quarta-feira, 23 de maio de 2012


Redação elogiada pela Fuvest tem frase 





subliminar contra reitor da USP




Estudante reforçou letras do texto que formam a frase 'fora Rodas fora PM'.
USP disse que não falará sobre o assunto; texto foi retirado do ar.


Uma das 29 redações selecionadas pela Fuvest como bons exemplos de textos escritos na prova do vestibular 2012 para a Universidade de São Paulo (USP) traz um protesto inusitado contra o reitor da instituição. Na redação de três parágrafos, um candidato ou candidata reforçou a escrita de diversas letras espalhadas pelo texto que, unidas na ordem em que foram destacadas, formam a frase "fora Rodas fora PM". O tema da redação da segunda fase da Fuvest 2012, que selecionou candidatos para a USP e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, foi "Participação política: indesejável ou superada?". Após ser procurada pelo
G1 no início da tarde desta segunda-feira (21), a Fuvest retirou a redação do seu site oficial.
Trecho da redação com mensagem subliminar de protesto contra a gestão de João Grandino Rodas na USP (Foto: Reprodução)Trecho da redação com mensagem subliminar de protesto contra a gestão de João Grandino Rodas na USP; os círculos em laranja foram feitos pelo G1 para melhor visualização da mensagem do candidato (Foto: Reprodução)
Exemplos selecionados
Na última quarta-feira, a Fuvest divulgou 29 textos do que considera as melhores redações(veja ao lado). Os nomes dos candidatos não são identificados. Os textos podem servir de exemplo sobre os padrões que agradam à banca corretora do vestibular. A redação com a mensagem subliminar é a de número 15.
Procurada pelo G1, a assessoria de imprensa da Fuvest afirmou que a mensagem subliminar não foi notada pela diretora-executiva da fundação, a professora Maria Tereza Fraga Rocco. A Fuvest disse ainda que as redações publicadas no site são consideradas "de bom nível" pela "construção de ideias", e que alguns dos textos possuem inclusive erros de grafia. Os autores das redações selecionadas não são identificados.
A assessoria de imprensa da reitoria da USP afirmou que não fará nenhum comentário a respeito.
Redação com mensagem era o exemplo número 15 (à esq.); página foi retirada do site da Fuvest (Foto: Reprodução)Redação com mensagem era o exemplo nº 15 (à esq.); página foi retirada do site da Fuvest (Foto: Reprodução)
'Ideia ilusória de democracia'
Na redação, o autor ou autora defende que a participação política vá além de o indivíduo apenas mostrar interesse pelas decisões dos governantes, porque, segundo o texto, isso cria um senso de "pseudo-coletivismo" e "uma falsa sensação de estar contribuindo para a ordem e o progresso da sociedade, mascarada pela ideia ilusória de democracia, resultando em uma consequente perda de sua identidade natural".
O texto afirma ainda que "o interesse por política vai além de ideologias partidárias ou observância e manutenção da lei" e que "toda relação social humana é política".
Reitor da USP desde o fim de 2009, Rodas tem enfrentado a oposição do movimento estudantil principalmente na questão da segurança do campus da Cidade Universitária, na Zona Oeste de São Paulo. Em 2011, a USP firmou um convênio com a Polícia Militar para a instalação de uma base comunitária no campus. Em novembro, a detenção de um grupo de estudantes portando maconha desencadeou uma ocupação do prédio da reitoria e uma greve estudantil que só terminou em março deste ano. Também em março, o reitor anunciou a contratação do policial militar aposentado Luiz de Castro Junior para o cargo de superintendente de Segurança da Cidade Universitária.
O próximo vestibular da Fuvest terá as inscrições abertas de 24 de agosto a 10 de setembro. A prova da primeira fase será em 25 de novembro, e as provas da segunda fase serão realizadas de 6 a 8 de janeiro de 2013. A lista dos aprovados sairá em 2 de fevereiro de 2013.

fonte:G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário