Loxia Studio
Páginas
SCM Music Player
terça-feira, 31 de julho de 2018
PAES UEMA 2019 está com as inscrições abertas O valor da inscrição é de R$85. A primeira etapa do PAES acontecerá dia 21 de Outubro.
A Universidade Estadual do Maranhão está com as inscrições abertas para o Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES 2019). O valor é de R$ 85,00. O período de inscrições será encerrado dia 10 de agosto.
O Paes 2019 é destinado a selecionar candidatos, no limite das vagas ofertadas, nos seus Cursos de Graduação, na modalidade presencial para o primeiro e o segundo semestres do ano de 2019.
Excepcionalmente, o PAES 2019 da UEMA abrangerá a seleção dos candidatos às vagas disponíveis dos cursos da área de atuação da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão - UEMASUL, em decorrência de ajuste consolidado por meio do Termo Aditivo n.º 1 ao Termo de Cooperação - Protocolo de Transição entre as Instituições de Ensino Superior, e, o qual se regerá de acordo com as instruções que fazem parte integrante do Edital da PAES 2019.
Para a UEMA, exclusivamente, serão ofertadas 4.249 vagas para o ano de 2019. A UemaSul disponibilizará 645 vagas. O vestibular será composto de duas etapas. A primeira acontecerá dia 21 de outubro e a segunda dia 25 de Novembro. Ambas no horário de 13h às 18h. Ressalta-se que serão convocados para a segunda etapa do PAES 2019, somente os candidatos incluídos até o quádruplo do número de vagas oferecidas por curso, turno, centro e campus da UEMA e da UEMASUL.
Antes de fazer sua inscrição, o candidato deverá ler atentamente o edital e, também, todas as demais informações que forem disponibilizadas pela internet, no endereço eletrônico www.paes.uema.br. O candidato isento do pagamento do valor de inscrição, para o PAES 2018, deverá, obrigatoriamente, se inscrever no Processo Seletivo por meio do mesmo site.
Só poderá concorrer a uma das vagas definidas no Quadro Demonstrativo dos Centros, Cursos e Vagas oferecidas por Campus, da UEMA e por Campus da UEMASUL o candidato que concluiu integralmente ou esteja cursando o 3º ano do ensino médio em 2018.
O campus de São Luís ofertará pela primeira vez o curso de Ciências Biológica Bacharelado. Alguns campi no interior ofertarão também cursos superiores novos de tecnologia.
O campus novo da UEMA de São Bento ofertará pela primeira vez vagas para os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Fruticultura e Tecnologia em Gestão Ambiental.
As provas do PAES acontecerão nos campi da UEMA de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru - Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento e nos campi da UemaSul: Imperatriz e Açailândia.
SEJA BIXO
Começam hoje, 30, as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifran São oferecidas 100 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2019
Começam hoje, 30, as inscrições para o Vestibular de Medicina da Unifran - Universidade de Franca. São oferecidas 100 vagas para ingresso no primeiro semestre de 2019.
O vestibular tem fase única, com aplicação das provas em 20 de outubro de 2018.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de setembro no site da Fundação Vunesp: www.vunesp.com.br
SEJA BIXO
Como estudar faltando 100 dias para o Enem Resolver provas de edições anteriores e priorizar a revisão de temas que costumam ser cobrados no exame são algumas dicas importantes
A prova mais aguardada do ano está chegando! Daqui a 100 dias, cerca de 5,5 milhões de candidatos farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018.
Formado por 180 questões de múltipla escolha e uma redação, o Enem será aplicado em dois domingos seguidos: dias 4 e 11 de novembro.
Embora falte pouco tempo para a maratona de provas, não é hora de se desesperar. Ainda é possível revisar os materiais de estudo e adquirir confiança para enfrentar a avaliação.
Tanto para o coordenador do Etapa Marcelo Dias quanto para o diretor do Cursinho Maximize Tony Manzi, agora é fundamental priorizar a resolução de provas anteriores do Enem.
“Sugiro que os alunos peguem os exames de 2010 até 2017 e resolvam cada matéria anotando os assuntos mais frequentes. Essa é uma forma de se adaptar ao estilo da prova, aprender a respeitar os momentos de parada e organizar melhor os estudos”, afirma Marcelo.
Outra recomendação é montar um relatório de erros enquanto realiza os simulados. Segundo o coordenador do Etapa, existem três tipos de erros que costumam tirar muitos pontos dos vestibulandos e, por isso, devem ser minimizados. São eles:
- Erro conceitual: é aquele em que o estudante não consegue responder a pergunta porque não estudou o tema referente;
- Erro por distração: é aquele em que o aluno distraído não lê corretamente o enunciado e marca a alternativa errada;
- Erro de estratégia: é aquele em que o vestibulando não mensura bem o tempo de prova e no final precisa chutar grande parte das questões.
“Fazer as provas de edições anteriores ajuda a eliminar todos esses erros. O primeiro, quando identificado, pode ser resolvido dedicando-se à matéria que não foi estudada. No segundo, o estudante deve aprender a aumentar o seu foco. E o terceiro ajuda a calibrar o tempo a ser dedicado a cada matéria no dia do exame”, explica Marcelo.
Conteúdos para revisar
A revisão é parte muito importante da etapa final de estudos. Vale lembrar que há alguns temas que sempre aparecem no Enem e precisam obrigatoriamente ser privilegiados na hora de rever tudo de novo.
Para isso, o Guia do Estudante separou na tabela abaixo o que é necessário estudar em cada área do conhecimento, com a consultoria do coordenador do Etapa Marcelo Dias e do diretor do Cursinho Maximize Tony Manzi.
Alternativas de estudo
Além de estudar por livros, apostilas e provas anteriores, os cursinhos ressaltam que pode ser o momento de apostar em novas maneiras de aprendizado.
“Assistir a documentários e filmes, principalmente que ajudem em história e filosofia, é uma forma de complementar os estudos”, indica Marcelo. O GUIA DO ESTUDANTE tem uma série chamada Construindo Repertório, que traz semanalmente a análise de um filme e mostra como o enredo pode ajudar no vestibular. Veja aqui.
Tony também recomenda procurar por videoaulas. “Quando o estudante não assimila alguns conteúdos, as videoaulas presentes na internet são uma possibilidade de tirar dúvidas rapidamente”, diz.
Curso Enem
O GUIA DO ESTUDANTE lançou uma plataforma online com videoaulas, textos e exercícios para te ajudar a mandar bem no Enem e em outros vestibulares! Conheça clicando aqui.
Saúde física e mental
Uma boa preparação para o Enem não é só feita de estudos. Também é necessário pensar na saúde física e mental nesses três meses que antecedem as provas. Para Tony, os estudantes devem se atentar para as horas de sono dormidas, manter uma alimentação equilibrada, separar horas para relaxar e, se possível, praticar atividades físicas para desestressar.
A motivação é outro aspecto que deve ser mantido em alta durante o período. “O aluno tem que pensar aonde quer chegar e lembrar que é preciso batalhar muito para ganhar o prêmio que ele tanto deseja no fim do ano. Não é hora para negatividade”, avisa Marcelo.
GUIA DO ESTUDANTE
ProUni do segundo semestre de 2018 abre inscrições para lista de espera O processo deve ser feito online até esta terça-feira (31)
Os participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2018 que não foram pré-selecionados nas duas primeiras chamadas já podem manifestar interesse na lista de espera.
O processo deve ser feito online, no site do ProUni, até esta terça-feira (31).
A lista de espera será única para cada curso e turno de cada local de oferta, independentemente da opção original dos candidatos pela concorrência a vagas destinadas a políticas afirmativas ou à ampla concorrência.
A relação dos nomes da lista estará disponível para consulta pelas instituições a partir do dia 2 de agosto. Todos os participantes deverão comparecer à instituição de ensino entre os dias 3 e 6 de agosto para apresentar a documentação que comprove as informações prestadas no momento da inscrição.
Quem pode participar da lista de espera
A participação na lista de espera vale exclusivamente para a primeira opção de curso no caso dos candidatos não pré-selecionados nas chamadas regulares ou pré-selecionados na segunda opção de curso, mas reprovado por não formação de turma.
Para o curso correspondente à segunda opção, pode participar o candidato não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não ter ocorrido formação de turma na primeira opção de curso; o não pré-selecionado nas chamadas regulares, na hipótese de não haver bolsas disponíveis na primeira opção de curso; e o pré-selecionado na primeira opção de curso, reprovado por não formação de turma.
Neste semestre, o ProUni oferece 174.289 bolsas de estudo em 1.460 instituições privadas de ensino superior, sendo 68.884 integrais e 105.405 parciais.
GUIA DO ESTUDANTE
Fies atrasa resultado e prorroga prazo para complementar inscrição Os estudantes pré-selecionados têm de hoje (30) até domingo (5) para realizá-la
O resultado da pré-seleção do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) já pode ser consultado pelo link.
Além disso, o prazo para a complementação da inscrição foi prorrogado e os estudantes pré-selecionados para o Fies, do primeiro semestre de 2018, têm de hoje (30) até domingo (5) para realizá-la.
Para poder fazer a complementação da inscrição, o estudante precisa acessar a página do Fies na internet e fornecer informações complementares, por exemplo, a porcentagem a ser financiada e dados da agência bancária para receber o benefício.
A página orienta passo a passo o que fazer.
Dúvidas e informações estão contidas no item “Complementação da inscrição no FiesSeleção” .
Novo Fies
O Novo Fies é um modelo de financiamento estudantil que divide o programa em diferentes modalidades, oferecendo condições a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.
Na modalidade juro zero, destinada a quem comprovar renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil. As instituições de ensino deverão cobrar do aluno a menor mensalidade do curso.
As outras duas modalidades, chamadas de P-Fies, destinam-se a estudantes com renda familiar de até cinco salários mínimos. Para atender a essa parcela de candidatos, o Fies tem recursos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento.
A divulgação do resultado da modalidade P-Fies será no dia 6 de agosto e a complementação da inscrição candidatos postegardos para o segundo semestre de 2018 poderá ser realizada entre os dias 6 e 10 de agosto.
Para mais informações sobre o Novo Fies, acesse o site oficial do fundo de financiamento.
GUIA DO ESTUDANTE
Seguem abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina UNIFENAS 2019 As provas do Vestibular 2019 serão realizadas no dia 23 de setembro de 2018
O primeiro passo para quem sonha cursar Medicina em uma das instituições particulares mais prestigiadas do Brasil já pode ser dado. A UNIFENAS abriu as inscrições para o Vestibular 2019. Poderá se inscrever o candidato que já concluiu ou concluirá o ensino médio, ou equivalente, até 28 de dezembro de 2018. Os interessados têm até o dia 17 de setembro de 2018 para se inscrever pela internet (www.unifenas.br).
Para o curso de Medicina do câmpus de Alfenas, são oferecidas 80 vagas; para o câmpus de Belo Horizonte, 130 vagas. Vale lembrar que a UNIFENAS destinará vagas ao PROUNI (Programa Universidade para Todos), de acordo com a quantidade que for determinada pelo MEC. O valor para inscrição terá desconto de acordo com o período que a mesma for realizada, como consta no edital disponível no site da Universidade.
As provas do Vestibular 2019 serão realizadas no dia 23 de setembro de 2018, domingo, nas cidades de Brasília-DF, Campinas-SP, Curitiba-PR, Goiânia-GO, Salvador-BA, São Paulo-SP, Uberlândia-MG, Vitória-ES e nos câmpus da UNIFENAS em Minas Gerais: Alfenas, Belo Horizonte, Campo Belo, Divinópolis, Poços de Caldas e Varginha.
SEJA BIXO
quinta-feira, 26 de julho de 2018
Vestibular de Medicina Uninove segue com as inscrições abertas O exame do vestibular será aplicado no dia 19 de outubro de 2018.
A Universidade Nove de Julho (Uninove) está com as inscrições abertas para o vestibular 2019 do curso de Medicina.
Ao todo são oferecidas 607 vagas para Medicina são nas cidades de São Paulo (120 vagas para pagantes), Guarulhos (10 vagas para bolsistas e 90 para pagantes), São Bernardo do Campo (10 para bolsistas e 90 para pagantes), Osasco (7 para bolsistas e 63 para pagantes), Mauá (2 para bolsistas e 48 para pagantes) e Bauru (16 para bolsistas e 151 para pagantes).
As inscrições vão até 4 de outubro de 2018 e podem ser feitas no site da Fundação Vunesp: www.vunesp.com.br.
O exame do vestibular será aplicado no dia 19 de outubro de 2018.
SEJA BIXO
ITA divulga lista de isentos do Vestibular 2019 - As inscrições para o processo seletivo estarão abertas entre os dias 1º de agosto e 15 de setembro.
O resultado dos pedidos de isenção no Vestibular 2019 do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), de São Bernardo do Campo, no estado de São Paulo, está disponível. As solicitações foram aceitas até dia 22 de junho.
Os estudantes isentos não estarão automaticamente inscritos no Vestibular 2019, devendo formalizar a inscrição dentro do período estipulado, a saber de 1º de agosto a 15 de setembro.
Puderam solicitar a isenção os estudantes cadastrado no CadÚnico do Governo Federal, com renda familiar de até meio salário-mínimo por pessoa. Além disso, doadores de medula óssea, em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde também puderam se inscreveram.
Inscrições
O instituto ainda não divulgou o valor da taxa de inscrição, no último vestibular o valor cobrado foi de R$ 140. Todo o procedimento deve ser feito pela internet, dentro do prazo previsto.
No final de abril, o ITA anunciou algumas mudanças para seu vestibular, valendo para edição de 2019. O Exame de Escolaridade, que antes era realizado em etapa única, será divido em duas fases.
A primeira fase terá 60 questões objetivas de Física, Português, Inglês, Matemática e Química, com 12 questões cada disciplina. Já a segunda etapa terá 30 questões discursivas e uma redação, aplicados em dois dias de provas, conforme a distribuição abaixo:
1º Dia: 10 questões discursivas de Matemática e 10 de Química;
2º Dia: 10 questões discursivas de Física e uma Redação.
Principais datas do Vestibular 2019 do ITA
Inscrições: de 1° de agosto a 15 de setembro
Provas da 1ª fase: dia 23 de novembro
Provas da 2ª fase: dias 10 e 11 de dezembro
Resultado do Exame de Escolaridade: dia 21 de dezembro
Vestibular Brasil Escola
Unicamp divulga edital de seu primeiro Vestibular Indígena - As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de agosto e 14 de setembro.
A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) divulgou o edital de seu primeiro Vestibular Indígena, para ingresso em 2019. Nesta edição, serão oferecidas 72 vagas em diversos cursos como Administração, Enfermagem, Pedagogia e outros.
As inscrições estarão abertas entre os dias 15 de agosto e 14 de setembro, pela internet. Não haverá cobrança de taxas, mas os candidatos deverão comprovar que pertencem a uma das etnias indígenas do território brasileiro.
Além de comprovar origem em comunidades indígenas, os estudantes precisam ter cursado o ensino médio na rede pública de educação ou em escolas indígenas reconhecidas pela rede pública.
Provas
Segundo o Edital do Vestibular, no dia 8 de novembro a Unicamp deve divulgar os locais de provas. Haverá avaliação nas cidades de Campinas (SP), Dourados (MS), Manaus, Recife e São Gabriel da Cachoeira (AM).
A prova está marcada para o dia 2 de dezembro, a partir das 13h. O exame será em Língua Portuguesa e composto por 50 questões objetivas sobre Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Matemática e Ciências Humanas, além de uma Redação.
Resultado
A previsão é de que a lista de aprovados no Vestibular Indígena 2019 da Unicamp seja liberada no dia 28 de janeiro de 2019, com matrículas no dia 4 seguinte. Veja o cronograma completo no Edital.
Vestibular Brasil Escola
UEMA abre inscrições do PAES 2019 com oferta de novos cursos - Seleção preencherá 4.249 vagas na Universidade Estadual do Maranhão e 645 na UEMASUL.
As inscrições do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2019 da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estão abertas! O cadastro pode ser feito até 10 de agosto e a taxa é de R$ 85.
Os candidatos que ganharam a isenção da taxa de inscrição foram conhecidos na última sexta-feira, 13 de julho. Apesar da gratuidade, eles também terão que se inscrever no PAES até o dia 10 de agosto.
A isenção foi concedida aos seguintes participantes: estudantes de escolas públicas; candidatos de baixa renda e servidores da UEMA e UEMASUL e seus dependentes.
Vagas
Esta edição do PAES preencherá 4.249 vagas oferecidas pela a UEMA para o ano de 2019. Excepcionalmente, o processo seletivo será realizado para o preenchimento de 645 oportunidades ofertadas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL).
O PAES 2019 chega com novidades para seus candidatos. Esta é a primeira vez que haverá a oferta de Ciências Biológicas no campus São Luís, enquanto algumas unidades do interior terão novas graduações de tecnologia. O campus novo de São Bento traz oportunidades inéditas em cursos superiores de Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Fruticultura e Tecnologia em Gestão Ambiental.
Parte das oportunidades disponíveis na UEMA e na UEMASUL são reservadas para os candidatos cotistas. Há reserva para negros, indígenas e pessoas com deficiência. A divisão pode ser vista no Edital da seleção.
PAES 2019
A UEMA receberá o PAES em seus campi de São Luís, Caxias, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru – Mirim, Colinas, São João dos Patos, Barra do Corda, Codó, Coelho Neto, Pinheiro, Presidente Dutra, Pedreiras, Coroatá, São Bento.
Já as provas do PAES para a UEMASUL serão aplicadas nas unidades presentes em Imperatriz e Açailândia. A Confirmação de Inscrição, contendo os locais de prova, estará disponível em 15 de outubro e terá que ser impressa pelos candidatos.
O PAES 2019 contará com duas etapas de seleção. A primeira está prevista para 21 de outubro e a segunda é esperada para 25 de novembro. As provas serão aplicadas sempre das 13h às 18h. Confira abaixo como será cada fase do processo seletivo:
- 1ª fase (21 de outubro): 60 questões objetivas sobre disciplinas do ensino médio
- 2ª fase (25 de novembro): 12 questões discursivas de duas disciplinas específicas aos cursos escolhidos e uma redação
Os classificados para a segunda fase do PAES serão conhecidos em 13 de novembro. Serão convocados até quatro vezes o número de vagas oferecidas pela instituição.
Obras literárias
O PAES utilizará algumas obras literárias para as provas de Língua Portuguesa e Literatura:
- Morte e Vida Severina (Poema) - João Cabral de Melo Neto
- Auto da Compadecida - Ariano Suassuna
- O Mulato - Aluísio Azevedo
Teste de Habilidades Específicas
Os candidatos ao curso de Música terão que participar do Teste de Habilidades Específicas (THE), o qual será realizado em 16 de setembro, em São Luís.
Os classificados nesta etapa serão conhecidos em 24 de setembro e seguirão na disputa pelas vagas de Música. Quem não for aprovados no THE poderá continuar no PAES em sua segunda opção de curso.
Resultado
A data de resultado do PAES ainda não foi informada pela UEMA. O cronograma com chamadas e matrículas deve ser publicado posteriormente pela instituição.
Mais informações no Edital.
Vestibular Brasil Escola
segunda-feira, 16 de julho de 2018
Fuvest recebe pedidos de isenção de taxa para vestibular 2019 Prazo para solicitar a isenção ou o desconto na taxa de inscrição termina em 31 de julho; valor é de R$ 170
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) recebe até o meio-dia (12h, horário de Brasília) de 31 de julho as inscrição para os pedidos de redução ou isenção da taxa do vestibular da Universidade de São Paulo (USP) 2019. O valor da taxa é de R$ 170,00.
Faça o pedido de isenção ou redução de taxa na Fuvest 2019
Para realizar o pedido, o candidato deverá acessar o site Fuvest com o CPF e e-mail pessoal, caso não haja cadastro prévio. É necessário preencher um formulário e anexar os documentos solicitados.
Quem pode solicitar
De acordo com o regulamento para a isenção ou a redução da taxa, podem solicitar os candidato que cumprirem as seguintes exigências:
- Isenção da taxa de inscrição: comprovar renda individual (no caso de ser responsável pelo próprio sustento e residir sozinho) ou de cada membro do núcleo familiar de no máximo R$ 1.662,57;
- Redução de 50% da taxa de inscrição: comprovar renda individual (no caso de ser responsável pelo próprio sustento e residir sozinho) ou de cada membro do núcleo familiar entre R$ 1.662,58 e R$ 3.325,14;
- Redução de 50% da taxa de inscrição, prevista na Lei nº 12.782, de 20.12.2007: comprovar ter renda individual (no caso de ser responsável pelo próprio sustento e residir sozinho) ou de cada membro do núcleo familiar de, no máximo, R$ 2.216,76 ou comprovar desemprego.
Os estudantes podem conferir todas as demais exigências e documentos de comprovação pedidos pela Fuvest no regulamento de isenção, disponível no site da instituição.
Resultado
O resultado será divulgado no site da Fuvest até o dia 20 de agosto. Todos os candidatos deverão efetuar a inscrição no vestibular para efetivar a participação no processo seletivo.
Calendário da Fuvest 2019
10 a 31 de julho | Pedidos de isenção/redução de taxa |
Até 20 de agosto | Resultado do processo de isenção de taxa |
13 de agosto a 14 de setembro | Prazo para inscrições no vestibular |
25 de novembro | Primeira fase da Fuvest |
6 e 7 de janeiro | Segunda fase da Fuvest |
Guia do Estudante
Inep divulga locais de prova do Encceja 2018 no dia 23 julho Provas do Encceja Nacional regular serão aplicadas no dia 5 de agosto para 1.695.607 inscritos
Os inscritos no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) 2018 podem acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição a partir do dia 23 de julho. A informação foi divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) nesta sexta-feira (13).
No Cartão de Confirmação constarão as seguintes informações:
- número de inscrição;
- data, horário e local de realização das provas;
- áreas de conhecimento e nível de ensino;
- solicitações de atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social, caso solicitados;
- Secretaria Estadual de Educação ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia escolhido para emissão do certificado ou declaração parcial de proficiência.
Para acessar o documento, o candidato precisará acessar a Página do Participante e informar o CPF e a senha cadastrada durante a inscrição. O Inep sugere que todos levem o Cartão no dia de aplicação do exame.
Datas
As provas do Encceja Nacional regular serão aplicadas no dia 5 de agostopara 1.695.607 inscritos. Das inscrições para o exame deste ano, 356.326 são para obter o certificado de conclusão do ensino fundamental e 1.339.281, do ensino médio.
Já o Encceja Exterior será em 16 de setembro. A divulgação dos resultados está prevista para o último trimestre de 2018. Haverá também uma aplicação para candidatos na categoria PPL, ou seja, pessoas privadas de liberdade no Brasil ou no exterior. As provas serão aplicadas entre os dias 18 e 19 para o Encceja Nacional PPL e entre os dias 17 e 21 para o Encceja Exterior PPL.
Provas
O Encceja é direcionado aos jovens e adultos com no mínimo 15 anos completos na data de realização do exame, para o ensino fundamental, e jovens e adultos com no mínimo 18 anos para o ensino médio, que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos na idade apropriada para cada nível de ensino.
A partir de 2017, a Certificação de Conclusão do Ensino Médio voltou a ser realizado pelo Encceja, em parceria com estados e municípios. Até 2016, os estudantes com mais de 18 anos usavam o desempenho obtido no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para receber o diploma do Ensino Médio.
O Encceja 2018 será realizado em dois turnos e obedecerá ao seguinte cronograma:
Obs.: os estudantes devem ficar atentos, já que o horário a ser seguido é o oficial de Brasília.
O exame é composto por quatro provas objetivas por nível de ensino e uma redação. Cada prova tem 30 questões de múltipla escolha, tanto para ensino fundamental quanto para ensino médio.
Para o ensino fundamental, cada prova aborda as seguintes áreas do conhecimento:
- Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação;
- Matemática;
- Historia e Geografia;
- Ciências Naturais.
Para o ensino médio, as áreas são:
- Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação;
- Matemática e suas Tecnologias;
- Ciências Humanas e suas Tecnologias;
- Ciências da Natureza e suas Tecnologias.
Para obter o certificado ou a declaração de proficiência, o participante deve fazer, no mínimo, 100 dos 200 pontos possíveis em cada uma das áreas de conhecimento. Os candidatos também deverão fazer uma redação em que é necessário alcançar nota igual ou superior a cinco pontos, em uma escala que varia de zero a dez.
GUIA DO ESTUDANTE
Assinar:
Postagens (Atom)