terça-feira, 9 de outubro de 2012


A TARDE cria simulado do Enem e premia estudantes

Luana Almeida
  • Fernando Amorim | Arquivo | Ag. A TARDE
    Alunos que obtiverem mais acertos em prova online ganharão iPad
Estudantes interessados em testar os conhecimentos antes da realização do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem fazer um simuladão, por meio do Portal A TARDE (veja aqui). São, ao todo, 185 questões de múltipla escolha, e os estudantes têm cinco horas para respondê-las.
A prova poderá ser feita até o dia 31 deste mês. O gabarito será divulgado no dia 2 de novembro, também no site. Cada acerto vale um ponto, e as três pessoas que obtiverem as melhores pontuações  ganharão um iPad. Os dez primeiros colocados terão direito, ainda, a uma assinatura digital de A TARDE pelo período de um mês.
Para fazer o simulado é preciso preencher um cadastro. Cada pessoa poderá fazê-lo uma só vez. Apenas estudantes que estejam matriculados da 8ª série do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio poderão ser premiados.
Parceria - A prova foi elaborada por uma equipe de professores do Colégio Oficina. Os conteúdos são divididos em quatro grandes áreas - ciências da natureza e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Na prova de língua estrangeira, que conta com cinco questões, o aluno deve escolher entre os idiomas inglês e espanhol.  A prova oficial do Enem acontecerá nos dias 3 e 4 de novembro. Além das questões, o estudante terá de fazer uma redação.
O resultado é utilizado no processo seletivo de várias universidades e faculdades do País. Este ano, pela primeira vez, será usado  para a seleção na primeira fase do vestibular da Universidade Federal da Bahia (Ufba).
Avaliação - Na opinião do especialista em educação, mestrando em ciência da informação, Basilon Carvalho, é importante que, com a proximidade da data do Enem, os alunos possam avaliar o conhecimento por meio de simulados, para que, dessa forma, possam detectar deficiências e reforçar os estudos.
"A iniciativa oferece a todos os alunos mais uma possibilidade de avançar no conteúdo cobrado no exame. Com um simulado virtual, o estudante não fica atrelado somente ao conteúdo dado pelos professores. Além disso, sai do ambiente da sala de aula", diz o especialista.
Carvalho afirma que o ambiente virtual possibilita que o aluno aprenda de forma leve, sem se distanciar do assunto cobrado no exame."É uma ferramenta lúdica, que serve, também, como uma forma de aliviar o estresse e a pressão pré-Enem, da qual muitos alunos reclamam e que pode, inclusive, atrapalhar o desempenho".
Para ele, iniciativas como a do Grupo A TARDE auxiliam a difundir conhecimento ao grande público. "A ferramenta será de grande proveito para os estudantes de baixa renda, que não podem se matricular em um pré-vestibular, por exemplo", acredita ele.
Cadernos - Além do simuladão online, o Grupo A TARDE e o Colégio Oficina prepararam uma série de dez cadernos encartados no jornal para ajudar os alunos a estudar. Os primeiros saíram nas edições dos dias 22, 23, 29 e 30 de setembro.
A publicação continua, sempre aos sábados e domingos, até os dias 27 e 28 deste mês. Em razão das eleições, não haverá circulação no próxima fim de semana. Os interessados poderão também baixar o conteúdo dos cadernos do Enem no endereço eletrônico www.atarde.com.br/enem.
Segundo o gerente de marketing e projetos especiais do Grupo A TARDE, Emanuel Soares, atender essa demanda e necessidades do leitor faz parte do histórico do grupo: "O Enem é fundamental para os estudantes. A TARDE sempre se preocupou em prestar serviço e estar presente no dia   a dia dos leitores".

Nenhum comentário:

Postar um comentário