Dicas de temas para a redação do Enem
Professores de cursinhos e do ensino médio alertam feras para assuntos que poderão ser discutidos nas provas. Entre eles, estão seca, fome, bullying e sustentabilidade
Do JC Online
Foto: Hélia Scheppa/JC Imagem
No próximo domingo (4), segundo dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os feras vão exercitar punhos, criatividade e caligrafia na prova de redação. Há menos de uma semana para o desafio, é importante que os candidatos dominem as regras estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC), atentem para a gramática e aproveitem para ler bastante. Os professores de ensino médio e pré-vestibular lembram que o Enem geralmente aposta em assuntos mais gerais e filosóficos. Seca, sustentabilidade, bullying e fome são alguns dos prováveis temas do exame deste ano.
“A folha de prova vem com o tema e dois textos de apoio relacionados ao assunto proposto. O fera precisa prestar muita atenção ao tema e pensar bem na construção do texto dele antes de escrever. Não é permitido copiar trechos dos textos de apoio. Eles só estão ali para dar ideias ao candidato”, sustenta o professor de redação do Colégio Motivo Mário Sérgio.
Ainda segundo ele, é pouco provável que o tema proposto se concentre em fatos ocorridos ao longo do ano, como o julgamento do mensalão. “A tendência do Enem é explorar assuntos mais amplos, como cidadania, tecnologia e massificação cultural. O que o fera pode fazer é usar acontecimentos atuais para desenvolver sua tese. Aproveitar os conhecimentos que tem para enriquecer o texto”, sugere o docente.
A partir do tema, o estudante deve construir o texto em três etapas: tese, argumentos e propostas de intervenção. É indispensável que o candidato apresente um problema relacionado ao tema ainda no parágrafo de introdução. Essa fase é a chamada tese do estudante, a opinião dele sobre o assunto. No desenvolvimento da redação, o fera usará argumentos para sustentar a tese apresentada na introdução. Por fim, o estudante deve concluir o texto apontando uma possível solução para o problema. No ano passado, o tema da redação foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado".
“Gostei muito da redação do ano passado. Usei o tema para falar sobre como as pessoas usam os perfis nas redes sociais. Apontei como problema a exposição exacerbada da privacidade dos internautas”, lembra o fera Gustavo Cavalcanti, 17.
“A folha de prova vem com o tema e dois textos de apoio relacionados ao assunto proposto. O fera precisa prestar muita atenção ao tema e pensar bem na construção do texto dele antes de escrever. Não é permitido copiar trechos dos textos de apoio. Eles só estão ali para dar ideias ao candidato”, sustenta o professor de redação do Colégio Motivo Mário Sérgio.
Ainda segundo ele, é pouco provável que o tema proposto se concentre em fatos ocorridos ao longo do ano, como o julgamento do mensalão. “A tendência do Enem é explorar assuntos mais amplos, como cidadania, tecnologia e massificação cultural. O que o fera pode fazer é usar acontecimentos atuais para desenvolver sua tese. Aproveitar os conhecimentos que tem para enriquecer o texto”, sugere o docente.
A partir do tema, o estudante deve construir o texto em três etapas: tese, argumentos e propostas de intervenção. É indispensável que o candidato apresente um problema relacionado ao tema ainda no parágrafo de introdução. Essa fase é a chamada tese do estudante, a opinião dele sobre o assunto. No desenvolvimento da redação, o fera usará argumentos para sustentar a tese apresentada na introdução. Por fim, o estudante deve concluir o texto apontando uma possível solução para o problema. No ano passado, o tema da redação foi “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado".
“Gostei muito da redação do ano passado. Usei o tema para falar sobre como as pessoas usam os perfis nas redes sociais. Apontei como problema a exposição exacerbada da privacidade dos internautas”, lembra o fera Gustavo Cavalcanti, 17.
De acordo com o MEC, os textos desenvolvidos pelos estudantes são avaliados a partir de cinco critérios. Cada competência considerada vale 200 pontos. Nesse caso, se o estudante tira nota máxima nas cinco competências, a pontuação final é 1000. As habilidades julgadas são: o respeito à norma padrão da língua portuguesa, a compreensão do tema, o poder de argumentação, o conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação e a solução apresentada para o problema.
MUDANÇAS - Este ano, os critérios de correção da prova ficaram mais claros com a divulgação de um guia para a redação do Enem 2012, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas das provas aplicadas no ano passado foram muito criticadas por estudantes que acreditaram ter sido injustiçados.
Cada redação será corrigida por dois professores. Eles podem avaliar as redações com notas que variam entre zero e mil pontos. A pontuação é dividida em seis níveis: zero, 40, 80, 120, 160 e 200. A partir deste ano, se a diferença entre as notas dos dois corretores for superior a 200 pontos, a dissertação passará por um terceiro corretor. Até a última edição do Enem, o terceiro corretor só entrava em ação caso a diferença entre as notas atribuídas à redação ultrapassasse os 300 pontos.
MUDANÇAS - Este ano, os critérios de correção da prova ficaram mais claros com a divulgação de um guia para a redação do Enem 2012, disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas das provas aplicadas no ano passado foram muito criticadas por estudantes que acreditaram ter sido injustiçados.
Cada redação será corrigida por dois professores. Eles podem avaliar as redações com notas que variam entre zero e mil pontos. A pontuação é dividida em seis níveis: zero, 40, 80, 120, 160 e 200. A partir deste ano, se a diferença entre as notas dos dois corretores for superior a 200 pontos, a dissertação passará por um terceiro corretor. Até a última edição do Enem, o terceiro corretor só entrava em ação caso a diferença entre as notas atribuídas à redação ultrapassasse os 300 pontos.
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