Para evitar fraude, provas do Enem estão sob vigilância do Exército na Paraíba
No Nordeste provas começam ao meio-dia
Foto: Agência Brasil
Vanessa SilvaDo NE10/ Paraíba
No próximo final de semana, mais de 141 mil candidatos realizam o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na Paraíba. As provas já chegaram ao estado e estão sob a vigilância do Exército Brasileiro. Vinte e seis caixas com os exemplares dos testes chegaram a João Pessoa na última sexta-feira (26) e, desde então, se encontram guardadas em uma sala do 15º Batalhão de Infantaria Motorizado (BIMtz), que fica no bairro de Cruz das Armas.
Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas e Estudos Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o material começou a ser enviado no dia 26. Cerca de 11,5 milhões de exemplares da prova percorreram 9.728 rotas para chegar a 1.612 municípios diferentes. A medida de entregar ao Exército a responsabilidade de guardar os exemplares do Enem foi adotada desde o ano passado, com o objetivo de evitar o vazamento das questões, como já ocorreu em anos anteriores.
As provas serão aplicadas no sábado (3) e domingo (4), a partir das 13h (horário de Brasília). Por causa do horário de verão, o exame começará uma hora mais cedo nos estados nordestinos, que não aderiram à medida. O fera deve, então, estar no prédio para realização dos exames até o meio-dia. No sábado, serão aplicadas as provas das disciplinas de ciências humanas e da natureza. Já no domingo, os feras respondem sobre matemática, linguagens e terão que elaborar uma redação.
De acordo com o Ministério da Educação, a Paraíba tem o quinto maior número de inscritos da região Nordeste. Nesta edição, as mulheres são maioria entre os inscritos e correspondem a 59% do total de participantes em todo o Brasil. São 3.416.435 mulheres concorrendo e 2.374.855 homens (41%). Ao todo, 5.791.290 pessoas participarão do exame no País.
Nenhum comentário:
Postar um comentário