sábado, 3 de novembro de 2012


'Nunca desisti', diz jovem que fará o Enem em hospital de Campinas

Rubens de Cássio Reis Marques, de 15 anos, trata de um tumor na costela.
Jovem estuda três horas por dia com a ajuda de voluntários no Boldrini.

“Nunca desisti. Sempre fui determinado a focar nos estudos, mesmo com as divergências da quimioterapia”, relata Rubens de Cássio Reis Marques, de 15 anos, aluno do 1º ano do Ensino Médio e que vai prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no HospitalBoldrini, em Campinas (SP), onde faz tratamento para um tumor na costela há dez meses. Uma das principais dificuldades enfrentadas por ele durante os estudos foram as náuseas por causa dos medicamentos.
“Hoje está tranquilo. É muito difícil conciliar quimioterapia, que é pesado, com o estudo, que exige muito esforço”, descreve o jovem que é da cidade de Careaçu (MG).
Para viabilizar estudo e tratamento médico, o jovem dedica 3 horas por dia aos livros da escola e da preparação para o Enem com a ajuda de voluntários. “A minha escola em Careaçu manda o material pelos meus pais”, explica.
Mesmo matriculado no 1º ano do Ensino Médio, o adolescente prefere testar a prova do Enem e ganhar experiência. “Quando chegar a hora para valer, quero ter noção do tempo da prova”, disse.
Em relação ao futuro profissional, Marques ainda não sabe o que prestará daqui a dois anos. “Não sei. Talvez Sistema de Informações, mas estou pesquisando”, afirma.
Enem 2012 começa neste sábado (3), às 13h, com as provas de Ciências Humanas e da Natureza. Domingo (4) será o dia da prova de redação e dos testes de linguagem e matemática. 
Para ler mais notícias do G1 Campinas e Região, clique em g1.globo.com/campinas. Siga também o G1 Campinas e Região no Twitter e por RSS.
Rubens de Cássio Reis Marques, que fará a prova do Enem um hospital em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)Rubens de Cássio Reis Marques, que fará o Enem um hospital em Campinas (Foto: Reprodução EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário