Termina nesta quinta-feira, 23 de maio, o prazo para os estudantes que se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 pagarem a taxa de inscrição. O valor é de R$ 85.
A taxa do Enem 2019 deve ser paga em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos bancários, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal. A confirmação pode levar alguns dias para ser feita. O estudante deve acompanhar a confirmação na Página do Participante.
Baixo número de pagamentos
Menor número de inscrições
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número final de participantes do Enem 2019 será informado no dia 28 de maio, após o período de confirmação dos pagamentos bancários.
Atendimento Específico e Especializado
O Inep já disponibilizou o resultado das solicitações para o atendimento específico e especializado no Enem 2019. O atendimento específico é voltado para gestantes, idosos, lactantes e para outras condições específicas. O atendimento especializado é destinado aos candidatos com autismo, baixa visão, cegueira, deficiência auditiva, deficiência física, deficiência intelectual (mental), déficit de atenção, discalculia, dislexia, surdez, surdocegueira e visão monocular.
Os candidatos que tiveram os pedidos negados após a análise do laudo médio podem apresentar recurso a partir de hoje, na Página do Participante, para enviar os novos documentos que comprovem a necessidade do atendimento. O período de recurso vai até o dia 29 de maio e o novo resultado será disponibilizado no dia 5 de junho.
Nome Social
Termina amanhã, 24 de maio, o prazo para os candidatos que desejam obter o atendimento no Enem 2019 pelo nome social. A medida permite que durante a realização das provas os candidatos travestis e transexuais sejam identificados e reconhecidos socialmente de acordo com a sua identidade de gênero. No caso, é feita a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas e permite que eles possam escolher os sanitários masculino ou feminino.
A aprovação da solicitação é condicionada à análise da documentação, por isso é importante que os documentos possuam todas as informações solicitadas e estejam legíveis. O resultado poderá ser consultado individualmente na própria Página do Participante no dia 31 de maio.
Nova Gráfica
Na terça-feira, 21 de maio, o Inep informou que foi assinado o contrato com uma nova gráfica para a impressão das provas do Enem 2019. A gráfica que ficará responsável pelo exame é a Valid Soluções S/A.
Para esta edição já havia sido informado pela organização que as provas passariam por mudanças na forma de diagramação do caderno de provas. A intenção é diminuir os custos e o número de folhas do exame. Serão incluídas folhas de rascunhos nas provas, mas o espaço será reduzido. Os candidatos terão um espaço destinado a cálculos no final do caderno de questões, além de espaço com linhas para o rascunho da redação.
Enem 2019
As inscrições desta edição do Enem foram encerradas às 23h59 do dia 17 de maio. São Paulo, Minas Gerais e Bahia foram os estados com maior número de participações.
As provas do Enem 2019 serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro. No primeiro domingo, os participantes terão 5h30 para responder 45 questões objetivas de Ciências Humanas, 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e elaborar uma redação. A prova do segundo domingo será composta por 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 de Ciências da Natureza e suas Tecnologias com duração de 5h.
O gabarito oficial para fins pedagógicos será publicado no dia 13 de novembro. Já o resultado do Enem 2019 está previsto para janeiro de 2020.
Como estudar para o Enem 2019
Vestibular Brasil Escola