Saiba o que é avaliado na 5ª competência da redação do Enem 2012
07/08/2012
A redação do Exame Nacional do Ensino Médio de 2012 é avaliada com base em 5 competências. Cada uma delas se divide em níveis de desempenho com pontuações diferentes. Entenda como é avaliada a competência número 51
Crédito: Shutterstock.com
Sua redação deve, além de apresentar uma tese apoiada em argumentos consistentes, oferecer também uma proposta de intervenção na vida social
O MEC (Ministério da Educação), por meio doInep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas) – órgão responsável pela organização do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio) – alterou uma série de aspectos relativos à correção da prova de redação do exame, com a intenção de tornar o processo mais justo. Com o objetivo de esclarecer as dúvidas dos participantes a respeito do assunto, foi lançado o Guia do Participante do Enem 2012, uma espécie de manual que contêm todos os detalhes sobre o procedimento de correção da prova.
Segundo consta no manual, a banca corretora, composta inicialmente por dois avaliadores, analisa 5 competências para compor a nota final da redação de um participante, sendo elas:
Competência 1: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita;
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Competência 2: Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
Competência 3: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e
Competência 5: Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Para esclarecer as suas dúvidas a respeito da correção e avaliação dessas competências, a Universia Brasil consultou a professora de redação Liliane Negrão, do cursinho pré-vestibular Oficina do Estudante. A professora já explicou detalhes sobre a correção das outras quatro competências, e agora fala sobre a avaliação da última delas.
A competência número 5 exige do candidato elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. Isso significa que mais que defender um ponto de vista, o estudante precisa fornecer também um problema para a tese que ele está abordando.
Por isso a sua redação deve, além de apresentar uma tese apoiada em argumentos consistentes, oferecer também uma proposta de intervenção na vida social. Essa solução deve contemplar cada um dos pontos abordados na argumentação de maneira detalhada e, mais que isso, refletir os seus conhecimentos de mundo e a sua coerência. Lembre-se de que é necessário que a proposta respeite os direitos humanos, ou seja, ela não deve romper com valores como cidadania, liberdade, solidariedade ou diversidade cultural.
Segundo a professora Liliane Negrão, é fundamental que o candidato seja específico e evite ampliar o seu universo de ideias. “O aluno tem que ficar atento a possível proposta, ele deve estar exatamente dentro daquilo que está sendo pedido. Mas é necessário limitar a área de aplicação da solução dele, com propostas realizáveis, plausíveis e simples”, exemplifica ela.
Confira como a competência 5 será avaliada na prova de redação do Enem 2012:
:Como a competência 5 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 1
O candidato elabora uma proposta de intervenção clara e inovadora, que se relacione bem com a tese e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para realizar a proposta ficam explícitos.
Pontuação do nível: 200 pontos.
Como a competência 5 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 2
O participante elabora uma proposta de intervenção clara, que se relacione bem com a tese desenvolvida e que esteja bem articulada com a discussão desenvolvida no texto. Os meios para colocar a proposta em prática também ficam explícitos.
Pontuação do nível: 160 pontos.
Como a competência 5 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 3
O estudante que alcança o nível de desempenho 5 elabora uma proposta de intervenção relacionada ao tema, porém, pouco articulada à discussão que foi desenvolvida no texto.
Pontuação do nível: 120 pontos.
Como a competência 5 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 4
A proposta de solução enquadrada no nível de desempenho 4 é relacionada ao tema de maneira precária e não articulada com a discussão desenvolvida no texto. Ainda podem ser pontuadas dessa maneira as redações que apresentarem desenvolvimento precário dos meios para realizar a solução proposta.
Pontuação do nível: 80 pontos.
Como a competência 5 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 5
O participante elabora uma proposta de intervenção tangencial ao tema, ou que esteja subentendida no desenvolvimento da argumentação.
Pontuação do nível: 40 pontos.
Como a competência 5 é avaliada na redação do Enem 2012: Nível de desempenho 6
Para alcançar a menor pontuação possível na competência, ou seja, 0 pontos, o candidato não apresenta proposta de intervenção nenhuma.
Pontuação do nível: 0 pontos.
Fonte:Universia
Nenhum comentário:
Postar um comentário