domingo, 27 de maio de 2012

Universidades da Paraíba oferecem 10,5 mil vagas por meio do Enem


 

UFPB, UFCG e IFPB vão abrir vagas em cursos de graduação usando Sisu.
Exame é realizado nos dias 3 e 4 de novembro.



As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 serão usadas para o preenchimento de 10,5 mil vagas ofertadas em cursos das três instituições de ensino superior federais da Paraíba: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB).

Os interessados devem se inscrever no Enem e as notas do exame serão usadas para preenchimento das vagas por meio do Sistema Unificado de Seleção (Sisu). A inscrição custa R$ 35, começa na próxima segunda-feira e prossegue até o dia 20 de junho. O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro.
No total, deverão ser preenchidas 3,8 mil vagas em todos os cursos superiores oferecidos pela instituição. Já 60% das vagas em 2013, o que corresponde a cinco mil oportunidades, vão ser disponibilizadas para ingressos através do Processo Seletivo Seriado (PSS), com provas a serem aplicadas em novembro, primeira fase, e dezembro, etapa final.A UFPB, segundo informações do pró-reitor de Graduação Valdir Bezerra, deve oferecer 40% das vagas para ingresso pelo Sisu, que utiliza as notas obtidas na prova do Enem.

Para a UFCG, a oferta de vagas em cursos superiores deve ficar em 4.765, segundo o pró-reitor de Ensino, Vicemário Junior. Contudo, o quantitativo será definido em reunião da Câmara Superior de Ensino da instituição, que ainda não tem data para acontecer. “O número de vagas a serem preenchidas pelo Sisu não deve ser muito maior ou menor que o do ano passado”, informou.

Desde 2010, a UFCG utiliza as notas do exame como instrumento de classificação para ingresso nos cursos de graduação da instituição. Somente com o número de inscrição do Enem é que o candidato poderá se inscrever na Comissão de Processos Vestibulares (Comprov).

No IFPB devem ser preenchidas duas mil vagas distribuídas em 30 cursos, sendo que mil vagas são para o primeiro semestre de 2013, através do próximo Sisu, enquanto as demais serão preenchidas através do Sisu a ser realizado no segundo semestre de 2013.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na edição desta sexta-feira (25) do Diário Oficial da União o edital com as regras do Enem de 2012 (veja o arquivo em pdf). Segundo o Inep, órgão que é vinculado ao MEC e responsável pela realização do exame, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer a prova.
Fonte: G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário