terça-feira, 29 de maio de 2012


Enem deve preencher mais de 4,8 mil vagas em universidades da Paraíba

Publicado em 28.05.2012, às 17h51

Vanessa SilvaDo NE10/ Paraíba
Iniciaram, nesta segunda-feira (28), as inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012. Na Paraíba, as notas do exame serão utilizadas para o preenchimento de pelo menos 4,8 mil vagas ofertadas em cursos das três instituições de ensino superior federais: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). As inscrições podem ser feitas pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br.
A UFPB deverá reservar 3,8 mil vagas - somando todos os cursos superiores oferecidos pela instituição - para o ingresso através do Sisu. A quantidade representa 40% do total de vagas oferecidas pela universidade. Os outros 60% das vagas para 2013 (cerca de cinco mil), vão ser disponibilizadas para ingressos através do Processo Seletivo Seriado (PSS), com provas a serem aplicadas em novembro (primeira fase), e dezembro (etapa final).

Para a UFCG, a oferta total de vagas em cursos superiores deve ficar em 4.765. Contudo, a parcela destinada ao Sisu ainda será definida em reunião da Câmara Superior de Ensino da instituição, que não tem data para acontecer. Por isso, a quantidade de vagas na Paraíba preenchidas pelo Enem ainda devem aumentar.

Já no IFPB devem ser preenchidas duas mil vagas, distribuídas em 30 cursos. Dessas, mil são destinadas à primeira entrada (primeiro semestre de 2013), através dos classificados no próximo Sisu. As demais vagas serão preenchidas através do Sisu a ser realizado no segundo semestre de 2013.
Os candidados têm até o dia 15 de junho para realizar a inscrição, que custa R$ 35. O pagamento do boleto pode ser feito até o dia 20 de junho. Para ter direito à isenção da taxa, o aluno deve comprovar que vai concluir o ensino médio em 2012 em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar ou apresentar declaração mostrando que pertence a uma família de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Os documentos serão analisados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação.

A previsão é que as provas do Enem este ano sejam realizadas nos dias 3 e 4 de novembro. As notas do exame serão usadas para preenchimento das vagas por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu).De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário