4 técnicas de relaxamento para se manter calmo antes e durante o Enem
Manter a calma durante uma prova como o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode fazer toda a diferença no seu desempenho. Confira alguns exercícios que podem ajudá-lo
Crédito: Shutterstock.com
O estudante deve saber quais áreas tensiona mais e ficar atento a elas, para que a prova não se torne ainda mais longa e desgastante
A menos de uma semana da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012, você deve estar com os nervos à flor da pele. Toda essa ansiedade é compreensível, mas é preciso entender que isso pode prejudicar o seu desempenho na prova e tentar controlar o seu estresse.
O primeiro passo para manter a tranquilidade é lembrar que você não tem mais nada para aprender. Lembre-se de que já se preparou tanto quanto podia, não adianta tentar aprender um conteúdo em alguns dias se você não o fez em dez meses.
Segundo a terapeuta corporal Kika Lourenço, você pode até mesmo revisar o que vem estudando ao longo do ano, mas não tentar aprender algo novo. “Não é legal querer agregar conteúdos novos ao repertório a essa altura do campeonato”, comentou.
Entretanto, o que mais importa é manter a calma no dia da prova. Você precisa estar completamente relaxado para garantir um bom desempenho. A terapeuta explica que uma boa noite de sono pode fazer diferença e aconselha até mesmo um tempinho a mais na cama. “O candidato não precisa acordar cedo nesse dia. Umas horinhas a mais de sono vão fazer com que ele relaxe”, acrescentou.
Confira os exercícios que a terapeuta recomenda para estar completamente relaxado para a prova
Antes
Como relaxar antes e durante a prova do Enem: 1. Exercícios respiratórios
Esse recurso tira a pressão cardiorrespiratória e oxigena o cérebro, melhorando o acesso ao conhecimento que está lá. “A respiração dá potencial de oxigenação. Um bom exercício é a respiração de suspiro, que aumenta a concentração e expulsa a ansiedade”, comentou Kika. A terapeuta explica que nesse exercício é necessário que o candidato inspire lenta e profundamente pelo nariz e expire pela boca, como se estivesse suspirando. “Ele deve fazer o som do suspiro de maneira contínua, intercalando uma respiração na outra”, esclareceu.Como relaxar antes e durante a prova do Enem: 2. Exercício de inversão
Outro artifício recomendado por ela é o exercício de inversão, que também aumenta a oxigenação e ainda diminui o cansaço. Segundo a terapeuta, o estudante deve se deitar no chão, próximo a uma parede na qual ele possa se encostar. Enquanto o estiver deitado no chão, seu quadril e suas pernas devem estar apoiados na parede, formando um ângulo de 90º. “É comum que os pés formiguem, porque a circulação está invertida. Esse é um bom sinal e diminui conforme o exercício”, esclareceu. Kika recomenda ainda que a duração seja de 5 minutos.Durante
Como relaxar antes e durante a prova do Enem: 3. Ordem de relaxamento
Já durante a prova, Kika recomenda a observação do próprio corpo. Segundo ela, o estudante deve saber quais áreas tensiona mais e ficar atento a elas, para que a prova não se torne ainda mais longa e desgastante. “Uma boa solução é enviar uma ordem de relaxamento para o corpo. Parece besteira mais funciona”, garantiu.
Algumas das áreas que mais sofrem com a tensão, segundo a terapeuta, são os ombros, as pernas, os pés e até mesmo o rosto, em especial o maxilar. “O estudante também precisa ficar atento às mãos. Perceber se não está segurando a caneta com força demais”, exemplificou ela. Para esses casos, tudo que o estudante tem a fazer é se concentrar em manter aquela parte relaxada. “Um simples pensamento imperativo, do tipo ‘relaxe o ombro!’ já vai mostrar ao seu cérebro o que fazer”, ensinou.
Como relaxar antes e durante a prova do Enem: 4. Alongamento
A ordem de relaxamento, no entanto, pode não ser suficiente nesses casos, devido ao nervosismo. Se isso acontecer com você, Kika recomenda os procedimentos mais básicos, como alongamentos simples e que podem ser feitos na própria cadeira. “Articular ombros e pulsos com algumas rotações também ajuda a se sentir mais confortável para continuar a prova”, concluiu a terapeuta.
Kika lembra ainda que o exercício de respiração também pode ser feito durante a prova, caso o candidato se sinta ansioso demais com alguma questão. No entanto, a terapeuta lembra que é preciso verificar se você não está atrapalhando os demais candidatos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário