sábado, 30 de novembro de 2013

Provas do Vestibular 2014/1 da UCSal serão aplicadas nesta manhã

Candidatos concorrem a 2.315 vagas para os campi Federação, Lapa e Pituaçu.

A Universidade Católica de Salvador (UCSal) aplica neste sábado, 30 de novembro, em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, as provas do Vestibular 2014/1. Entre às 8h30 e 12h, os candidatos terão que elaborar uma redação e responder questões objetivas sobre as disciplinas do ensino médio. 
A prova objetiva para os cursos de bacharelado e licenciatura terá 45 questões, enquanto a prova para cursos superiores de tecnologia (CST) terá 40. A diferença é a ausência de questões de língua estrangeira para CST.
Todos os candidatos inscritos em Salvador realizarão as provas no Campus da Federação (Av. Cardeal da Silva, nº. 205, Federação). Os candidatos cadastrados em Feira de Santana serão alocados no ASAS – EPP (Rua Crispim Soares, 95), enquanto os inscritos em Vitória da Conquista realizarão as provas na Pousada da Conquista Resort Spa (Av. Presidente Dutra s/n, Km 857).
Os portões dos locais de prova serão abertos às 8h e fechados, pontualmente, às 8h30. Os candidatos deverão levar para as provas o documento de identidade, cartão informativo, caneta esferográfica preta ou azul, lápis preto nº 2 e borracha. 
Vestibular
O processo seletivo disponibiliza 4.630 vagas para os campi da Lapa, Pituaçu e Federação, sendo 4.090 para cursos de bacharelado e licenciatura e 540 para cursos superiores de tecnologia (CST). A partir deste vestibular são oferecidas vagas para os novos cursos de Biomedicina, Farmácia, Nutrição, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia Química. 
Metade das vagas foi preenchida pelos candidatos que usaram as notas do Enem e a outra metade será ocupada pelos candidatos que fizerem as provas amanhã, dia 30, das 8h30 às 12h, em Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
O resultado do vestibular deve ser divulgado até o final da próxima semana. Para mais informações, acesse o Edital e Manual do Candidato ou entre em contato com a universidade pelos telefones (71) 3324-7606 / 7522 e e-mail ingresso@ucsal.br.
Por Adriano Lesme
Vestibular Brasil Escola

URCA aplica provas do Vestibular 2014/1 para preencher 1.250 vagas

Processo seletivo será realizado neste final de semana, em sete cidades no interior do Ceará.

Ocorre neste final de semana, dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o Vestibular 2014/1 da Universidade Regional do Cariri (URCA), no Ceará. O processo seletivo visa preencher 1.250 vagas em 26 cursos ministrados em Barbalha, Campos Sales, Crato, Iguatu, Juazeiro do Norte e Missão Velha.
Tanto hoje quanto amanhã, as provas serão aplicadas das 13h às 17h, nas cidades onde estão localizados os cursos da URCA, com exceção de Barbalha, e também em Brejo Santo e Mauriti. Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Para acesso às salas de provas será preciso levar Cartão de Identificação e documento de identidade.
Hoje, os candidatos terão que responder 60 questões objetivas divididas igualmente entre física, matemática, química e história. O caderno de provas de amanhã será composto por redação e mais 60 questões de biologia, língua portuguesa e literatura, geografia e língua estrangeira. O cartão respostas deve ser preenchido com caneta esferográfica de tinta azul ou preta. 
O resultado final será publicado em 15 de janeiro de 2014. Mais detalhes no Edital, pelo telefone (88) 3102-1276 ou através do e-mail vestibular@urca.br.
Por Adriano Lesme
Vestibular Brasil Escola

Domingo é dia de vestibular do IFPE


Divulgação
Divulgação
Neste domingo (01), 34.058 candidatos realizam as provas do vestibular 2014 Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). O concurso, que começa às 9h, tem duração de três e quatro horas para, respectivamente, quem tenta vagas nos cursos técnicos e superiores.É imprescindível ter em mãos o cartão de inscrição para acessar o local dos testes. O documento pode ser impresso no site da instituição. Os feras precisam estar munidos, ainda, de RG ou carteira de habilitação e canetas na cor azul ou preta.
O instituto oferece 5.083 vagas para cursos técnicos e outras 946 para superiores, distribuídas entre Afogados da Ingazeira, Barreiros, Belo Jardim, Caruaru, Garanhuns, Ipojuca, Pesqueira, Recife e Vitória de Santo Antão e ainda em nove polos de educação à distância (EaD). Metade das vagas é oferecida através do sistema de cotas.

Design Gráfico lidera a lista de concorrência entre os cursos superiores, com 23,70 candidatos por vaga.Técnico em Edificações é o curso mais concorrido oferecido no Campus Recife, na modalidade Integrado, em que o candidato cursa o Ensino Médio e o Técnico ao mesmo tempo, com uma concorrência de 33,53 candidatos por vaga. Na sequência da mesma modalidade aparecem Segurança do Trabalho (31,50) e Química (22,63), também do Campus Recife.
ENEM – Quem não se inscreveu no vestibular do IFPE, mas prestou o Enem, ainda pode concorrer a outras 572 vagas de cursos superiores referentes à segunda entrada de 2014, preenchidas através do SiSU. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (81) 2125.1724 ou pelo e-mail: cvest2014@reitoria.ifpe.edu.br.
NE UOL

Ifba divulga locais de prova do vestibular 2014






O Instituto Federal da Bahia (Ifba) divulgou os locais de prova do vestibular 2014. O exame será aplicado no dia 15 de dezembro, das 8h às 12h30. São oferecidas 6.450 vagas em 18 cursos superiores, 19 cursos técnicos na modalidade integrada e 19 cursos técnicos na modalidade subsequente. Para conferir onde você irá fazer a prova, acesso o site do IFBA.
As provas serão aplicadas em 20 cidades da Bahia: Barreiras, Brumado, Camaçari, Euclides da Cunha, Eunápolis, Feira de Santana, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Salinas da Margarida, Salvador, Santo Amaro, Seabra, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
As provas para os cursos técnicos, modalidade integrada, possuem questões de língua portuguesa, matemática, história e geografia. Já para os cursos técnicos (modalidade subsequente) e superiores, as questões das provas são de língua portuguesa, língua estrangeira (inglês/espanhol), matemática, história, geografia, física, química e biologia.
Nesse processo seletivo, dois cursos superiores são lançados: engenharia civil, nos campi Eunápolis e Vitória da Conquista, e tecnologia em eventos, no campus Salvador. São 40 vagas para cada novo curso.
ATARDE ON LINE

UEFS - 2014.1 - locais de prova e os roteiros das linhas de ônibus.




ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vestibular da Uefs começa neste domingo com 13.416 inscritos


  • Divulgação | Prosel
    Prova vai até a próximo terça-feira,3
O vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) começa neste domingo, 1º, e vai até a próxima terça-feira, 3. São 13.416 candidatos na disputa por 950 vagas, distribuídas em 28 cursos.
O maior número de inscritos é para o curso de medicina, com 3.711 candidatos para 30 vagas, e direito, com 1.610 candidatos para 40 vagas. A concorrência geral também está disponível na internet.
Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, para início da prova às 8h.
Para verificar o local da prova, basta acessar o Cartão de Convocação no portal da Uefs na seção "ProSel".
ATARDE ON LINE

Uesb (BA) libera consulta dos locais de prova do Vestibular 2014

Mais de 15 mil candidatos irão prestar o exame do Vestibular 2014 da Uesb, que acontece nos próximos dias 8, 9 e 10 de dezembro. Se você é um deles, fique atento: a Consultec já disponibilizou a consulta aos locais de prova. Para isso, basta informar alguns dados pessoais, como RG, data de nascimento, número de inscrição ou e-mail do candidato.

Se você é de outro município e terá que se deslocar a Jequié, Itapetinga ou Vitória da Conquista para fazer a prova, veja algumas dicas de hospedagem. Continue ligado: nos próximos dias, será lançada uma série de matérias com dicas importantes para os dias que antecedem as provas.

Para saber mais informações, acesse o site do processo seletivo (www.consultec.com.br) ou entre em contato com a Comissão Permanente do Vestibular (Copeve), pelos telefones (77) 3424-8757, em Vitória da Conquista; (77) 3261-8604, em Itapetinga; e (73) 3526-9665, em Jequié; ou ainda pelo e-mail vestibular@uesb.edu.br.

SEJA BIXO

Como pagar a faculdade



Confira em qual tipo de financiamento seu perfil mais se encaixa e comece seus estudos



por Marina Ogawa
Você passou no vestibular de uma universidade particular e o próximo passo a se pensar é: "como pagar a faculdade?". Infelizmente, existem cursos que possuem mensalidades muito altas, o que impossibilita alguns estudantes de prosseguirem com os estudos ou até mesmo de iniciá-los. Para isso, é bom realizar um planejamento financeiro e decidir quais as opções que mais se adequam ao seu perfil (e ao seu bolso).
As opções de financiamentos existentes são: ProUni, FIES e financiamento de instituições privadas, como os bancos, por exemplo.
O ProUni é o mais vantajoso, por isso, verifique se você se encaixa no perfil solicitado pelo programa. Caso seu perfil não seja o solicitado, procure pelo FIES e depois por financiamentos de instituições privadas.
ProUni (Programa Universidade para Todos)
O que é
Programa do Ministério da Educação, criado pelo Governo Federal em 2004, que oferece bolsas de estudos em instituições de educação superior privadas, em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, a estudantes brasileiros, sem diploma de nível superior.
Tipo de bolsas
O ProUni oferece dois tipos de bolsas, a integral (estudantes com renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio) e a parcial (estudantes com renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos)
FIES (Financiamento Estudantil)
O que é
Programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. Com o FIES, o aluno passa a pagar seu curso apenas depois de formado.
Tipos de bolsas
Existem três situações:
I - Para estudantes com renda familiar mensal bruta de até 10 salários mínimos:
a) até 100% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 60%;
b) até 75% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40% e menor de 60%;
c) até 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
II - Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 10 salários mínimos e menor ou igual a 15 salários mínimos:
a) até 75% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 40%;
b) de 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20% e menor de 40%.
III - Para estudantes com renda familiar mensal bruta maior de 15 salários mínimos e menor ou igual a 20 salários mínimos:
a) de 50% de financiamento, quando o percentual do comprometimento da renda familiar mensal bruta per capita com os encargos educacionais for igual ou superior a 20%.
Financiamento de instituições privadas
Algumas instituições de ensino possuem parcerias com bancos ou programas de créditos (como o Pra Valer), que variam de empresa para empresa.
Consulte se a instituição na qual você está ingressando possui algum tipo de convênio, e caso você possua conta em banco, pergunte ao seu gerente sobre possíveis financiamentos para universitários
.
SEJA BIXO

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Unicap pode receber aval para abrir vestibular para curso de medicina agora em dezembro


Sem alarde, os técnicos do Ministério da Educação (MEC) estiveram na semana passada na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) para averiguar as condições para a implantação da oferta de cursos de medicina, em seu vestibular. Um dos assuntos discutidos foi a grade da área de saúde.

A cúpula da instituição de ensino espera que o conselho nacional do MEC aprove a abertura do curso em reunião prevista para o dia 12 de dezembro, em Brasília.

Quanto mais médicos, melhor para a população, desde que eles tenham uma boa formação técnica e prática.
Conforme informou com exclusividade o Blog de Jamildo, ainda em agosto, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) prepara-se para oferecer cursos de medicina. Sem alarde, a instituição de ensino deu entrada com um pedido, neste sentido, no Ministério da Educação (MEC).

Os reitores da universidade já conseguiram assinar acordos com pelo menos três hospitais. Um deles é o Hospital Português, outro é o Maria Lucinda, além do Santo Amaro, da Santa Casa de Misericórdia. Trata-se de uma das exigências atuais para oferecer a especialização.

O governo Federal tem todo o interesse em aprovar a iniciativa, uma vez que um dos males do Brasil é a reduzida oferta de profissionais médicos, diante da demanda crescente da população.

Em julho de 2012, em evento no Arcádia Paço Alfândega, a antiga Faculdade Maurício de Nassau tornou-se centro universitário depois de portaria publicada em maio pelo Ministério da Educação. Na festa, a instituição comemorou a conquista do curso de medicina, que passou a ser oferecido na instituição.

A instituição firmou uma parceria com o governo do Estado e alunos de escolas públicas participarão de uma seleção própria, na qual haverá 12 vagas específicas para esse público.

BLOG DOJAMILDO

Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte - FMJ - Estácio - Divulgação das Notas



Vestibular de Medicina

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Escolas apresentam queda nas notas de linguagens e redação no Enem 2012


Instituições federais foram a exceção, mas crescimento foi de apenas um ponto


De acordo com dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), todas as redes de ensino apresentaram diminuição na média em linguagens e códigos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Além desta queda, outro desempenho negativo foi observado nas notas de redação. Com exceção das federais, todas as outras escolas tiveram médias inferiores em comparação a 2011.
O MEC divulgou o desempenho geral e também as médias por competência avaliada no exame de cada escola em que mais de 50% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio fizeram o Enem. É possível fazer a consulta individual no site do Inep e selecionar a instituição desejada por estado e município. 

Entre as competências, as escolas (de todas as redes de ensino) apresentaram queda nas médias somente de linguagens e códigos, sendo o resultado variado em relação às demais áreas. Confira abaixo a variação de pontos conforme o tipo de instituição:

Tipo de instituiçãoNota em 2011Nota em 2012Variação
Federal581545-36 pontos
Privada577544-33 pontos
Estadual502480-22 pontos
Municipal527513-14 pontos

Queda no desempenho em redação
Na redação, as federais foram as únicas em que a média subiu, de 612 para 613. As particulares tiveram redução de dez pontos na média, que passou de 612 para 602. As estaduais caíram de 507 para 491. E as municipais, de 544 para 533.
Problemas de leitura e escrita

O consultor jurídico da Confederação Nacional das Associações de Pais e Alunos (Confenapa), Luis Claudio Megiorin, ouvido pela Agência Brasil, aponta que esse resultado negativo está relacionado à falta leitura e escrita. "Nossos alunos não estão sendo estimulados na leitura. Isso ajudaria não apenas na redação, mas na interpretação das demais questões", diz. Segundo ele, os pais devem buscar o desempenho das escolas e cobrar melhoria nesses quesitos. 

A diretora executiva do movimento Todos pela Educação, Priscila Cruz, alerta que as médias das escolas no Enem não são suficientes para avaliar a qualidade do centro de ensino. De acordo com a diretora, o Enem examina parte da aprendizagem, no entanto, outros indicadores podem oferecer um panorama mais completo da instituição. "O número divulgado é uma média. A dispersão pode ser enorme. O fato de a escola ter uma certa nota, não significa que o seu filho vá ter essa nota, ele pode estar acima ou abaixo", argumenta.

Mapa de Itens

O MEC também divulgou uma ferramenta de consulta para a escola e para os candidatos, que pode ser acessada no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A escola pode acessar um mapa de notas dos alunos e os candidatos podem ter acesso ao desempenho individual no exame.

Enem 2013
Os dados recém divulgados pelo MEC se referem à edição de 2012 do Enem. Os estudantes que fizeram o exame em 2013 terão acesso ao boletim individual na primeira semana de janeiro de 2014, segundo previsão do governo. A data de divulgação dos resultados por escola da última edição da prova ainda não foi informada.
*Com informações da Agência Brasil

Estudantes podem conferir o gabarito do Enade 2013


Os estudantes que participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) podem consultar o gabarito das provas no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os boletins individuais de desempenho devem ser liberados no segundo semestre do próximo ano. Já os coordenadores dos cursos têm até o dia 10 de dezembro para preencher questionário sobre infraestrutura e trabalho pedagógico.

O exame foi aplicado no domingo (24). Neste ano 170 mil estudantes de cursos de educação superior fizeram o Enade em 893 locais de provas em 837 municípios. O índice de abstenção foi 13,7%.

O objetivo do Enade é avaliar cursos de graduação a partir da verificação de competências, habilidades e conhecimentos desenvolvidos pelos estudantes em sua formação, de acordo com as características do perfil profissional exigido. O estudante do último ano deve fazer o exame para obter o diploma mas o bom desempenho não é exigência.

Os cursos são avaliados de três em três anos. Em 2013, foi avaliado o desempenho dos estudantes de 17 cursos: bacharelado em agronomia, biomedicina, educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia, serviço social e zootecnia, além dos cursos de tecnológo em agronegócio, gestão hospitalar, gestão ambiental e radiologia.

Para complementar a avaliação os coordenadores devem preencher um questionário específico disponível também no site do Inep. O objetivo do questionário é coletar informações para definição do perfil do curso. As perguntas estão relacionadas à infraestrutura, à organização do trabalho pedagógico e ao acesso à graduação, dentre outras. Os dados levantados contribuirão para o processo de aferição institucional do Sistema de Avaliação da Educação Superior.

A nota no Enade corresponde a 70% do Conceito Preliminar de Curso que também leva em consideração corpo docente e infraestrutura da instituição. Pelo indicador os cursos recebem avaliação de 1 a 5, sendo as notas 1 e 2 consideradas insuficientes pelo Ministério da Educação. Os cursos são avaliados de três em três anos e a repetição de notas baixas pode levar ao fechamento deles.
Fonte: Agência Brasil

Trinta e duas questões contestadas no vestibular da UPE


Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Foto: Diego Nigro/JC Imagem
Trinta e duas questões, de um total de 204 que compuseram o vestibular da UPE, tiveram o gabarito contestado por candidatos. As provas foram aplicadas domingo e segunda-feira passados.  Cada estudante respondeu 72 quesitos referentes a três matérias específicas do seu curso mais português, comum a todos os feras. As disciplinas de história e biologia foram as que mais registram queixa dos feras: seis questões contestadas, cada uma.
NE UOL

Como calcular a nota dos vestibulares tradicional e seriado da UPE?


Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/ JC Imagem
Para aplacar um pouco a ansiedade ocasionada pela espera do resultado, feras que fizeram os vestibulares da Universidade de Pernambuco (UPE) podem, com cálculos simples, ter uma ideia do desempenho pessoal no processo seletivo. Entenda como.
SERIADO
O candidato que realizou o SSA 3 em 2013 já tem os resultados das primeira e segunda etapas, que aconteceram em 2011 e 2012. Calcular a nota deste ano é simples. Sérgio Ribeiro, supervisor de ensino médio do Colégio Motivo, explica que cada uma das 100 questões do seriado da UPE vale um ponto.  O vestibulando deve, com ajuda do gabarito oficial divulgado pela instituição, contabilizar quantos quesitos acertou e multiplicar esse valor por 7,5, peso da prova objetiva.
Ex.: 80 (número de acertos da prova objetiva) x 7,5 (peso da prova objetiva) = 600
A redação é avaliada isoladamente e vale de 0 a 10. Como o fera não pode prever esse nota, para realizar o cálculo total é necessário supor um resultado e multiplicá-lo por 2,5, peso da prova escrita. Em seguida, é preciso multiplicar esse número por 10 para que a média ponderada seja tirada mais na frente.
Ex.: 7,5 (nota da redação) x 2,5 (peso da redação) = 18,75 x 10 = 187,5
A nota final do SSA3 é a soma das notas da prova objetiva e da redação dividida por 10.
Ex.: 600 (nota total da prova objetiva)  + 187,5 (nota total da redação) = 787,5 ÷ 10 = 78,75 (nota do SSA3)
Com a nota de todos os vestibulares seriados em mãos, é hora de multiplicar cada um pelo seu peso. Os SSA 1 e 2 valem três cada. O SSA 3, quatro. Depois, os três resultados são somados e divididos por 10.
Ex.: 82,51 (nota do SSA 1) x 3 = 247,53
        67,23 (nota do SSA 2) x 3 = 201,69
        78,75 (nota do SSA 3) x 4 =  315
Total: (247,53 + 201,69 + 315)  ÷ 10 76,422 (nota geral do vestibular seriado)
TRADICIONAL
O vestibular tradicional da UPE utiliza a nota do Exame Nacional do ensino Médio (Enem) como primeira fase. A nota do Enem é calculada somando o resultado das quatro partes da prova (ciências humanas e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e redação), dividindo o valor por quatro e depois por dez. O cálculo do desempenho na segunda etapa (a prova da UPE), de acordo com o manual do candidato, será feito levando em consideração a graduação escolhida por cada fera e o peso das disciplinas específicas do curso. Veja o exemplo do manual.
cálculo
O nota final é a soma dos resultados do Enem e da UPE dividida por dois.
NE  10