Entenda quem foi Oscar Niemeyer
Conheça a história de vida e as obras mais famosas de Oscar Niemeyer, arquiteto brasileiro que alcançou fama mundial colocando em prática a "arquitetura moderna". Niemeyer morreu na última quarta-feira (5), aos 104 anos
Crédito: Reprodução/Introducción a la Arquitectura
Foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Alcançou grande fama nacional e internacional desde 1940
Conhecido mundialmente por suas obras, o arquiteto Oscar Niemeyer morreu na noite da última quarta-feira (5), aos 104 anos. Internado desde 2 de novembro no Hospital Samaritano, em Botafogo, no Rio de Janeiro, Niemeyer completaria 105 anos no dia 15 de dezembro. Muito se fala sobre ele, mas, afinal de contas, quem foi Oscar Niemeyer e qual foi a sua contribuição para as artes e para a humanidade?
Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares, nascido em 1907, foi o arquiteto brasileiro de nome mais influente na arquitetura moderna. Niemeyer foi o pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado e, por esse motivo, alcançou grande fama nacional e internacional desde a década de 1940.
Seus trabalhos mais conhecidos são os edifícios públicos que projetou para a cidade de Brasília. No entanto, o arquiteto foi responsável pelo desenvolvimento de um grande corpo de trabalho desde a sua graduação pela Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro, em 1934. Também possui obras famosas nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo e até mesmo fora do Brasil.
Idealista por definição, o arquiteto ignora as dificuldades financeiras e dedica os primeiros anos da sua carreira a um trabalho sem remuneração. Por não se agradar da arquitetura comercial vigente, procurou no escritório de Lúcio Costa e Carlos Leão, onde iniciou como estagiário, uma oportunidade para aprender e praticar a “nova arquitetura”.
Seus primeiros trabalhos foram a Obra do Berço, no ano de 1937, no bairro da Lagoa, no Rio de Janeiro; o prédio do Ministério da Educação e Saúde, concluído em 1943, também no Rio de Janeiro; e o Pavilhão da Feira Mundial de Nova York, no ano de 1939.
Outras de suas obras famosas são o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Minas Gerais; a Igreja São Francisco de Assis, também em Minas Gerais; a Sede das Nações Unidas, em Nova York, EUA; oParque do Ibirapuera, o Memorial da América Latina e o Edifício Copan, em São Paulo; o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada e o Edifício do Congresso Nacional, em Brasília.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário