terça-feira, 23 de outubro de 2012


2ª fase do Vestibular 2013 da UFPE deverá ser nos dias 13 e 14 de janeiro

eb757e67789b7371f77aea3dabb40560.jpg
A projeção é que a UFPE oferte, no próximo ano, 6.961 vagas nos cursos de graduação
Foto: Arnaldo Carvalho/ JC Imagem/ Arquivo

Do NE10Com informação de Luiza Freiras, direto da reitoria da UFPE
A 2ª fase do Vestibular 2013 da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - inicialmente prevista para os dias 2 e 3 de dezembro - será realizada nos dias 13 e 14 de janeiro de 2013. A informação foi divulgada após reunião entre o reitor da instituição, Anísio Brasileiro, e o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, para adequar o texto do edital do vestibular às novas regras da Lei de Cotas. A data de abertura das inscrições, porém, ainda será anunciada.
A data da 2ª fase precisou ser adiada em função do atraso na regulamentação da Lei de Cotas por parte do Governo Federal, que só aconteceu na segunda-feira da semana passada, dia 15 de outubro. Ainda não se sabe, no entanto, o novo número de vagas disponíveis após a adequação à lei. A UFPE informa que cancelou os 10% de incentivo (bônus) na nota dos estudantes egressos de escola pública.
Também ficou decidido que na próxima quinta-feira (25) haverá uma nova reunião entre o reitor e o conselho para decidir especificamente a aplicação das cotas para os cursos do conjunto de engenharias. Atualmente, os estudantes do CTG cursam o ciclo básico durante um ano e, de acordo com o ranking de notas, podem optar pela área que querem seguir. O conselho precisa decidir se a reserva de vagas para os cotistas será feita no ingresso à universidade ou após o término do cilco básico.

Apesar da Lei de Cotas determinar que as universidades devem reservar pelo menos 12,5% de suas vagas para alunos cotistas ainda nos vestibulares deste ano, na UFPE esse número será de 15,4%. O cálculo da distribuição foi feito sobre o número de vagas total que a UFPE dispõe, sendo necessário fazer o arredondamento para que não houvesse um número quebrado de vagas para cotas.
"Com esse percentual, vamos atingir os 50% mais rápido", concluiu a pró-reitora para assuntos acadêmicos da UFPE, em referência ao prazo de quatro anos que as univesidades têm para reservar metade de suas vagas para cotas. Assista ao vídeo com a pró-reitora da UFPE abaixo.
ADEQUAÇÃO - A lei 12.711 (Lei de Cotas), sancionada em 29 de agosto, prevê que as universidades e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas.
Em seu primeiro ano de vigência, a lei prevê a reserva de 12,5% das vagas, por curso e turno, para cotistas. Esse percentual deverá crescer ano a ano até atingir, em 2016, o montante de 50% das vagas oferecidas nos processos seletivos das instituições federais de ensino mantidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Inicialmente, a projeção é que a UFPE oferte, no próximo ano, 6.961 vagas nos cursos de graduação. Como a lei federal determina que pelo menos 12,5% das vagas sejam destinadas a egressos de colégios públicos já em 2013, a instituição deve reservar 870 vagas para esse público no próximo vestibular.
A primeira etapa do vestibular da UFPE é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 3 e 4 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário