quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Como funciona a nota de corte do Sisu?

Resultado de imagem para sisu 2020

COMO FUNCIONA A NOTA DE CORTE DO SISU?

A seleção do Sisu é feita por meio das notas do ENEM 2019 e, conforme os estudantes se candidatam para determinada vaga, é estabelecida uma nota de corte, que são as menores notas para os candidatos ficarem entre os selecionados na modalidade escolhida.
As notas de corte são divulgadas uma vez por dia, durante o período de inscrições abertas, e servem apenas como referência. Elas não garantem que o estudante seja selecionado.
Com base nelas o candidato pode alterar as opções de curso, buscando uma vaga de acordo com a sua pontuação no Enem. A troca de curso pode ser feita até o final do período de inscrição no Sisu e o sistema considera somente a última opção registrada pelos estudantes.
Para ter ideia de quanto precisam de nota para ingressar em cada curso, os candidatos podem se basear nas notas mínimas da edição anterior ou então usar simuladores.

QUERO BOLSA OFERECE SIMULADOR DE NOTAS DE CORTE DO SISU

Quero Bolsa criou o Simulador de Notas de Corte do Sisu para ajudar o candidato a localizar as faculdades que oferecem o curso desejado e a nota de corte para o ingresso. Na ferramenta, é possível acompanhar a variação da nota nos últimos anos e as médias por estado. Clique aqui e calcule agora!
SEJA BIXO

Listagem dos candidatos remanejáveis – SSA UPE 3ª fase

Resultado de imagem para upe ssa
A listagem dos candidatos remanejáveis (aprovados e não classificados) no Sistema Seriado de Avaliação (SSA) – 3a fase do Processo de Ingresso 2020 da Universidade de Pernambuco (UPE) está com a divulgação mantida para hoje, 22 de janeiro.
A listagem estará disponível online no site da UPE (www.upe.br) e do Processo de Ingresso (www.processodeingresso.upe.pe.gov.br).
As provas do SSA 3 da UPE aconteceram nos dias 17 e 18 de novembro e teve 12.828 inscritos. O listão de aprovados foi publicado em 15 de janeiro.
Os estudantes que se inscreveram no SSA 1 e no SSA 2 terão a divulgação do desempenho individual realizada até o dia 18/03/2020.
SEJA BIXO

terça-feira, 21 de janeiro de 2020

Sisu 2020: inscrições são abertas, e estudantes relatam lentidão Edição do primeiro semestre tem 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país. Período de inscrição foi prorrogado até domingo (26) após erros nas notas do Enem.

Inscrições para o Sisu foram abertas na madrugada desta terça-feira (21) — Foto: Reprodução/Sisu

As inscrições do 1º semestre de 2020 do Sistema de Seleção Unificada (Sisuforam abertas na madrugada desta terça-feira (21), mas estudantes relatam lentidão no site e dificuldade para se candidatar às vagas das universidades federais.
Os estudantes podem se inscrever até as 23:59 do próximo domingo (26), já que o prazo foi prorrogado após erros nas correções de algumas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Nas redes sociais, usuários reclamam da mensagem que surge logo depois de clicarem no botão 'Fazer inscrição'. Os estudantes são redirecionados para uma página com o aviso de que as "inscrições estão encerradas". Quem consegue incluir os dados pessoais para prosseguir com a inscrição reclama de falhas na autenticação.
As inscrições no Sisu foram abertas poucas horas após o MEC e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inepconfirmarem que a data estava mantida, mesmo com os erros na correção de provas do Enem. Segundo o Inep, o erro no Enem afetou 5.974 estudantes e as notas já foram corrigidas.

Sisu 2020: como se inscrever

As inscrições devem ser feitas na página do Sisu.
Podem participar os candidatos que fizeram o Enem em 2019 e não tiraram nota zero na prova de redação. Nesta edição, são 237.128 vagas em 128 instituições de todo o país.
Cada candidato poderá se inscrever em até duas vagas, especificando a ordem de preferência e o turno no qual pretende estudar.
Também é necessário definir a modalidade na qual o aluno se encaixa – ampla concorrência ou alguma relativa às ações afirmativas (com critérios raciais ou sociais).

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:

  • As inscrições vão de 21/1 a 26/1;
  • É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);
  • O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;
  • A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;
  • Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;
  • O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;
  • Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);
  • O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;
  • A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Cronograma do Sisu 2020

  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro (terça-feira)
  • Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4
G1

Enem 2019: Inep diz que erro que afetou quase 6 mil notas já foi corrigido Presidente do instituto afirmou em entrevista nesta segunda que o problema afetou 5.974 estudantes. Órgão descarta problemas nas redações e diz que erro aconteceu na gráfica que imprime as provas.

O presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, disse nesta segunda-feira (20) que já foi corrigido o erro que afetou a nota de quase 6 mil candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019.
Em entrevista coletiva em Brasília, ele afirmou que o problema afetou exatamente 5.974 estudantes e que a pontuação de todos foi revisada. O total de afetados representa 0,15% dos 3,9 milhões de inscritos que fizeram as provas em 3 e 10 de novembro.
No fim da tarde desta segunda, alguns candidatos relataram que as notas haviam sido modificadas na Página do Participante.
De acordo com Lopes, uma falha na gráfica fez com que provas fossem associadas a gabaritos trocados. O equívoco ocorreu no momento transmissão das informações – em razão disso, candidatos que fizeram a prova de determinada cor tiveram o gabarito corrigido como se ele fosse correspondente ao exame de outra cor.
A princípio, a informação era de que o erro havia atingido apenas a correção de gabaritos do segundo dia de Enem 2019, na aplicação de provas de ciências da natureza e matemática. No entanto, no domingo (19) o Inep – autarquia responsável pela produção e correção do exame – afirmou que a revisão seria feita nos dois dias do exame.
No caso da redação, Lopes afirmou que não houve nenhum problema, pois o procedimento de correção é diferente – "a prova é digitalizada e corrigida".
Na entrevista desta segunda, Lopes afirmou que, para evitar erros nas próximas edições do Enem, o Inep vai revisar os processos de controle de qualidade. Citou ainda a implementação digital do exame: "Com a implementação do Enem digital esse tipo de erro vai deixar de existir, porque não vai haver cartão de resposta em papel".
O presidente do Inep disse que o instituto recebeu cerca de 172 mil e-mails de candidatos relatando algum erro. Segundo ele, a quantidade de provas checadas foi além desse número.
Ainda de acordo com o presidente do Inpe, ocorreram erros na correção de provas de candidatos de 24 estados e do Distrito Federal – as exceções Amapá e Roraima. De acordo com Lopes, 95% dos casos se concentraram em quatro cidades:
  • Alagoinhas (BA)
  • Viçosa (MG)
  • Ituiutaba (MG)
  • Iturama (MG)
A preocupação dos candidatos a uma vaga no ensino superior aumentou desde que o ministro da Educação, Abraham Weintraub reconheceu, neste sábado (18), que houve "inconsistências" na correção dos gabaritos do Enem 2019.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) — Foto: Reprodução/TV GloboO presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) — Foto: Reprodução/TV Globo
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, em entrevista coletiva nesta segunda-feira (20) — Foto: Reprodução/TV Globo

Gráfica terá de dar explicações

Sobre a aplicação de penalidades à gráfica que imprimiu as provas, o presidente do Inep afirmou que vai pedir explicações à empresa.
"Ela pode estar sujeita as penalidades do contrato." Ele informou também que o Inep está com dois processos licitatórios abertos para contratar novas gráficas para o Instituto.
G1 entrou em contato com a gráfica Valid Soluções S.A, mas a empresa informou que não vai comentar o assunto.

Sisu prorrogado

--:--/--:--
Por causa de erro no Enem, MEC aumenta prazo de inscrição no Sisu
O desempenho no Enem é critério para concorrer no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece 237 mil vagas em universidades federais em todo o país.
Antes da entrevista do presidente do Inep, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, já havia divulgado em rede social que as inscrições do primeiro semestre de 2020 do Sisu foram prorrogadas em dois dias.
Agora, elas estarão abertas de meia-noite desta terça-feira (21) até as 23h59 do domingo (26) – antes da mudança, as inscrições iriam até a sexta-feira (24).

O que disse o ministro

O ministro Abraham Weintraub explicou que o erro foi identificado a partir de estatísticas do Inep. Segundo ele, alguns candidatos apresentaram notas altas no primeiro dia e resultados baixos no segundo.
Weintraub reforçou que o problema se concentrou em Minas Gerais. "Não tem impacto nenhum, o pessoal aí do Sul pode ficar tranquilo. O resto também pode ficar tranquilo, foi um susto que as pessoas levaram", ao comentar ao caso.
Ele explicou que a equipe compara os gabaritos onde "estatisticamente tem mais problema".
Neste domingo, uma força-tarefa do Ministério da Educação foi montada para identificar os problemas.

O que o candidato deve saber sobre a inscrição do Sisu:


  • As inscrições vão de 21/1 a 26/1;
  • É possível escolher dois cursos (primeira e segunda opção);
  • O sistema atualiza uma vez ao dia e muda a ordem dos inscritos conforme a nota do Enem;
  • A primeira atualização será divulgada a partir da 0h de 23/1;
  • Recomenda-se que o estudante entre no sistema uma vez ao dia para saber se a disputa pela vaga ainda é viável ou se prefere mudar de curso;
  • O resultado da chamada regular sai no dia 28/1;
  • Se for aprovado na segunda opção de curso, o candidato não será incluído na lista de espera da primeira opção (leia mais abaixo);
  • O prazo para escolher participar da lista de espera é de 29/1 a 04/2;
  • A convocação da lista de espera será no dia 7/2 a 30/4;

Cronograma do Sisu 2020

  • Abertura das inscrições: 21 de janeiro (terça-feira)
  • Fim das inscrições: 23h59 de 26 de janeiro (domingo)
  • Resultado: 28 de janeiro
  • Prazo para participar da lista de espera: 29/1 a 04/2
  • Convocação dos candidatos em lista de espera: 07/2 a 30/4
G1