Óleo diesel
A qualidade do óleo diesel pode ser testada em laboratório.
O Óleo diesel é um combustível derivado do petróleo formado principalmente por hidrocarbonetos (carbono e hidrogênio) e em baixas concentrações por enxofre, nitrogênio e oxigênio. Este combustível pode ser selecionado de acordo com as características de ignição e de escoamento.
Óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil, provém da destilação do petróleo e contém de 12 a 22 átomos de carbono, é utilizado para gerar energia e movimentar máquinas e motores de grande porte, em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel), tais como: trator, caminhão, automóveis de passeio, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, locomotivas, navios, etc.
A produção de óleo diesel é feita a partir do refino do petróleo, pelo processo inicial de destilação fracionada, à temperatura entre 260°C e 340°C, a essa temperatura podem ser agregadas outras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve (esse resulta no produto conhecido como óleo diesel).
A seguir a classificação do óleo diesel de acordo com sua aplicação:
• Extra Diesel Aditivado;
• De referência (também chamado diesel padrão);
• Tipo "Metropolitano" (máximo de 0,05% de enxofre);
• Tipo "Interior" (máximo 0,2% de enxofre).
O Extra Diesel Aditivado contém aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentação de combustível, reduzir o desgaste dos bicos injetores, proporcionar maior proteção anticorrosiva a todo o sistema de alimentação, além de aumentar a vida útil do motor.
O óleo diesel de referência é produzido especialmente para as companhias montadoras de veículos a diesel, que o utilizam como padrão para a homologação, ensaios de consumo, desempenho e teste de emissão.
O óleo diesel Tipo "Metropolitano", como o próprio nome indica, é utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação, em geral nas capitais que requerem maior controle das emissões. Possui menor índice de enxofre para minimizar os poluentes resultantes da combustão do óleo diesel
O óleo diesel Tipo "Interior" é usado nas regiões onde não se tem um fluxo muito grande de veículos, como nas cidades do interior. Esse combustível contém uma porcentagem maior de enxofre.
Óleo diesel é o combustível mais usado no Brasil, provém da destilação do petróleo e contém de 12 a 22 átomos de carbono, é utilizado para gerar energia e movimentar máquinas e motores de grande porte, em motores de combustão interna e ignição por compressão (motores do ciclo diesel), tais como: trator, caminhão, automóveis de passeio, furgões, ônibus, caminhões, pequenas embarcações marítimas, locomotivas, navios, etc.
A produção de óleo diesel é feita a partir do refino do petróleo, pelo processo inicial de destilação fracionada, à temperatura entre 260°C e 340°C, a essa temperatura podem ser agregadas outras frações como a nafta, o querosene e o gasóleo leve (esse resulta no produto conhecido como óleo diesel).
A seguir a classificação do óleo diesel de acordo com sua aplicação:
• Extra Diesel Aditivado;
• De referência (também chamado diesel padrão);
• Tipo "Metropolitano" (máximo de 0,05% de enxofre);
• Tipo "Interior" (máximo 0,2% de enxofre).
O Extra Diesel Aditivado contém aditivos com objetivo de manter limpo o sistema de alimentação de combustível, reduzir o desgaste dos bicos injetores, proporcionar maior proteção anticorrosiva a todo o sistema de alimentação, além de aumentar a vida útil do motor.
O óleo diesel de referência é produzido especialmente para as companhias montadoras de veículos a diesel, que o utilizam como padrão para a homologação, ensaios de consumo, desempenho e teste de emissão.
O óleo diesel Tipo "Metropolitano", como o próprio nome indica, é utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação, em geral nas capitais que requerem maior controle das emissões. Possui menor índice de enxofre para minimizar os poluentes resultantes da combustão do óleo diesel
O óleo diesel Tipo "Interior" é usado nas regiões onde não se tem um fluxo muito grande de veículos, como nas cidades do interior. Esse combustível contém uma porcentagem maior de enxofre.
Equipe Brasil Escola
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