Devo fazer Engenharia ou Arquitetura?
Sempre gostei muito de exatas, sou fã de matemática e física e acho muito legal ver projetos de construções, pensar em criar uma estrutura, ver que alguma criação de alguma obra que estava no papel e se tornou realidade. Amo esse processo criativo, mas não sei se devo optar por Engenharia ou Arquitetura, porque acho que Arquitetura é mais trabalhar com desenhos, sem ver de perto como é feito. Por outro lado, acho que Engenharia não trabalha tanto com o processo criativo como Arquitetura. E agora?
enviado por Monique de B. Filgueiras
O curso de Arquitetura envolve conhecimentos ligados tanto à Engenharia Civil (cálculo estrutural, dimensionamento de forças, análise da composição de terrenos para a sustentação da construção) como da área de “humanas”, como história da arte, perspectivas antropológicas sobre a moradia (como os seres humanos consideraram e consideram nas diversas culturas a questão da habitação), passando pela análise da ocupação das cidades (paisagismo, urbanismo, áreas residenciais e comerciais, entre outras questões).
Há também arquitetos que se especializam em comunicação visual, desde a definição de padrões de comunicação de empresas até o design de móveis ou objetos de uso doméstico, acentuando sua formação estética.Classicamente, quando se trata de construção civil, contrata-se um arquiteto para a elaboração da planta, da distribuição dos espaços internos da casa e da fachada. Cabe ao engenheiro civil responsabilizar-se pelo cálculo e dimensionamento das colunas, vigas, da distribuição de cargas e determinação das ferragens e dos materiais envolvidos na obra. Porém, estas áreas se intercambiam, ou seja, ambos os profissionais podem se responsabilizar pelas diversas atividades que envolvem a construção.
O engenheiro civil também pode realizar atividades específicas, como a análise e o planejamento dos transportes nas cidades, construção de estradas, pontes e viadutos, dimensionamento de tubulações e estações sanitárias, entre outras.
Considere que a legislação obriga o acompanhamento profissional de qualquer obra durante sua construção, e que ambos os profissionais podem se responsabilizar por esta atividade.
Consulte as grades curriculares de arquitetura e de engenharia civil e verifique semelhanças e diferenças. Entrevistas com profissionais experientes e com professores dos dois cursos podem ajdar bastante na construção de imagens mais amplas e claras acerca das duas profissões.
Guia do Estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário