Professores apontam falhas em questões de física do Enem
FELIPE SOUZA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA
Professores de física de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pela Folha disseram que duas questões da disciplina no primeiro dia de provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste sábado, continham problemas. As outras questões dessa matéria foram classificadas como completas e diretas.
O professor Ricardo Helou Doca, 61, do Objetivo, defendeu a anulação das uma das questões polêmicas. Para ele, a pergunta número 51 da prova amarela estava "atrapalhada" e oferecia duas respostas, mas uma delas não estava entre as opções no gabarito.
A questão era sobre hidrostática e situava um homem que desconfiou do funcionamento de uma balança de uma loja onde ele havia comprado legumes. O candidato deveria usar dados oferecidos no enunciado para saber se o aparelho estava funcionando corretamente. Para os professores, a pergunta poderia ser resolvida com alguns dados, entretanto, se o candidato considerasse uma terceira informação contida no texto, chegaria a uma resposta diferente das alternativas.
"Essa questão oferecia ao aluno um dado extra, que dizia ter sido retirado da internet. Se o estudante o usasse, a resposta seria que a balança descrita estava funcionando corretamente, caso contrário, ela estava com problema. Havia duas respostas, mas uma delas não estava nas opções", disse Daco.
O professor Alexandre Lopes Moreno, coordenador do curso de física do Etapa, concordou com o erro, mas descartou a anulação da pergunta. Segundo ele, era possível chegar no resultado correto, ressalta que o dado extra poderia "confundir os candidatos."
Os professores ouvidos também citaram outra questão da disciplina que poderia gerar dúvida nos alunos. Eles disseram que uma pergunta sobre ondulatória (número 49 do caderno Amarelo) apresentava dados inconsistentes que poderiam confundir os estudantes.
"O enunciado dava duas informações sobre ondas ao aluno, o que poderia confundi-lo com facilidade. Mesmo assim, a pergunta tem resposta e poderia ser solucionada", disse diretor pedagógico da Oficina do Estudante, Célio Tasinafo, 37.
Os professores avaliaram as outras questões como diretas e menos interdisciplinares, se comparada aos anos anteriores. Para eles, a tendência é que o Enem se aproxime cada vez mais dos grandes vestibulares nacionais, como o da Fuvest --exigido para ingressar na USP (Universidade de São Paulo).
O Inep informou que não vai comentar nenhuma questão até quarta-feira (7), dia previsto para a divulgação dos gabaritos.
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