sábado, 20 de outubro de 2012


Fiscais do Enem reclamam de treinamento precário para aplicação das provas


Recrutados para fiscalizar os candidatos que farão as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) nos dias 3 e 4 de novembro só recebem instruções no dia da prova. Coordenadores já foram treinados e Cespe libera, nesta sexta-feira, vídeo de instruções para aplicadores

imagen-relacionada
Crédito: Shutterstock.com
A formação deve ser feita em pelo menos duas horas. O encontro de formação pode ser realizado antes ou até mesmo no dia da prova

Os universitários recrutados em todo o País para trabalharem como fiscais nas salas em que as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) serão aplicadas, nos próximos dias 3 e 4 de novembro, ainda não receberam o treinamento necessário para o trabalho.
  
Segundo informações do portal Ig, a função dessas pessoas é distribuir as provas, colher assinaturas, verificar o uso de equipamentos proibidos e colas, além de oferecer orientação aos estudantes. Uma das principais reclamações dos jovens recrutados é a responsabilidade da tarefa e a falta de treinamento para realizá-la.

De acordo com a metodologia do Cespe (Centro de Seleção e de Promoção de Eventos) da UnB (Universidade de Brasília), responsável pela execução do exame com a Cesgranrio, a formação aos fiscais e chefes de sala deve ser feita em, pelo menos, duas horas. O encontro de formação para aplicadores do Enem pode ser realizado antes ou até mesmo no dia da prova e até agora não foi realizado.

Para ajudar os universitários que atuarão como aplicadores da prova, a partir desta sexta-feira o Cespe vai enviar o link de um vídeo para os e-mails dos trabalhadores cadastrados, com material contendo instruções para a aplicação das provas. Este vídeo também será reprisado durante a formação. Entretanto, o Cespe orienta que todos os fiscais assistam ao vídeo antes.

Na tarde da última quinta-feira (18), coordenadores de aplicação já estavam sendo treinados em Brasília. Durante toda a próxima semana, outros treinamentos ocorrerão. Para os responsáveis diretos pelo teste, a carga horária da formação é aumentada pelo Cespe.


Todas as notícias sobre o Enem 2012

Os fiscais, no entanto, são escolhidos e treinados de maneira mais rápida e pulverizada. Para eles a fiscalização é uma oportunidade de aumentar a renda, visto que são R$ 150,00 pelo trabalho nos dois dias. Os coordenadores dos municípios selecionam os aplicadores, marcam a reunião de preparação no dia ou antes das provas, passam o treinamento para os fiscais e podem até mesmo ajudá-los a se cadastrarem no sistema do Cespe.

O treinamento oferecido aos fiscais do Enem já gerou polêmicas nos anos anteriores. Em 2011, a três dias da avaliação, instituições ainda recrutavam candidatos. Pouco antes do início do exame fiscais foram selecionados na porta dos locais de prova em estados como São Paulo ou Maranhão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário