segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Resultado do Sisu 2019 - Sistema de Seleção Unificada A matrícula dos selecionados no Sisu deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro

Resultado de imagem para sisu 2019
resultado do Sisu 2019 será divulgado nesta segunda-feira, 28, e poderá será consultado no site do Sistema de Seleção Unificada: http://sisu.mec.gov.br.
São oferecidas nesta edição o total de 235.461 vagas, em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Segundo o MEC, 3,5 milhões de estudantes preenchem os requisitos e podem concorrer às vagas.

Calendário

A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Do dia 29 de janeiro ao dia 5 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera do Sisu. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
SEJA BIXO

Resultado do Sisu 2019 será divulgado nesta segunda Sistema seleciona candidatos para vagas em universidades públicas. Alunos que não forem aprovados podem se inscrever em lista de espera.

Resultado de imagem para sisu 2019
As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram encerradas às 23h59 deste domingo (27), conforme previsto no edital. As listas de aprovados em primeira chamada nas universidades públicas participantes devem sair nesta segunda (28) no site http://sisu.mec.gov.br/.
Aqueles que forem selecionados devem verificar, junto à universidade em que foram aprovados, qual o local, o horário e os documentos necessários para a matrícula — que irá ocorrer de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.
Neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.461 vagas em 129 instituições de todo o país.
Veja o calendário das próximas etapas do Sisu:
  • 1ª chamada: 28 de janeiro
  • Matrículas da 1ª chamada: 30 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Inscrição na lista de espera: 28 de janeiro a 4 de fevereiro
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7 de fevereiro

Mudanças na lista de espera

Os alunos que não foram convocados na primeira lista podem se inscrever na lista de espera, entre os dias 28 de janeiro e 4 de fevereiro. Mas, atenção: as regras de inscrição na lista de espera deste ano mudaram.
Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira.
Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das duas opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso. As convocações de outras chamadas estão previstas para ocorrer a partir de 7 de fevereiro.
Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu."
A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.
G1

domingo, 27 de janeiro de 2019

SiSU 2019: inscrições encerram hoje - Estudantes têm até as 23h59 para realizar a inscrição no site do SiSU. Resultados serão divulgados amanhã.

Imagem relacionada
Após prorrogação do Ministério da Educação (MEC), as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 encerram hoje, 27 de janeiro. Os candidatos que realizaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 têm até as 23h59 para realizar a inscrição.
Vagas do SiSU
Nesta edição, o SiSU está oferecendo 235.476 vagas em 129 universidades públicas de todo o país para os estudantes que realizaram o Enem 2018 e alcançaram nota superior a zero na redação. As vagas se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas para candidatos cotistas ou de ações afirmativas.
Durante a inscrição, o SiSU oferece a oportunidade para o estudante escolher até duas opções de curso, informando, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).
Notas de Corte
Os candidatos podem consultar as notas de corte dos cursos escolhidos através do Site do SiSU, que atualiza os resultados à meia-noite. O Brasil Escola apurou na sexta-feira, 25 de janeiro, às 17h, as menores notas de corte por cursos. Saiba quanto é preciso para passar e Medicina e outros cursos.
Problemas no Site
Desde que as inscrições foram abertas, na terça-feira, 22 de janeiro, os estudantes relataram problemas para acessar o site do SiSU e para realizar a inscrição. 
Os estudantes utilizaram as redes sociais do MEC para avisar sobre os problemas que impossibilitavam a realização das inscrições. Muitos estudantes relataram que só conseguiram se inscrever após horas de tentativas e outros acabaram não conseguindo finalizar a inscrição.

Estudantes reclamam do site do SiSU nas redes sociais

Com isso, na quinta-feira, 24 de janeiro, o MEC divulgou a prorrogação das inscrições para hoje. O prazo anterior terminaria na sexta-feira, 25 de janeiro.
Resultado do SiSU
Amanhã, 28 de janeiro, o MEC divulgará os candidatos aprovados na primeira chamada do SiSU. As matrículas devem ser realizadas do dia 30 de janeiro até 4 de fevereiro.
Para quem não for convocado em nenhuma das opção de curso, a lista de espera estará disponível para cadastro de interesse até o dia 4 de fevereiro e o estudante pode escolher entre a 1ª e a 2ª opção de curso. Os resultados serão divulgados nas páginas oficiais das universidades. Só poderá participar da lista de espera quem não foi convocado na primeira chamada.
Vestibular Brasil Escola

sábado, 26 de janeiro de 2019

SiSU 2019/1: MEC prorroga inscrições após problemas no site - Novo prazo vai até as 23h59 do próximo domingo, dia 27. Notas de corte serão divulgadas somente à meia-noite.

Resultado de imagem para sisu 2019
As inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2019/1 foram prorrogadas até domingo, 27 de janeiro, às 23h59. Inicialmente, o prazo encerraria amanhã, dia 25. Segundo o Ministério da Educação (MEC), a decisão foi motivada para garantir a inscrição de todos os estudantes após problemas de lentidão no site relatados nos últimos dias.
Em nota, o MEC afirma que as notas de corte não serão mais divulgadas em quatro horários adicionais (7h, 12h, 17h30 e 20h), voltando a ser atualizadas apenas à meia-noite, como nas edições anteriores. A intenção é "não prejudicar os estudantes que ainda não realizaram sua inscrição e melhorar o acesso devido ao alto tráfego existente".
O balanço do SiSU 2019/1 divulgado na noite de ontem, 23 de janeiro, mostra uma queda de mais de 600 mil inscritos em relação ao mesmo período do ano passado. 

Dificuldade na inscrição do SiSU 2019/1

A decisão do MEC ocorreu após vários estudantes relatarem dificuldades para acessar o site e realizar a inscrição. Desde a última terça-feira (22), quando o período de inscrições foi aberto, estudantes estão utilizando as redes sociais do Ministério da Educação (MEC) para relatar problemas no acesso ao site ou impossibilidade de preenchimento da inscrição. O órgão soltou comunicados oficiais em dois dias seguidos, afirmando que os problemas são gerados pelos acessos simultâneos e como solução pediram que os candidatos apenas atualizem a página antes de colocar os dados de cadastro. 
Alguns estudantes relataram nos posts que só conseguiram se inscrever após horas de tentativas e, geralmente, durante a madrugada. No entanto, há participantes que alegam não ter conseguido até o momento. 

SiSU 2019/1

O SiSU 2019/1 oferece 235.476 vagas gratuitas para quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 e tirou mais que zero na redação. 
Os participantes podem marcar até duas opções de vagas no SiSU. É necessário informar, em ordem de preferência, as opções de instituição com o local de oferta, curso e turno, além da modalidade de concorrência (ampla concorrência ou uma das categorias de cotas disponíveis).
As vagas do SiSU se dividem em ampla concorrência e reserva de vagas - que podem ser cotas ou ações afirmativas. As oportunidades estão disponíveis em 129 instituições públicas de ensino superior de todo o país.

Resultado do SiSU

A data do resultado do SiSU 2019/1 foi mantida. O resultado será publicado em 28 de janeiro e os aprovados terão que se matricular entre os dias 30 seguinte e 4 de fevereiro. 
Quem não for convocado em nenhuma das duas opções de curso poderá se inscrever na lista de espera do SiSU 2019/1. A manifestação de interesse será de 28 de janeiro a 4 de fevereiro. As chamadas posteriores serão realizadas pelas próprias instituições de ensino em suas páginas oficiais. 
Lista de Espera SISU 2019
COMO ERACOMO FICOU
Quem pode participarConvocados na 2ª opção podiam participar da lista de espera Somente quem não foi convocado poderá participar 
Escolha do cursoA participação na lista de espera era apenas para a 1ª opção de cursoO candidato pode escolher entre a 1ª e a 2ª opção

Mais informações no site do SiSU ou pelo especial SiSU 2019 Brasil Escola.
Vestibular Brasil Escola

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Curso Química Integral - Início das aulas em 04 de Fevereiro!!!!


Quem pode participar do Sisu? As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) vão até 25 de janeiro de 2019.

Imagem relacionada
Quem pode participar do Sisu - Sistema de Seleção Unificada? O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.
As inscrições do Sisu já estão abertas e pode participar o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018, obteve nota na redação diferente de zero e que não esteja na situação descrita no item 2.5 do Edital do Enem 2018.
É necessário informar o número de inscrição do Enem 2018 e a senha mais atual cadastrada no Enem.
Clique aqui e saiba como se inscrever no Sisu 2019.
SEJA BIXO

Curso Química Integral - Início das aulas em 04 de Fevereiro!!!!


Abertas as inscrições do Sisu 2019 São oferecidas no Sisu 2019 mais de 235,4 mil vagas, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país

Resultado de imagem para sisu 2019
Estão abertas as inscrições do Sisu - Sistema de Seleção Unificada, que é o sistema onde estudantes usam a nota do Enem para ingressar em instituições públicas, sem a necessidade de realizar o vestibular. Nesta edição, para ingresso no primeiro semestre de 2019, são oferecidas mais de 235,4 mil vagas, distribuídas em 129 universidades públicas de todo o país.
A principal novidade deste ano é que os estudantes que forem selecionados em qualquer uma das duas opções não poderão participar da lista de espera. Até o ano passado, aqueles que eram selecionados na segunda opção podiam ainda participar da lista e ter a chance de ser escolhido na primeira opção.
As inscrições são feitas exclusivamente pela internet no site: http://sisu.mec.gov.br/, sem a cobrança de taxas. O prazo vai até as 23h59 de 25 de janeiro de 2019.
Logo na inscrição é possível escolher até duas opções de cursos. A lista das vagas pode ser consultada no site do programa.
É permitido ao candidato, durante o período de inscrição, de 22 a 25 de janeiro de 2019, modificar suas opções quantas vezes julgar conveniente. Será considerada válida a última inscrição confirmada.

Notas de corte do Sisu

Uma vez por dia, o sistema do Sisu divulga as notas de corte de cada um dos cursos disponíveis. Trata-se de uma estimativa com base nos candidatos inscritos até o momento. Embora não seja uma garantia da vaga, é possível usar a informação para orientar a escolha.
Clique aqui para acessar o Simulador de Nota de Corte do Sisu.

Aprovados no Sisu

O resultado será divulgado no dia 28. A matrícula dos selecionados deve ser feita do dia 30 de janeiro ao dia 4 de fevereiro.
Do dia 28 ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.
SEJA BIXO

Enem, SiSU, ProUni e FIES – entenda a diferença - Notas do Enem podem ser usadas para ingresso em universidades públicas e bolsas de estudo e financiamentos em faculdades particulares.

Quem está se preparando para conseguir uma vaga no ensino superior precisa saber a diferença entre Enem, SiSU, ProUni e FIES. Se você tem dúvidas sobre esses termos, fique tranquilo. Nos próximos minutos você vai entender o que é cada um desses termos e para o que eles servem.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a maior prova do Brasil e funciona como um vestibular na maioria das universidades e institutos federais. As notas obtidas no Enem podem ser usadas para conseguir uma vaga gratuita pelo SiSU, uma bolsa de estudo pelo ProUni ou financiamento pelo FIES.
As provas do Enem são aplicadas em dois domingos consecutivos, geralmente em novembro. Em cada um dos dias, os estudantes respondem 180 questões objetivas de múltipla escolha. No primeiro dia há também uma prova de redação. Veja a divisão das provas:
1º dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Redação.
2º dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias.

As inscrições para o Enem abrem em maio e são voltadas para todos que terminaram ou estão no ensino médio.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é a plataforma do Ministério da Educação (MEC) que contém as vagas das universidades, institutos e centros federais e estaduais que utilizam o Enem como critério único de seleção. Para se inscrever no SiSU é preciso ter participado do Enem do ano anterior e ter conseguido nota acima de zero na redação.
O MEC realiza duas edições do SiSU por ano, uma para cada semestre. As inscrições podem ser feitas em janeiro e junho, no site sisu.mec.gov.br.

ProUni

O Programa Universidade para Todos (ProUni) oferece bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes, matriculados ou não no ensino superior, que fizeram o Enem. Diferente do SiSU, o ProUni exige uma média mínima de 450 pontos no último Enem, além de requisitos escolares e de renda.
O ProUni também tem duas edições por ano, em fevereiro e final de junho. Ao final de cada edição, são abertas inscrições para bolsas remanescentes, permitindo a inscrição de quem fez o Enem a partir de 2010. Mais informações no siteprouni.mec.gov.br.

FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é similar ao ProUni, mas, em vez de bolsas de estudo, oferece financiamento de mensalidades em faculdades particulares. O programa permite a participação de estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010, também com média de 450 pontos e nota acima de zero na redação. Há limite de renda no FIES, mas é maior que o do ProUni.
As inscrições para o FIES abrem sempre depois do ProUni, no final de fevereiro ou começo de março e em julho, no site fies.mec.gov.br. O FIES também é aberto para estudantes que já estão no ensino superior.
Diferença entre SiSU, ProUni e FIES
Diferença entre SiSU, ProUni e FIES

Vestibular Brasil Escola

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Saiu o Resultado do Vestibular da UNEB 2019

Resultado de imagem para uneb 2019 resultado

Sisu 2019 abre na terça inscrições para 235 mil vagas no ensino superior Para participar, é preciso ter feito o Enem 2018. Neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país.

As inscrições para a primeira edição de 2019 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) abrem nesta terça-feira (22) e vão até sexta-feira (25). Os candidatos devem se inscrever pelo site http://sisu.mec.gov.br/.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), neste primeiro semestre, serão oferecidas 235.476 vagas em 129 instituições de todo o país. Essa é a primeira vez desde o lançamento do Sisu em que há redução no número de vagas oferecidas.
Para participar, é necessário ter tirado nota acima de zero na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. O resultado do Enem foi divulgado na última sexta (18); veja como consultar a nota.
Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar. Também é necessário definir qual a modalidade no qual o aluno se encaixa - ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).
A evolução do Sisu
Confira o histórico do sistema do MEC que usa a nota do Enem para selecionar alunos no ensino superior público
47.91347.91383.12583.125108.560108.560129.319129.319171.401171.401205.514205.514228.071228.071237.840237.840239.601239.601235.476235.476VAGAS NA EDIÇÃO DO 1º SEMESTRESisu 2010Sisu 2011Sisu 2012Sisu 2013Sisu 2014Sisu 2015Sisu 2016Sisu 2017Sisu 2018Sisu 2019050k100k150k200k250k
Sisu 2014
 VAGAS NA EDIÇÃO DO 1º SEMESTRE: 171.401
Fonte: MEC (os dados se referem apenas à edição do primeiro semestre de cada ano)

Mudanças na lista de espera

Este ano, uma das novidades é com relação a lista de espera. Até 2018, o candidato a uma vaga no ensino superior poderia escolher duas opções de curso e desistir da segunda opção para ficar na lista de espera da primeira. Neste ano, a regra mudou.
Agora, haverá uma chamada regular e o estudante selecionado em uma das opções de curso desta chamada não poderá participar da lista de espera. Se ele não for selecionado, poderá ficar na lista de espera de apenas uma das suas opções de curso.
Segundo o MEC, a mudança na lista de espera é para permitir "maior liberdade de escolha para os estudantes não selecionados na chamada regular dos processos seletivos do Sisu."
A expectativa é que se reduza o tempo de convocação das listas de espera e que todos os estudantes estejam matriculados antes do período letivo. De acordo com a pasta, as mudanças poderão ajudar a diminuir a ociosidade das vagas.

Calendário do Sisu 1º semestre de 2019

  • Inscrições: 22/1 a 25/1
  • 1ª chamada: 28/1
  • Matrículas da 1ª chamada: 30/1 a 4/2
  • Inscrição na lista de espera: 28/1 a 4/2
  • Convocações de outras chamadas: a partir de 7/2
G1