quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Concorrência no Vestibular Unesp 2021 – Medicina lidera

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) divulgou a relação candidato/vaga do Vestibular 2021, com 80.474 inscritos. As três opções mais disputadas do exame são as mesmas da seleção para ingresso em 2020: Medicina, em Botucatu (310,7 candidatos por vaga); Psicologia – integral -, em Bauru (49,8); e Direito – matutino -, em Franca (43,8). Confira abaixo mais informações sobre o Vestibular Unesp 2021.

CONCORRÊNCIA NO VESTIBULAR UNESP 2021

As outras carreiras mais disputadas são, pela ordem: Ciências Biomédicas, em Botucatu (32,7); Medicina Veterinária, em Botucatu (30,9); Arquitetura e Urbanismo, em Bauru (29); Psicologia – noturno -, em Bauru (27,4); Ciência da Computação, em Bauru (24,4); Medicina Veterinária, em Jaboticabal (24,2); Enfermagem, em Botucatu (24,2); e Engenharia Química, em Araraquara (22,6).

A relação candidato/vaga completa pode ser conferida nos sites da Unesp (vestibular.unesp.br) e da Fundação Vunesp (www.vunesp.com.br), responsável pelo Vestibular.

A Unesp publicará em breve as informações sobre os processos seletivos de ingresso pelas notas do Enem e pelo desempenho em Olimpíadas Científicas, ambos com inscrições gratuitas e sem obrigatoriedade de os candidatos estarem inscritos no Vestibular Unesp 2021.

As provas da Unesp serão aplicadas em 35 cidades, sendo 31 cidades paulistas e ainda em Brasília (DF), Campo Grande (MS), Curitiba (PR) e Uberlândia (MG). O exame será realizado em duas fases: primeira fase nos dias 30 e 31 de janeiro (candidatos de cursos de biológicas no primeiro dia e de exatas e humanidades, além dos treineiros, no dia 31) e segunda etapa em 28 de fevereiro (prova comum para todos os candidatos, com 60 questões de múltipla escolha e uma redação).

As 7.630 vagas do Vestibular Unesp 2021 são para as seguintes cidades: Araçatuba (170 vagas), Araraquara (855), Assis (405), Bauru (1.085), Botucatu (600), Dracena (80), Franca (410), Guaratinguetá (310), Ilha Solteira (470), Itapeva (80), Jaboticabal (280), Marília (475), Presidente Prudente (640), Registro (80), Rio Claro (485), Rosana (80), São João da Boa Vista (80), São José do Rio Preto (460), São José dos Campos (120), São Paulo (185), São Vicente (80), Sorocaba (80) e Tupã (120).

SOBRE A UNESP

A Unesp é uma universidade pública e gratuita que está entre as maiores e melhores do país e da América Latina, segundo os principais rankings nacionais e internacionais.

Presente em 24 cidades do Estado de São Paulo, com 34 unidades universitárias, desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão em todas as áreas do conhecimento.

Criada em 1976, a Universidade tem aproximadamente 54 mil estudantes, entre alunos de graduação e pós-graduação (stricto sensu). A Unesp possui cerca de 1.900 laboratórios e 34 bibliotecas, além de cinco fazendas de ensino e pesquisa e três hospitais veterinários.

A Universidade oferece ainda cursos pré-vestibulares gratuitos e mantém programas de extensão abertos à comunidade. Como parte do projeto “Cursinhos Pré-Universitários da Unesp”, a Pró-Reitoria de Extensão Universitária (Proex) mantém disponível para download em sua página, em formato digital, sete cadernos destinados para estudantes em fase de preparação para vestibulares.

SEJA BIXO

Locais da primeira fase do Vestibular Unicamp 2021 e protocolos de biossegurança

 


Os candidatos do Vestibular Unicamp 2021 já podem consultar, em www.comvest.unicamp.br, o local onde irão fazer a prova da primeira fase, a ser realizada nos próximos dias 6 e 7 de janeiro de 2021. Para a consulta é necessário apenas digitar o nome ou o número de inscrição no vestibular. A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) também vai enviar aos candidatos uma mensagem com a informação do local e as orientações sobre os protocolos de biossegurança.

LOCAIS DA PRIMEIRA FASE DO VESTIBULAR UNICAMP 2021

A Comvest preparou um folheto com orientações sobre os protocolos a serem seguidos pelos candidatos, que pode ser acessado em: http://www.comvest.unicamp.br/vestibular-2021/protocolos-de-biosseguranca-covid/

Estão inscritos no processo, 77.655 candidatos, que irão concorrer a 3.237 vagas, em 69 cursos de graduação. Este ano, a Comissão dobrou o número de salas de prova, para garantir o distanciamento entre os candidatos. As salas passaram de 1.502 no Vestibular 2020 para 3.381 no Vestibular 2021. Para evitar aglomeração, os candidatos foram divididos em dois grupos e farão as provas em dias diferentes.

No primeiro dia, 6 de janeiro, a Comvest irá utilizar 1.460 salas, para aplicar a prova a 34.024 candidatos aos cursos do segmento de Ciências Humanas/Artes e de Exatas/Tecnológicas. Já no dia 7 de janeiro, serão utilizadas 1.921 salas para os 43.631 candidatos da área de Ciências Biológicas/Saúde. O tempo de prova também foi reduzido de cinco para quatro horas, com a diminuição de 90 para 72 questões na primeira fase.

HORÁRIOS

A orientação é para que os candidatos cheguem ao local de prova às 12 horas (horário de Brasília), já que o acesso aos locais de prova será permitido impreterivelmente até as 13 horas (horário de Brasília). Orienta-se aos candidatos que chegarem com antecedência que não se aglomerem nos acessos e mantenham o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro até a entrada nas salas de prova. É obrigatório o uso de máscara em todos os espaços.

A Comvest irá aplicar as provas da primeira fase do seu Vestibular em: Araçatuba, Barueri, Bauru, Belo Horizonte, Botucatu, Bragança Paulista, Brasília, Campinas, Curitiba, Fernandópolis, Fortaleza, Franca, Guarulhos, Indaiatuba, Jundiaí, Limeira, Lorena, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Salvador, Santa Bárbara D’Oeste, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba, Sumaré e Valinhos.

A PRIMEIRA FASE

A prova da primeira fase é composta de 72 questões de múltipla escolha, distribuídas da seguinte maneira: 12 questões de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, 12 questões de Matemática, 8 questões de História e 8 questões de Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), 8 questões de Física, 8 questões de Química, 8 questões de Biologia e 8 questões de Inglês. Cada questão tem quatro alternativas.

O QUE LEVAR PARA A PROVA

Os candidatos deverão levar álcool em gel e máscaras extras, em caso de necessidade de troca no decorrer da prova. Devem levar o original do documento de identidade indicado na inscrição, canetas de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha. Será permitido o uso de régua transparente e compasso. É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios do tipo smartwatch, corretivo líquido, lapiseira, caneta marca texto, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio para controlar o tempo, mas todos os relógios deverão ficar no chão, ao lado da carteira.

Está permitido: água, sucos, doces, uso de bermudas e vestimentas leves. Os candidatos poderão tomar água/sucos na sala e se alimentar, abaixando a máscara por um curto período de tempo e mantida a distância.

SEJA BIXO

Locais de Prova 1ª Fase – Vestibular Fuvest 2021


De acordo com o cronograma oficial, os locais de prova da 1ª fase do Vestibular Fuvest 2021 serão publicados hoje, 14 de dezembro. A 1ª Fase será realizada no dia 10 de janeiro e as provas da 2ª fase nos dias 21 e 22 de fevereiro de 2021.

LOCAIS DE PROVA – VESTIBULAR FUVEST 2021 – 1ª FASE

A consulta deverá ser feita na página do candidato: https://app.fuvest.br/login

SOBRE O VESTIBULAR FUVEST

Para o ano de 2021, a USP oferece 11.147 vagas em diversos cursos de graduação, das quais 8.242 destinadas para seleção pelo vestibular da FUVEST. Outras 2.905 vagas são destinadas pela USP para a seleção de estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU/Enem).

O número de inscritos no Concurso Vestibular FUVEST 2021 totalizou 130.525, considerando-se candidatos e “treineiros”, o que representa um crescimento perante a edição anterior, FUVEST 2020, que contou com 129.157 inscrições.

As carreiras de Medicina em São Paulo e Medicina em Ribeirão Preto lideram ranking de concorrência, com 154,6 e 129,1 candidatos por vaga, respectivamente. Em terceira posição, aparece o curso de Medicina de Bauru, com 78,4 candidatos por vaga.

Para conhecer a relação candidato/vaga de todos os cursos, clique aqui.

Os exames de habilidades específicas sofreram alterações em decorrência da pandemia de COVID-19. As provas de música de São Paulo e Ribeirão Preto serão feitas em formato virtual, enquanto a prova de Artes Cênicas será realizada em formato misto. A área de Artes Visuais, por sua vez, excluiu a prova de habilidades específicas neste ano.

SEJA BIXO