domingo, 29 de setembro de 2013

É hoje Domingão com Aulão BioS Solidário..com a Equipe BioS .. A equipe Campeã em Aprovação dos Vestibulares


QUER PRESENTEAR UMA CRIANÇA CARENTE NO DIA DAS CRIANÇAS?
PARTICIPE DO AULÃO - BIOS SOLIDÁRIO, NESSE DOMINGO (29/09), NO BIOS PETROLINA E BIOS JUAZEIRO.
AULÃO 100% ENEM. 
TROCA ANTECIPADA DE SENHA. #solidariedade #foconoenem

Existe líquido que não molha?



Water_Surface_Glass
Existe, sim! Mas isso depende da composição química não só do líquido como também da superfície onde ele é depositado. O mercúrio que corre dentro dos termômetros, por exemplo, não molha o vidro, nem qualquer tipo de papel, mas, se for jogado sobre uma superfície de ouro, a bolinha de mercúrio se desfaz, espalhando-se. O que determina se um líquido molha ou não é uma disputa entre as forças de coesão - que mantêm moléculas e átomos de um mesmo material unidas - e as forças de adesão - determinadas pela atração que as partículas de um material exercem sobre partículas de outros materiais. Ou seja, um líquido molha quando as partículas da superfície geram uma atração maior do que a atração das partículas entre si. E, claro, se a superfície tiver poros, o líquido parece molhar mais, porque suas partículas se depositam nesses orifícios.
SECOS E MOLHADOS
Ligação entre os átomos de mercúrio é seis vezes mais forte do que a das moléculas da água
PÓLO AQUÁTICO
As moléculas de água são polares - têm pólos negativo e positivo - e se aglomeram porque o hidrogênio, que tem carga elétrica positiva, é atraído pelo pólo negativo do oxigênio. Ou seja, o H de uma molécula se liga ao O de outra.
ATRAÇÃO FATAL
Quando encontram o vidro, as moléculas de H2O em contato com a superfície se desfazem, estabelecendo ligações O-H com as moléculas do vidro (SiOH). Por isso, as moléculas de água se espalham e "molham" a superfície.
METAL DA GOTA
O mercúrio é formado por átomos com 80 elétrons e se apresenta na forma líquida - uma exceção entre os metais - porque os elétrons das camadas mais distantes do núcleo não estabelecem uma interação forte o suficiente com os vizinhos para torná-lo sólido.
NÃO ROLA QUÍMICA
Em contato com uma superfície de vidro, os átomos de mercúrio não sentem atração físico-química pelas moléculas de SiOH, preferindo se ligar entre si. Ou seja, a força de coesão é maior do que a de atração. Mas, se a superfície fosse metálica, isso seria diferente...
CONSULTORIA: PETER TIEDEMANN, DENISE PETRI E FERNANDO R. ORNELLAS, DO INSTITUTO DE QUÍMICA DA USP
Mundo Estranho

O soro da verdade funciona?



Não como todo mundo pensa. Várias substâncias entorpecentes e sedativas, incluindo o ecstasy, a maconha e o LSD, já foram utilizadas como “soro da verdade” desde que o termo surgiu, no início do século 20. Mas, até hoje, nenhuma pesquisa científica conseguiu descobrir uma droga que faça a pessoa perder o controle de si e falar somente a verdade. A ONU é contra o uso desse tipo de substância e, para a Anistia Internacional, utilizar supostos soros da verdade em interrogatórios é considerado um meio de tortura.
ME-132-pag40-620x411
A VERDADE DÓI
Soros foram usados por décadas, mesmo com efeitos colaterais e sem eficiência garantida
Culpa do Dr. House
Por volta de 1915, um obstetra dos EUA, Robert House, notou que mulheres em trabalho de parto anestesiadas com escopolamina falavam sinceramente sobre vários assuntos. Então, em 1922, ele testou a droga em dois suspeitos de um crime. Eles negaram as acusações e foram inocentados
Segredo de Estado
Estudos da CIA afirmam que barbitúricos (tipo de sedativo), como o pentotal sódico, poderiam ser usados para baixar a guarda de uma pessoa, revelando sua capacidade de falar outro idioma, por exemplo. Especula-se que a própria agência já tenha utilizado soros da verdade em interrogatórios
Fala, Brasil
No período da Ditadura Militar, o soro foi usado como forma de tortura nas prisões brasileiras. O pentotal sódico era injetado com a intenção de fazer o preso delatar planos e esconderijos. Mesmo com a supervisão de médicos, havia muitos efeitos colaterais, como alucinações
Pega na Mentira
O governo da Índia condena, mas são frequentes as denúncias sobre utilização do soro em algumas regiões do país. Laboratórios regulam o uso de narcóticos em interrogatórios. Em 2012, policiais pediram autorização para aplicar o pentotal sódico em um político suspeito de corrupção
DENTRO DO CÉREBRO
Substâncias causam problema de comunicação
A maioria dos soros da verdade atua no cérebro, inibindo a produção do neurotransmissor acetilcolina. Isso afeta o envio de informações dos neurônios a outras células. A pessoa fica mais desinibida e com a capacidade de julgamento alterada. O coração dispara e é possível ter alucinações, febre alta e convulsões

CONSULTORIAAna Luiza Camargo, coordenadora da área de psiquiatria do Hospital Israelita Albert Einstein, Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra do Hospital Israelita Albert Einstein
FONTES The Guardian, Scientific American, site do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo
Mundo Estranho

Dicas para o estudante fazer uma boa redação no Enem




+
A redação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma preocupação para muitos candidatos. Quem zera a redação não tem a prova corrigida e uma boa nota contribui para melhorar a média final. Os estudantes farão a redação no dia 27 de outubro, segundo dia de prova do Enem. A Agência Brasil ouviu professores que deram dicas para que os estudantes possam fazer uma boa redação.
Os professores citam a leitura e a prática da escrita como fundamentais. O estudante deve ler jornais e revistas para se atualizar sobre os temas que mobilizam a atenção da sociedade e, assim, ter base para desenvolver bons argumentos na redação. A leitura é também um meio para adquirir vocabulário e evitar a repetição de palavras ao longo do texto.
"É fundamental que os alunos façam um levantamento dos assuntos importantes que estiveram presentes nos jornais ao longo do ano para que possam ter uma consciência crítica sobre os assuntos que foram abordados", explica a professora de redação do curso preparatório do Sistema Elite de Ensino, do Rio de Janeiro, Rita Bezerra.
Ler textos com a mesma estrutura do exigido no Enem - que é o argumentativo-dissertativo - para se familiarizar com a estrutura é outra dica. "Essa tipologia pressupõe que o aluno estabeleça uma tese e dois ou três argumentos que fundamentem essa tese", explica Rita Bezerra.
Nessa reta final, com pouco mais de um mês para as provas, é bom intensificar os treinos. Fazer uma média de três redações por semana seria o ideal na avaliação da professora de redação do Curso Progressão Autêntico, do Rio de Janeiro, Talita Aguiar. O interessante, segundo ela, é escolher temas que estiveram em evidência no noticiário ao longo do ano. Fazer as redações anteriores do Enem também é um bom método de treino apontado pelos professores.
O professor de redação do pré-vestibular Alub, em Brasília, Marcelo Freire, chama a atenção dos estudantes para que revisem o noticiário anterior a julho já que a prova do Enem é elaborada com meses de antecedência. "Eles precisam revisar as atualidades de alguns meses atrás. Isso gera uma confusão nos candidatos que pensam que o que está saindo agora no jornal cai na prova", explicou.
A redação do Enem é aplicada no mesmo dia em que as provas de linguagens, códigos e matemática, que somam 90 questões. O candidato tem cinco horas e meia para fazer toda a prova. A recomendação é que se gaste, em média, uma hora com a redação. A professora Rita Bezerra sugere que os estudantes comecem a fazer as provas pela redação para que não cheguem ao momento de escrever o texto já cansados e, também, para o candidato ter mais tranquilidade com a redação garantida.
"Sempre indico que ela seja a primeira prova. O candidato pode deixar para passar a redação a limpo entre a prova de português e a de matemática porque ai ele pode tirar alguma dúvida em relação a grafia de alguma palavra ou concordância pela própria prova", disse Rita Bezerra.
A linguagem no texto merece atenção especial para evitar que a forma usada em redes sociais e conversas informais com amigos seja reproduzida na redação. "É comum perceber a influência da linguagem das redes sociais por meio de palavras coloquiais, gírias. O aluno deve atentar para uma linguagem o mais próximo da formal", diz a professora Talita Aguiar. Ela recomenda evitar palavras repetidas, uso excessivo do "quê" e do gerúndio. A concordância e a coesão do texto com o uso correto dos conectivos é outro item que requer atenção.
Para orientar os candidatos, o Ministério da Educação publicou um guia com dicas sobre a redação. O guia informa que é opcional dar título à redação e que a letra legível é condição para que a prova seja corrigida. Também detalha que na redação é preciso defender uma opinião sobre o tema proposto apoiada em argumentos consistentes e, por fim, elaborar uma proposta de intervenção social para o problema apresentado.
Atarde

Universidade Federal do Sul da Bahia oferecerá nove mil vagas em 2014


  • Manu Dias | GOVBA
    Reitor Naomar e governador Wagner em ato de criação da UFSB
Os estudantes das regiões sul e extremo sul baianos terão mais uma opção para cursar o ensino superior no Estado. Na sexta, 20, foi realizada em Itabuna (a 454 km de Salvador) a cerimônia de fundação da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). A nova universidade deve começar a funcionar no segundo semestre de 2014, oferecendo inicialmente nove mil vagas. Mas, a previsão é que até 2020 sejam oferecidas 18 mil vagas.
No ato realizado na sexta, o reitor pró-tempore Naomar de Almeida Filho empossou o Conselho Universitário Matriz, que terá a atribuição de auxiliar o futuro reitor da UFSB nas etapas iniciais de implantação da instituição. Tem ainda a missão de elaborar o estatuto e o regimento da nova universidade.
Campi
Em Itabuna vão funcionar os Centros de Formação em Ciências, Tecnologias e Inovação, em Comunicação e Artes e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. A UFSB terá mais dois campi, instalados no extremo sul. Porto Seguro terá o campus Sosígenes Costa, que oferecerá os centros de Formação em Ciências Humanas e Sociais, e em Ciências Ambientais, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências. Em Teixeira de Freitas, o campus Paulo Freire terá cursos na área da saúde, entre eles, o de medicina, e o Instituto de Humanidades, Artes e Ciências.
De acordo com Naomar de Almeida Filho, o ingresso de alunos se dará por intermédio de bacharelados interdisciplinares (BI), com acesso via Enem/Sisu ou via rede de colégios universitários (Cuni) instalados nos municípios de maior porte da região sul baiana. Para acesso à Rede Cuni, o Enem será usado na seleção de estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas públicas em cada município.
Outros cursos
Haverá 12 cursos de bacharelados interdisciplinares oferecidos em quatro grandes áreas de conhecimento (artes, humanidades, saúde além de ciência e tecnologia), cinco licenciaturas interdisciplinares (ciências da natureza, ciências humanas e sociais, matemática, computação e tecnologias, linguagens e códigos e artes), 15 cursos superiores tecnológicos, 30 cursos de graduação profissionalizante, 10 residências, 19 mestrados e nove doutorados.
Para o governador Jaques Wagner, a instituição dará grande impulso ao desenvolvimento econômico e social da região. "“Essa universidade vem para atender à demanda da região, onde muitos estudantes são obrigados a sair de suas cidades para fazer um curso fora"“, disse.
Atarde

Faculdade Ruy Barbosa abre inscrições para vestibular 2014.1

  • Divulgação
    Interessados devem se inscrever através do portal da faculdade
A Faculdade Ruy Barbosa inscreve para o vestibular 2014.1 até 27 de setembro. A instituição oferece vagas para 11 cursos, sendo dois novos, Engenharia de Produção e Design. Os interessados devem se inscrever através do portal da faculdade. A taxa de inscrição é de R$ 40.
Além das novas graduações, a Faculdade Ruy Barbosa oferece aos alunos os cursos de Psicologia, Administração, Direito, Ciências da Computação e Sistemas de Informação, além dos bacharelados em Arquitetura e Urbanismo, Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição.  Mais informações pelo telefone (71) 3205-1708.
ATARDE

sábado, 28 de setembro de 2013

Química 32 Equilíbrio Iônico KPS produto de solubilidade

A energia dos raios pode ser aproveitada?



Cloud-to-cloud_ramified_lightning_discharges
Não existe ainda uma tecnologia capaz de armazenar a energia dos raios para aproveitá-la depois. Mesmo que existisse, talvez não valesse a pena. A energia que um raio transfere da nuvem para a terra tem em torno de 500 quilowatts. Se você olhar a conta de luz da sua casa, verá que isso é pouco mais do que se consome em um mês.
"Talvez, no futuro, seja possível lançar mão de uma torre para captar raios e alimentar um sítio ou uma fazenda", diz o meteorologista Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos, São Paulo. "Isso poderá ser feito principalmente em regiões com alta incidência de relâmpagos, ou seja, mais de cinco faíscas por quilômetro quadrado por ano", afirma Osmar.
Ainda assim, será necessário estudar bem se o custo da montagem do equipamento compensa o benefício. Mesmo se fosse possível capturar todos os relâmpagos que caem em uma cidade como São Paulo (de 5 000 a 10 000 por ano) — por meio de milhares de torres ou pára-raios —, a energia capturada seria suficiente para alimentar no máximo 600 residências. Ou seja, não valeria a pena.
MUNDO ESTRANHO

Médico tem a melhor remuneração entre 48 carreiras analisadas por instituto


Guia das Profissões
Dedicação é a palavra-chave para aqueles que optam pelo curso de medicina. O tempo voltado para a carreira --que exige constante atualização-- começa bem antes de o jovem entrar no mercado de trabalho, com os concorridos vestibulares.

Por outro lado, a extensa oportunidade de trabalho e o retorno financeiro podem compensar o esforço de quem enxerga na área sua vocação.
Segundo o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), a carreira médica tem a melhor remuneração (uma média de R$ 6.940 mensais) e taxa de ocupação (91,8%) entre as 48 carreiras analisadas.
E para quem acha que as madrugadas de plantões são inevitáveis, algumas áreas permitem driblar isso.
"Uma das especialidades mais disputadas em residência hoje é dermatologia. Entre os motivos estão o fato de englobar a área estética e de não exigir uma rotina tão extenuante de plantões", afirma o coordenador do curso de medicina da Unicamp, Wilson Nadruz Junior.
Fabio Braga/Folhapress
Thiago Moreira Cruz, 28, em uma sala de laudos médicos de tomografia computadorizada. Ele faz residência em radiologia
Thiago Moreira Cruz, 28, em uma sala de laudos médicos de tomografia computadorizada. Ele faz residência em radiologia
Dados da Secretaria de Estado da Saúde mostram que a especialidade foi a mais concorrida no último concurso para bolsas de residência, com 34,5 candidatos/vaga.
Angela de Souza Cassol, 26, optou por essa especialização por achar que se trata de uma área desafiadora. "A pele é o maior órgão do corpo e, apesar de a queixa do paciente estar visível, nem sempre o diagnóstico é fácil. É uma área muito rica."
Angela está no segundo ano de residência no Hospital das Clínicas da Unicamp. No total, são três anos.
Outra especialidade promissora para os próximos anos é o setor de diagnóstico por imagem, de acordo com Nadruz Junior. "É uma área interessante, porque mexe muito com tecnologias, que avançam a cada dia", afirma.
Foi esse interesse que levou Thiago Moreira da Cruz, 28, a buscar os três anos de residência em radiologia no hospital Sírio-Libanês.
Depois de terminar sua primeira especialização, em 2012, ele faz mais um ano de residência em radiologia de músculo esquelético.
"Sempre gostei muito da parte de investigação, de juntar os quebra-cabeças e chegar a um diagnóstico final. A radiologia me propicia isso", diz o profissional.
Cruz aponta ainda que a especialidade também permite passar por várias áreas da medicina, desde a cirurgia geral até a neurologia.
RAIO-X DA CARREIRA
Salário médio
R$ 6.940,12

Jornada (horas semanais)
42

Empregabilidade
91,8%

Cobertura previdenciária
90,7%

Fonte: Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada)
ONDE ESTUDAR
USP, Unicamp e Unifesp
Inscrições encerradas

Unesp
Inscrições até 15.out

PUC (campus Sorocaba)
Inscrições de 14.out a 13.nov

Uninove
Inscrições até 1º.nov

Famema (Marília)
Inscrições de 14.out a 13.nov

FOLHA ON LINE

Aulão BioS Solidário..com a Equipe BioS .. A equipe Campeã em Aprovação dos Vestibulares


QUER PRESENTEAR UMA CRIANÇA CARENTE NO DIA DAS CRIANÇAS?
PARTICIPE DO AULÃO - BIOS SOLIDÁRIO, NESSE DOMINGO (29/09), NO BIOS PETROLINA E BIOS JUAZEIRO.
AULÃO 100% ENEM. 
TROCA ANTECIPADA DE SENHA. #solidariedade #foconoenem

Fuvest 2014 tem número recorde de inscritos; 38% são de escola pública

UOL

O vestibular da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) teve número recorde de inscritos na edição de 2014. No total, 172.001 candidatos devem fazer o processo seletivo para ingresso na USP (Universidade de São Paulo) e para a Faculdade de Medicina a Santa Casa. Desses, 65.224 são estudantes de escola pública (37,9%).

Entre os inscritos, 37.838 candidatos se identificaram como pretos, pardos ou indígenas. Pela primeira vez, a Fuvest
 oferecerá bônus racial de até 5% na pontuação dos candidatosOs números preliminares foram apresentados pela Pró-Reitoria de Graduação da USP nesta terça-feira (24). Segundo a pró-reitora, Telma Zorn, o número de candidatos de escola pública também é recorde. 

Inclusão

Pelo Inclusp, programa destinado aos alunos que realizaram a educação básica ou o ensino médio integralmente em escolas públicas brasileiras, foram inscritos 60.683 estudantes. Desses, mais de 48,4 mil fizeram a educação básica toda na rede pública. 
Esses alunos poderão receber bônus de até 15% em sua pontuação no vestibular da Fuvest. O percentual varia conforme o número de acertos dos estudantes. Se o aluno for preto, pardo ou indígena, poderá somar ainda até 5% de bônus racial.
Outros 27.995 estudantes se candidataram pelo Pasusp, programa direcionado a estudantes que estejam cursando o ensino médio em rede público. Para esses alunos, o bônus pode chegar a 20% por ser aluno de escola pública --outros 5% poderão ser somados caso haja bônus racial. 

USP quer saber onde estão ex-alunos; confira famosos que estudaram na universidade22 fotos

3 / 22
O apresentador Marcelo Tas cursou engenharia civil na Poli (Escola Politécnica) da USP Leia mais Fernando Donasci/UOL

Bônus racial

A proposta de bônus racial aprovada neste ano pela USP representou oabandono quase total do plano de metas do governador Geraldo Alckmin (PSDB), lançado em 2012 ao lado dos reitores das universidades estaduais paulistas. O plano tinha como meta ter50% das vagas destinadas a alunos de escola pública até 2016.
Em 2013, apenas 28,5% dos matriculados na USP eram estudantes de escola pública. O número é pouco maior do de 2012, quando 28% dos alunos eram de escola pública. 
Além disso, não entraram estudantes pretos nas três carreiras mais concorridas do vestibular 2013 da USP. Juntos, os cursos de medicina, engenharia civil em São Carlos e publicidade e propaganda matricularam 369 alunos, segundo a Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular). Desses, 78,3% se declararam brancos, 9,5% são pardos e 11,9%, amarelos. 

Vestibular 2014

A primeira fase da Fuvest acontece no dia 24 de novembro. São oferecidas no total 11.157 vagas, sendo 11.057 para a Universidade de São Paulo e 100 para o curso de medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Mentira ou verdade? Conheça dez mitos sobre a Fuvest11 fotos

1 / 11
Mesmo às vésperas da prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular) 2013, ainda há muitos "mitos" em relação ao exame. Por exemplo: É verdade ou mentira que, se for marcada a mesma letra em todas as questões, será atingida a nota mínima da primeira fase? É necessário preencher todas as linhas da redação para ser bem avaliado? Descubra o que é verdade ou mito na prova! Aline Arruda/Arte/UOL

Provas e Gabaritos de todas as edições do ENEM!!!

Provas e Gabaritos

Entre 1998 e 2008 as provas eram estruturadas a partir de uma matriz de 21 habilidades, em que cada uma delas era avaliada por três questões. Assim, a parte objetiva das provas era composta por 63 itens interdisciplinares aplicados em um único caderno.
A partir de 2009, as provas objetivas passaram a ser estruturadas em quatro matrizes, uma para cada área de conhecimento. Cada uma das quatro áreas é composta por 45 questões. Cada um dos cadernos, na nova edição do exame, é composto por 2 áreas de conhecimento, totalizando 90 questões por caderno.

2012

2011

2010

2009

Anteriores a 2009


20082007200620052004200320022001200019991998
Caderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno AmareloCaderno Amarelo

9 aplicativos grátis para estudar para o Enem


Se você está se preparando para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, contar com a tecnologia pode incentivar seus estudos. Confira aplicativos grátis que podem impulsionar seus estudos para o exame

9 aplicativos grátis para estudar para o Enem
Crédito: Shutterstock.com
Faltando apenas um mês para as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, qualquer ajuda na preparação é bem-vinda

Faltando apenas um mês para as provas doEnem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2013, qualquer ajuda na preparação é bem-vinda. Se você está buscando novos métodos de estudo para a prova, talvez contar com a ajuda da tecnologia seja um bom incentivo. Confira uma lista de aplicativos gratuitos desenvolvidos exclusivamente para preparar você para o exame e garanta uma ótima nota na prova deste ano.



9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 1. App Prova

O aplicativo, criado por professores mineiros, contém cerca de 9 mil questões do Enem. Ao errar uma delas, o sistema mostra a resposta correta e indica o conteúdo que precisa ser revisado pelo estudante. Disponível para Android e iOS.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 2. Descubra o Enem

O app conta com testes de edições anteriores da prova, além de questões formuladas por professores do Colégio Pentágono do Rio. Ao concluir o simulado, o estudante indica seu Estado e a carreira que pretende seguir, para que o aplicativo ofereça uma classificação em relação aos demais usuários. Disponível para iOS.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 3. Enem Free

O aplicativo conta com mais de 1.400 questões, sendo 300 gratuitas e as restantes pagas. As perguntas foram retiradas dos exames realizados entre 1998 e 2012. Os testes são escolhidos por quantidade de enunciados e matérias e a partir dessa decisão o sistema seleciona aleatoriamente quais questões o aluno vai responder.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 4. EstudaVest

O app oferece questões tanto para o Enem quanto para vestibulares. O estudante pode selecionar disciplinas específicas para estudar e fazer simulados que também são gerados aleatoriamente.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 5. Nota 10

O aplicativo conta com as funções de simulado para o Enem e oferece desempenho nos testes realizados, bem como um histórico de quantas questões ainda faltam para resolver. É possível programar o conteúdo desejado, a quantidade de enunciados e um tempo para resolvê-los. Disponível para Android.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 6. Pense +

Composto por mais de 700 enunciados de provas anteriores do Enem, o aplicativo oferece inclusive as questões mais recentes, retiradas da prova de 2012. Disponível para Android.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 7. Provas e Simulados

O app oferece simulados direcionados para o Enem com questões retiradas das provas dos anos anteriores. Ao fim do teste é exibido um gráfico de desempenho que pode ser utilizado como relatório de rendimento ao longo de cada teste realizado. Disponível para Android.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 8. Quase lá

O aplicativo oferece testes das versões anteriores do Enem e ainda incentiva o usuário a resolver as questões lidando com a pressão do prazo. Os estudantes podem escolher cinco níveis de resolução: hiperativo, normal, quase lá, completo e missão impossível. Disponível para Android e iOS.


9 aplicativos grátis para estudar para o Enem: 9. Simulado Enem

O conteúdo foi desenvolvido pelos professores do núcleo pré-universitário do Colégio 7 de Setembro, do Ceará. O app reúne 180 enunciados e oferece o tempo disponível para resolver as questões. Além disso, ainda mostra as estatísticas dos erros e acertos dos usuários.



Vestibular da FBV será realizado neste domingo


Os feras terão das 9h ao meio-dia para responder as questões da prova. Foto: arquivo NE10
As provas do vestibular da Faculdade Boa Viagem (FBV) serão aplicadas neste domingo (29) nos câmpus da Imbiribeira e da Boa Vista, ambos no Recife. Os vestibulandos devem comparecer pelo menos uma hora antes do início do testes, marcado para às 9h. Os feras terão três horas para resolver as questões. É necessário levar um documento de documento e os equipamentos serão desligados durante a aplicação do certame.
O local de provas para os inscritos nos cursos de bacharelado será o prédio da FBV da Imbiribeira, Zona Sul do Recife. Já aqueles que farão os testes para os cursos tecnológicos deverão seguir para o câmpus da Boa Vista, área central do Recife.
Os nomes dos aprovados serão divulgados no dia 1º de outubro, através do site da Faculdade Boa Viagem. As matrículas poderá ser feitas já a partir do dia 2 do mesmo mês. Já as aulas não têm data marcada para começar, sabe-se apenas que será no início do mês de fevereiro de 2014.
A Faculdade Boa Viagem oferece cursos de graduação superior em diversas áreas, como os direito, comunicação social, design, educação física. Também há oportunidades para os cursos de curta duração como gastronomia, gestão comercial, de RH, financeira e hospitalar, e muitos outros. Para mais informações o fera deve entrar em contato através do telefone (81) 3081.4444.
NE uol