quinta-feira, 1 de novembro de 2012


Mais de 5,7 milhões de estudantes realizam Enem 2012 neste fim de semana

01/11/2012
A Universia Brasil apresentará o gabarito das provas logo após o encerramento do exame. Professores também vão comentar as questões

Imagen relacionada
Crédito: Shutterstock.com
O candidato deve chegar ao local da prova com antecedência de 1 hora

Neste fim de semana, mais de 5,7 milhões de estudantes realizarão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012. Desde 2009, o exame é usado por instituições públicas de ensino superior como critério de seleção. O site da Universia Brasil , em parceria com a Oficina do Estudante eCursinho da Poli, apresentará o gabarito das provas logo após o encerramento do exame. Professores também vão comentar as questões.

No sábado (3), o exame terá 4h30 de duração e o candidato terá de resolver 90 questões de múltipla escolha. Serão aplicadas as provas de ciências humanas e ciências da natureza, que englobam as disciplinas de históriageografiafísicaquímicabiologiafilosofia e sociologia. No domingo (4), serão 5h30 para mais 90 questões de linguagens (língua portuguesalíngua estrangeira e literatura e artes) e matemática, além da redação.

O candidato deve chegar ao local da prova com antecedência de 1 hora. Os exames devem ser resolvidos no prazo mínimo de 2 horas e no máximo de 4h30 (no primeiro dia de prova) e 5h30 (no segundo dia). Para a realização das provas, deverá usar somente caneta com tinta esferográfica preta e feita com material transparente.

O boletim de ocorrência não pode ter sido emitido mais de 90 dias antes da data da prova. Caso apresente o boletim no dia do exame, o candidato será submetido à identificação especial e deverá preencher um formulário adicional.

É obrigatório levar o cartão de confirmação, documento de identificação original com foto (ou boletim de ocorrência em caso de perda, furto ou roubo) e caneta esferográfica preta para o preenchimento do gabarito. NÃO pode levar, sob pena de eliminação, lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais, impressos, anotações, relógio, celular ou qualquer aparelho eletrônico. Durante a prova, esses itens serão lacrados pelos fiscais e devolvidos aos participantes ao final do exame.

Ao receber a prova, o candidato deve conferir se seus dados pessoais estão corretamente impressos no cartão de respostas. Se notar alguma coisa errada, deverá imediatamente comunicar ao aplicador de sua sala para que ele tome as providências cabíveis no momento da aplicação da prova. Além disso, é importante certificar-se de que assinalou corretamente a cor da prova recebida no gabarito e transcrever a frase em destaque no caderno de questões para o cartão de resposta.

O candidato só pode entregar o gabarito e deixar a sala após duas horas de prova. Para levar o caderno de questões, é necessário esperar na sala até que faltem 30 minutos para o fim da prova.

A redação 
A partir deste ano, a redação do Enem será corrigida por dois corretores de forma independente, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro. A nota final é composta de cinco notas, que avaliam competências específicas do candidato.

A nota final corresponde à média aritmética simples das notas atribuídas pelos dois corretores. Caso haja discrepância de 200 pontos ou mais na nota final atribuída pelos corretores (em uma escala de 0 a 1.000), ou de 80 pontos ou mais em pelo menos uma das competências, a redação passará por um terceiro corretor, em um mecanismo que o Inep chama de "recurso de oficio".

Se a discrepância persistir, uma banca certificadora composta por três avaliadores examinará a prova. Os candidatos poderão solicitar vistas da correção, porém não poderão pedir a revisão da nota.

Será atribuída nota zero à redação: 

  • Quando não atender a proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo, o que configurará "fuga ao tema/não atendimento ao tipo textual".
  • Deixar a folha de redação em branco.
  • Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configurará "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não serão consideradas na contagem do número mínimo de linhas.
  • Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação

Divulgacao dos resultados 

Desde 2009, o Enem se tornou um importante passaporte para universidades federais e estaduais pelo Brasil. Os gabaritos das provas objetivas do Enem 2012 serão divulgados até o 7 de novembro no sitehttp://www.inep.gov.br/enem, ou seja, até três dias úteis após a realização do exame.

Já o boletim de desempenho estará disponível a partir do dia 28 de dezembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.

 Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário