Integral APROVA nos Melhores Cursos da Região...Já são mais de 100 SONHOS UNIVERSITÁRIOS realizados...

....Fera venha para o Química Integral ...Venha estudar QUÍMICA  com o Prof.Juan Bandeira...

...Venha estudar com o MÓDULO ATUALIZADO 2012... TEORIA COMPLETÍSSIMA  e com Questões do ENEM UPE UFPE UFBA UNEB dos últimos vestibulares...

...Fera venha estudar no Química Integral  e Realize o SEU SONHO UNIVERSITÁRIO!!!



Venha aprender Química ,estudando os assuntos numa sequência que facilita a sua aprendizagem!!!


Química Integral - Prof. Juan Bandeira

Química Integral ....PREPARANDO  seus FERAS para


 VENCER a batalha do VESTIBULAR!!!

13 anos de Experiência

Módulo 02 
MATRÍCULAS ABERTAS!!!!

ENDEREÇO – PETROLINA-PE
AV. PERNAMBUCO, 146 – JARDIM PAULO AFONSO
87 3861-7605 | OI 8835-5335 | TIM 9617-8141

Enem: professor do Anglo explica características da prova de geografia

Paulo Moraes diz quais competências são cobradas pela avaliação e revela os temas da disciplina mais recorrentes na prova federal

Desmatamento na Amazônia em foto aérea divulgada pelo Greenpeace
(Divulgação)


Três passos para fazer a escolha certa do curso no vestibular

27/06/2012
Psicólogos e orientadores dão dicas para os estudantes escolherem a carreira certa de maneira equilibrada e satisfatória


imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
Quanto mais informações você tiver sobre a carreira que deseja seguir, melhor

As complicadas emoções vividas na fase do vestibular começam pelas escolhas. Como optar pela carreira adequada no meio de tantas possibilidades? Além das expectativas pessoais, muitos jovens enfrentam as cobranças – muitas vezes, exigências – dos pais para que façam a escolha certa, como se aquilo fosse definitivo e imutável. Para ajudar os vestibulandos que estão em dúvida quanto à escolha da carreira, a Universia Brasilconversou com orientadores e psicólogos que forneceram algumas dicas para que você faça a escolha certa do curso .

A psicóloga e professora e pesquisadora do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (USP)Marilene Proença esclarece a situação. “Antes mesmo das provas o jovem já passou por todo um processo de escolha de carreira e isso é vivido como um momento de tensão, dúvida e questionamento.”

Para tomar a decisão certa, os estudantes devem basear-se no máximo de informações possível. “A imaturidade e a falta de autoconhecimento dificultam a escolha do aluno, pois ele fica sem saber o que fazer. Um exemplo são os jovens que desejam cursar medicina, mas não conseguem mexer com sangue ou não gostam de lidar com outras pessoas”, diz Érica Ferro, orientadora educacional do cursinho Oficina do Estudante.

Para fazer a opção certa, Marilene indica três passos:

Passos para escolher a carreira certa: 1. Orientação profissional

“A passagem do ensino médio para o ensino superior deveria ser acompanhada, para que essas escolhas fossem realmente próximas daquilo que corresponde aos desejos, necessidades e intenções do jovem comoprofissional”, diz Proença. As orientações profissionais podem ocorrer de formas diferentes: individuais, em clínicas, na escola ou em grupos. “São realizadas atividades para que os estudantes possam se conhecer melhor e escolher uma carreira que vá de encontro ao seu jeito de ser”, completa Érica Ferro.

Passos para escolher a carreira certa: 2. Aprofundar informações

Quanto mais informações você tiver sobre a carreira que deseja seguir, melhor. “Esses dados podem ser encontrados na internet, nos sites das universidades ou conversando com universitários que já estejam nos cursos. É importante buscar informações sobre o mercado de trabalho, salário e a grade curricular de cada faculdade”, explica a orientadora.

Passos para escolher a carreira certa: 3. Conversar com profissionais

A dica é que você tente se enxergar na situação e rotina do profissional da carreira a ser escolhida. Para isso, busque contato com profissionais e conheça pessoas envolvidas na área. “O jovem deve fazer isso para que não haja apenas uma idealização do trabalho, mas sim uma prática e como ela se constitui” completa Proença. Além disso, você pode visitar os locais de trabalho e conhecer como funciona a rotina desses profissionais, fora do campus da universidade.
Fonte: Universia

sexta-feira, 29 de junho de 2012


Grevista impede matrícula de aprovados pelo Sisu na Bahia

Lideranças grevistas do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB) (Assufba-Sindicato) impediram nesta sexta-feira (29) que os estudantes aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pudessem fazer matrícula na UFRB, única universidade federal baiana que aceita o sistema como método de seleção.

De acordo com a assessoria da UFRB, as lideranças grevistas bloquearam a entrada do Pavilhão de Aulas I, onde seriam realizadas as matrículas, em Cruz das Almas, 146 quilômetros a oeste de Salvador, e instruíram os estudantes a retornar.

Segundo informações da universidade, a procura dos aprovados foi pequena no primeiro dia de matrículas, que seguem até o dia 5 na instituição. A maior procura de estudantes aprovados no Sisu deve ser verificada a partir do dia 3, já que segunda-feira é feriado no Estado. A universidade ofereceu 850 vagas para aprovados pelo Sisu. A reitoria da UFRB informa que negocia a liberação da entrada na unidade com a direção da Assufba e que, por enquanto, não vai adotar a suspensão das matrículas, como fez a Universidade Federal do Ceará (UFC).
Fonte: Agência Estado

Matrícula do Sisu está suspensa nas universidades e institutos federais, diz sindicato

Os estudantes aprovados em 48 instituições federais de ensino superior que participaram do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) não poderão fazer a matrícula, que estava marcada para começar nesta sexta-feira (29). O processo foi suspenso por decisão do comando de greve da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (Fasubra). A entidade representa os servidores das universidades e institutos federais, que estão em greve desde o dia 11 deste mês.

De acordo com a coordenadora-geral da entidade, Janine Teixeira, os técnicos administrativos de todas as universidades federais e institutos federais de educação profissional aderiram à paralisação. Por isso, a matrícula deverá ser suspensa nessas instituições – são 48 entre as 56 que participaram desta edição do Sisu. As outras são insituições estaduais.
LEIA MAIS:
» Greve suspende matrícula dos aprovados no Sisu na Universidade Federal do Ceará


O sistema foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) para unificar a oferta de vagas em universidades públicas, que são disputadas pelos estudantes a partir da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, 642 mil candidatos participaram da disputa de cerca de 30 mil vagas.

“Desde 2007, nós fizemos 52 reuniões com o governo e não foi apresentada nenhuma proposta, temos o menor piso do funcionalismo público federal. A categoria partiu para a radicalização como forma de pressionar onde o governo vai sentir o aperto [no Sisu]”, explicou Janine sobre a decisão de suspender a matrícula do Sisu. No ano passado, a categoria também fez uma longa greve, mas os principais serviços, como matrícula, não foram interrompidos.

A matrícula dos aprovadas em primeira chamada estava marcada para começar hoje e terminar em 9 de julho. Após o fim do prazo seria convocada uma segunda chamada, em 13 de julho. O MEC ainda não se posicionou sobre o assunto. Ainda não se sabe se o resultado da segunda chamada será adiado, nem se o processo de matrícula está mantido nas outras instituições que participaram do Sisu, mas não fazem parte do movimento grevista.
Fonte: Agência Brasil

Unicap (PE) inscreve até 7/07, para o Vestibular do meio do ano 2012

As inscrições para o Vestibular do meio do ano da Unicap - Universidade Católica de Pernambuco continuam abertas. Estão sendo oferecidas 355 vagas distribuídas nos cursos de Arquitetura, Direito, Engenharia Civil, Engenharia Química, História e Jornalismo. A seleção no Processo Seletivo de 2012.2 será realizada pelas notas do Enem 2009, 2010 ou 2011 ou por meio da prova do vestibular tradicional. A inscrição pode ser feita até o dia 07 de julho, pelo sitewww.unicap.br/vestibular. O valor da taxa de inscrição será de R$ 80,00.


Os candidatos que estudaram todo o ensino médio em escola pública terão desconto de 50% no valor da taxa de inscrição. Após fazer a inscrição no site, quando imprimirão o boleto, deverão efetuar o pagamento na sede da Comissão de Aplicação do Vestibular (Coave), onde deverão apresentar comprovação com histórico escolar ou declaração da escola onde estudaram. Os demais candidatos farão a inscrição no site, imprimirão o boleto para pagamento e deverão pagar em qualquer banco ligado ao sistema de compensação nacional.

Todos os candidatos que concorrerão com as notas do Enem deverão apresentar na sede da Coave original e cópia do boleto quitado e original e cópia do boletim com a nota do Enem que usará para concorrer. As provas do Vestibular serão realizadas no dia 14 de julho.

Mais informações: www.unicap.br/vestibular


Divulgados livros e conteúdo para o Vestibular 2013.1 da UFT (TO)

Os candidatos a uma vaga nos cursos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) já podem conferir quais serão os conteúdos e obras abordados nas provas do Vestibular 2013.1 da instituição. - Clique aqui e faça sua consulta.


O conteúdo programático e a literatura indicada foram divulgados nesta semana pela Comissão Permanente de Seleção da Universidade (Copese) e podem ser conferidos aqui. Ao todo, são indicados quatro livros da literatura clássica e um da literatura regional, de autoria do escritor e jornalista Sebastião Pinheiro.

As provas do Vestibular 2013.1 ainda não têm data divulgada.


Como estudar Química para a prova do Enem?

Veja quais são os temas mais recorrentes e como se preparar


Os temas mais recorrentes
Os assuntos que mais aparecem nas questões do Enem desde 2009
Estequiometria
Termoquímica
Pilha e eletrólise
Oxidação
Equilíbrios químicos
pH
Funções orgânicas
Para o professor e supervisor de química do curso Anglo, João Usberco, as questões de química no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) são bem contextualizadas e abordam temas clássicos.
"De 2009 para cá, a prova no geral tem ficado mais parecida com um vestibular, trazendo questões que cobram mais conteúdo. O aluno precisa fazer uma boa leitura e ter alguns conhecimentos prévios do ensino médio", completa.
Ele diz que o tema mais cobrado - e que provavelmente cairá de novo em 2012 - é cálculo estequiométrico.
Em segundo lugar vem termoquímica, geralmente pedindo o cálculo da quantidade de calor liberado na queima de diferentes materiais, como combustíveis. Muitas vezes as perguntas relacionam os dois temas.
Em seguida, aparecem pilha e eletrólise, em questões que pedem para o aluno calcular o potencial de uma pilha. Oxidação também teve ocorrência, com o pedido para que se indicasse as substâncias que oxidam e reduzem.
Outro assunto muito presente são os equilíbrios químicos, relacionando o deslocamento de equilíbrio e concentração de reagente.
O tema acidez, neutralidade ou alcalinidade de uma solução aquosa (pH) também aparece, especialmente em questões envolvendo chuva ácida e efeito estufa. O professor, no entanto, afirma que o Enem geralmente cobra mais conceitos do que cálculos.
Em química orgânica, o que tem sido pedido e, segundo Usberco, é fundamental que se saiba, é o reconhecimento das funções orgânicas. "Também considero provável aparecer isomeria plana e espacial, reações envolvendo álcoois e tipos de polimerização. Isso não foi explorado ainda e tem grandes chances de aparecer", completa.
Como se preparar
Para esse tipo de conteúdo, não tem jeito: é preciso ter o conhecimento prévio adquirido no Ensino Médio. "O nível de profundidade não é muito grande, mas é fundamental ter conceitos básicos. Não tem jeito de deduzir essas coisas. O aluno precisa saber identificar quais funções orgânicas existem em certo composto, ou saber o que é excesso e pureza, por exemplo.", diz o professor.
A melhor forma de estudar química, segundo ele, é resolvendo exercícios para entender os conceitos. Sem tentar decorar.
Na hora de resolver a prova, a dica é: leia a pergunta antes e só depois vá para o texto, sublinhando os conceitos mais importantes. "Às vezes eles trazem tantas informações desnecessárias que o aluno acaba se perdendo.", afirma Usberco.
Fonte:Guia do Estudante

Faculdade Pernambucana de Saúde inscreve para vestibular até próxima quarta

Publicado em 29.06.2012, às 13h29

Do NE10
Segue até a próxima quarta-feira (04), o período de inscrições para o vestibular da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS). Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Psicologia são os cursos que abriram vagas nesse semestre. As inscrições devem ser feitas exclusivamente através do site da faculdade.
A prova será aplicada no 7 de julho, das 9h às 13h, no campus 1 da FPS, localizado na rua Jean-Émile Favre, 422, Imbiribeira.
Os estudantes podem estagiar no Instituto de Medicina Integral de Pernambuco (Imip), hospital que mantém vínculo com a faculdade. Mais informações sobre detalhes dos cursos pelo (81) 3035-7777 ou através do e-mail contato@fps.edu.br.

Greve suspende matrícula dos aprovados no Sisu na Universidade Federal do Ceará

Publicado em 29.06.2012, às 13h43

Leonardo HefferDo NE10/Ceará
A matrícula dos estudantes na primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada na Universidade Federal do Ceará (UFC) foi suspensa na manhã desta sexta-feira (29) devido a greve dos servidores técnico-administrativos. A ação atende uma atende orientação nacional da Federação dos Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Públicas Brasileiras (FASUBRA). 

De acordo com a UFC, a vaga dos selecionados para a primeira chamada está garantida, independente da matrícula nesta sexta-feira e será retomada assim que o impasse for resolvido pelo Ministério da Educação (Mec).

Os aprovados fazem parte da seleção para o segundo semestre de 2012 e em todo o país, vão até o próximo dia 9 de julho e a lsita dos aprovados pode ser acessada no site do Sisu.

Candidatos a bolsas do ProUni têm até segunda para se inscrever

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Os candidatos a bolsas de estudo em instituições particulares de ensino superior pelo ProUni (Programa Universidade para Todos) têm até segunda-feira para fazer suas inscrições nosite do programa.
Neste segundo semestre serão oferecidas 90.311 bolsas --52.487 integrais e 37.824 parciais (50% da mensalidade).
O processo de seleção do ProUni tem uma única etapa de inscrição, com duas chamadas para convocação dos candidatos pré-selecionados.
O estudante pode fazer até duas opções de curso e de instituição no ato da inscrição. A primeira chamada será divulgada em 5 de julho e os pré-selecionados terão até o próximo dia 13 para comparecer à instituição de ensino em que pretende estudar para apresentar a documentação e providenciar a matrícula.
A segunda chamada está prevista para 20 de julho, com prazo para matrícula e comprovação de informações até o dia 26.
Podem se candidatar às bolsas integrais estudantes com renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 933) por pessoa. Já as bolsas parciais são destinadas a candidatos com renda familiar de até três salários mínimos (R$ 1.866) por pessoa.
Para concorrer às vagas é necessário ter feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011 e ter obtido um mínimo de 400 pontos na média das cinco notas e nota diferente de zero na redação. O candidato também deve ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou, em caso de escola particular, na condição de bolsista integral.
Professores da rede pública de ensino básico que concorrem a bolsas em cursos de licenciatura, curso normal superior ou de pedagogia não precisam cumprir o critério de renda, desde que estejam em efetivo exercício e integrem o quadro permanente da escola na qual atuam.
LISTA DE ESPERA
Após divulgação das duas chamadas, os candidatos não pré-selecionados ou aqueles que foram pré-selecionados em cursos sem formação de turma poderão pedir inclusão na lista de espera, que será usada pelas instituições participantes do programa para a ocupação das eventualmente bolsas ainda não ocupadas.
O período para manifestação de interesse na lista será de 2 a 4 de agosto. Ao fim desse prazo, a partir do dia 7 de agosto, serão feitas as convocações dos integrantes.

quinta-feira, 28 de junho de 2012


Enem 2012: orientações gerais para uma boa prova

Professor do Anglo Vestibulares fala das características da avaliação

Alunos se preparam para prova do Enem
Alunos se preparam para prova do Enem (Danilo Verpa/Folhapress)
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vem ganhando importância na agenda de vestibular dos candidatos. Todas as 59 universidades federais utilizam de alguma maneira as notas da avaliação federal, que ainda serve de passaporte para programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (ProUni), o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e o Ciência Sem Fronteira.
As provas deste ano acontecem em novembro e, para não fazer feio, é preciso preparar-se bem para o exame. O Enem, reformulado em 2009, é tradicionalmente uma prova extensa, que traz enunciados longos que cansam os candidatos. Por isso, a leitura diária é essencial para quem quer se destacar. Estar atualizado também é essencial, já o que o Enem costuma abordar temas como meio ambiente, cidadania e até política. Os professores alertam que não é necessário preprar-se para uma prova essencialmente conteudista, mas não se pode deixar de lado osconceitos mais importantes de cada disciplina.
No vídeo a seguir, Ronaldo Carrilho, supervisor de física do Anglo Vestibulares, fala sobre as características gerais da prova do Enem. Confira:

Enem: professor do Anglo explica as características da prova de história

Gianpaolo Dorigo diz quais competências são cobradas pela avaliação e revela os temas e episódios mais recorrentes na prova


10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012

28/06/2012
A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é conhecida por estar alinhada ao dia-a-dia do aluno e, por isso, está recheada de questões de atualidades. Confira 10 temas de atualidades que podem cair no Enem 2012

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação

Universia Brasil conversou com dois professores do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante, Dario Feltrin e Célio Ricardo Tasinafo, para saber quais os temas que mais têm chance de cair na parte de atualidades no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). É importante ressaltar que estar antenado dos acontecimentos atuais é essencial não somente para as provas de geografia.


Como o Enem é interdisciplinar, estes assuntos podem estar ilustrando uma questão de história ou defísica, por exemplo. O ideal seria estar bem atento às notícias que pautam a imprensa brasileira e internacional, mas para facilitar o seu trabalho oferecemos 10 temas com alta probabilidade de cair no Enem e nos vestibulares.

Portanto, embora “atualidades” não seja uma matéria padrão do Enem, como já dito, ela está estampada em outras questões do exame e exige conhecimentos de outras matérias, como entendimento de texto (português), história e geografia. Por exemplo, para entender a Guerra das Malvinas (um dos tópicos nos quais os professores apostaram) é importante saber um pouco sobre a história da Inglaterra e da Argentina.

Confira a seguir os 10 temas que podem cair no Enem 2012 de atualidades e redirecione melhor os seus estudos:


1- Guerra das Malvinas

3 décadas após a guerra entre a Argentina e Reino Unido pela soberania das Ilhas Malvinas ou Falklands, a presidente argentina Cristina Kirchner reivindica as ilhas. “É um tema evidente para explorar o nacionalismo dos argentinos – tal como tentado pelo governo militar daquele país em 1982”, explanam os docentes.


2- Haiti

A pobreza no Haiti agravada pelo terremoto que devastou o país em 2012 tem consequências no Brasil. Muitos se mudaram para terras brasileiras a fim de encontrarem uma vida melhor. “Estima-se que cerca de 4 mil haitianos vivam no Brasil, 40% deles em situação irregular. O governo brasileiro, cedo ou tarde, terá de enfrentar a discussão sobre uma política de imigração para o país, principalmente pelo fato de nossa economia se apresentar em desenvolvimento, atraindo imigrantes de outros países latino-americanos, já que, além de haitianos, há um grande contingente de bolivianos vivendo no território brasileiro, muitos deles em condições bastante precárias”, explicam os professores.


3- Crise na Zona do Euro

A crise na Europa tem assustado investidores e posto em xeque a existência do Euro, moeda única europeia. “Destaque para os PIIGS, grupo formado por Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha – países com situação econômica mais crítica na zona do Euro (moeda única europeia). Isso porque houve certa irresponsabilidade fiscal por parte dos seus governos na última década – gastaram muito mais do que arrecadaram em impostos e aumentaram muito a dívida pública com relação ao PIB. Desde o ano passado, a expectativa geral do mercado internacional é que crescem as chances dos membros do PIIGS deixarem de pagar os juros e serviços de suas dívidas ou ainda não conseguirem honrar o resgate de títulos públicos. Tais expectativas aumentaram ainda mais, após a deflagração da crise na Grécia (cuja economia foi temporariamente “salva” graças a um aporte de capital da União Europeia, à renegociação de suas dívidas com seus principais credores e a um amargo e impopular pacote de corte nos gastos públicos)”, discorrem os dois professores.


4- Comissão da Verdade

Com a recente manifestação do governo sobre o impedimento da apuração do caso Vladimir Herzog em razão da Lei da Anistia, o assunto da Ditadura e da Comissão da Verdade ganhou novo fôlego. “Promovida pelo governo brasileiro no intuito de investigar abusos de direitos humanos cometidos durante a ditadura militar (1964 – 1985), a Comissão da Verdade pode ser um tema de redação”, palpitam Dario Feltrin e Célio Ricardo Tasinafo.


5- Novo Código Florestal

“Depois de 47 anos, o Brasil terá um novo Código Florestal, o conjunto de leis que define regras para a produção agrícola e para a preservação ambiental. O texto anterior, de 1965, sofreu uma série de remendos ao longo das décadas e há muito tempo não cumpria seus principais objetivos. De um lado, defasado e desconectado da realidade atual, limitava o desenvolvimento do setor agrário no país; de outro, por ser amplamente desrespeitado, não servia para impedir o desmatamento”, afirmam os professores.


6- Monarquia Constitucional

Com o aniversário de 60 anos da Rainha Elizabeth do Reino Unido, também conhecido como jubileu de Diamante pode despertar questões históricas: “O jubileu de Diamante (60 anos) da Rainha Elizabeth II do Reino Unido pode levar à cobrança de questões sobre as diferenças entre regimes absolutistas (soberania política concentrada totalmente nas mãos do Monarca, que acumula as funções de chefe de estado e chefe de governo) e as monarquias constitucionais (o monarca é chefe de estado, mas o governo é exercido pelo primeiro – ministro e seu gabinete, definidos a partir da maioria parlamentar)”, explicam os professores da Oficina do Estudante.


7- Conferências da ONU sobre meio ambiente

Com a recente conclusão da Rio+20, o Enem e os vestibulares podem pedir questões sobre as conferências anteriores sobre meio ambiente. Os professores aconselham: “o estudante deve ficar atento a perguntas sobre: conferência de Estocolmo (1972); Eco 92 (Rio de Janeiro) e Rio+10 (Johanesburgo). Além disso, protocolos internacionais sobre temas relacionados à preservação ambiental também são importantes, como por exemplo, o protocolo de Kyoto sobre a emissão dos gases relacionados ao efeito estufa (1997)”.


8- Processos de nacionalização de hidrocarbonetos em países latino americanos

Desde 1998, ano em que Hugo Chávez começou um processo de estatização das empresas exploradoras de petróleo na Venezuela, o tema tem sido recorrente na América Latina. “Em 2012, o presidente Evo Morales acelerou as nacionalizações na Bolívia e o mesmo caminho foi tomado por Cristina Kichner na Argentina”, assinalam os docentes.


9- Produção de energia hidrelétrica no Brasil e a usina de Belo Monte

“Tema recorrente nas provas de vestibular. A polêmica construção da Usina de Belo Monte na bacia do Rio Xingu e todos os impactos socioambientais a ela relacionados devem aparecer em vários exames”, apostam.


10- Rios Voadores

Como explicam os professores, “as chuvas que ocorrem no Brasil não são provenientes apenas da umidade que vem do oceano Atlântico e se condensa no continente. Boa parte delas se origina da evaporação e da transpiração da floresta Amazônica, que formam uma quantidade enorme de vapor de água que se desloca da região Norte até o Sul do país. Esses vapores são transportados pelos ventos até a cordilheira andina, que funciona como uma barreira natural e redireciona o percurso da umidade para o Norte da Argentina, o Uruguai, o Sul e o Sudeste do Brasil”. O tema tem relevância atual porque influencia nas temperaturas e no clima de duas regiões brasileiras. A pergunta, portanto, fica: o que acontecerá com o clima destes estados com a crescente devastação das matas amazônicas? Talvez você enfrente esta questão em uma redação de vestibular ou no próprio Enem.


As provas do Enem 2012

Enem 2012 será realizado nos dias 3 e 4 de novembro (confira o cronograma do Enem no final da página). O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Fonte:Universia