terça-feira, 29 de janeiro de 2013


ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

BACHARELADO
Legenda:
Graduação
Graduação Tecnológica
É o ramo da engenharia que gerencia os recursos humanos, financeiros e materiais para aumentar a produtividade de uma empresa. O engenheiro de produção é peça fundamental em indústrias e empresas de quase todos os setores. Ele une conhecimentos de administração, economia e engenharia para racionalizar o trabalho, aperfeiçoar técnicas de produção e ordenar as atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma organização. Define a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matériaprima, a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade. Por atuar como elo entre o setor técnico e o administrativo, seu campo de trabalho ultrapassa os limites da indústria. O especialista em economia empresarial, por exemplo, costuma ser contratado por bancos para montar carteiras de investimentos. Esse profissional é requisitado, também, por empresas prestadoras de serviços para gerenciar a seleção de pessoal, definir funções e planejar escalas de trabalho.

  

Palavra de Profissional

Uma rotina corrida
“Optei pelo curso porque ele conciliava duas áreas de que eu gosto muito: matemática e administração. Eu me formei no Instituto Mauá de Tecnologia em 2010 e sou trainee de uma grande empresa do ramo alimentício. Trabalho com logística e minha rotina começa com uma análise do que aconteceu no dia anterior e com o planejamento para o dia e as proximas semanas. Analiso planilhas e, na área de estoques, faço o balanço de entrada e saída de suco de laranja concentrado. Atuo também no controle de qualidade. Viajo bastante e preciso estar a par das exigências que impactam meu trabalho, como restrições e documentações. É uma profissão corrida, mas gratificante, principalmente porque eu vejo o resultado de tudo.” Bruno de almeida Pires, 23 anos, de São Paulo (SP).

Mercado de trabalho

"O mercado está em alta para engenheiros, em geral, e a característica do engenheiro de produção, de implantar e gerenciar esquemas produtivos que mesclam hardware, software e trabalho humano, dá-lhe uma visão ampla para trabalhar em diversos segmentos", diz o professor Antonio Carlos Cabral, coordenador do Instituto Mauá de Tecnologia (Mauá-SP). Esse profissional pode atuar na gestão de diversos processos produtivos, como uma lanchonete, uma empresa de transporte, um hospital, onde faz a coordenação da produção. Uma das áreas de maior expansão é a de logística. Bancos, financeiras e administradoras de cartão de crédito requisitam o graduado para atuar na gestão de carteiras e análise de investimentos. A maioria das vagas concentra-se no Sudeste, mais precisamente em São Paulo, e no Sul. Mas a instalação de grande número de indústrias no Ceará e na Paraíba tem aberto o mercado no Nordeste. Merece destaque ainda a Região Centro-Oeste, com a agroindústria. 

Salário inicial: R$ 3.270,00 (6 horas diárias); fonte: Confea.

As melhores escolas

5 estrelas
MG Belo Horizonte UFMG. RJ Rio de Janeiro PUC-Rio, UFRJ. SC Florianópolis UFSC Eng. de Prod. Civil; Eng. de Prod. Elétr.; Eng. de Prod. Mecân.. SP São Carlos UFSCar, USP Eng. de Prod. Mecân. São Paulo USP.
4 estrelas
CE Fortaleza UFC Eng. de Prod. Mecân., Unifor-CE. GO Goiânia PUC Goiás. MG Itajubá Unifei. João Monlevade Ufop. Juiz de Fora UFJF. Ouro Preto Ufop. Viçosa UFV. PB João Pessoa UFPB Eng. de Prod. Mecân.. PE Recife UFPE. PR Curitiba PUCPR. RJ Campos dos Goytacazes Uenf. Niterói UFF. Rio de Janeiro Cefet-RJ, Uerj. Volta Redonda UFF. RS Porto Alegre PUCRS, UFRGS. São Leopoldo Unisinos. SC Joinville Udesc Eng. de Prod. e Sist.. SP Bauru Unesp. Guaratinguetá Unesp Eng. de Prod. Mecân.. Santa Bárbara d’Oeste Unimep. São Bernardo do Campo Centro Universitário da FEI. São Caetano do Sul Mauá-SP.
3 estrelas
BA Ilhéus Uesc Eng. de Prod. e Sist. ES Vila Velha UVV-Vila Velha. PA Belém Uepa, Unama. PR Londrina PUCPR. Maringá UEM Eng. de Prod. (agroind.); Eng. de Prod. (confecção ind.); Eng. de Prod. (constr. civil); Eng. de Prod. (software). RN Natal UFRN. RS Caxias do Sul UCS. Santa Cruz do Sul Unisc. SC Blumenau Furb. Joaçaba Unoesc Eng. de Prod. Mecân.. Joinville Univille. Palhoça Unisul. SP São Paulo Mackenzie. Taubaté Unitau Eng. de Prod. Mecân..

Curso

No começo, o curso enfoca as disciplinas básicas de Engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática. Depois, entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas. Nos últimos anos, acrescentam-se as de Sociais Aplicadas, como administração e economia, e, na etapa final, o aluno começa o estudo específico da habilitação escolhida. Para se diplomar é preciso fazer estágio e apresentar uma monografia. Fique de olho: várias escolas oferecem o curso voltado para alguma habilitação específica, como mecânica, civil e agroindustrial. 

Duração média: cinco anos. 

Outros nomes: Eng. (eng. da prod. agroind.); Eng. agroind. ind. alimentícias; Eng. da prod. agroind.; Eng. de prod. agroind.; Eng. de prod. automotiva; Eng. de prod. Civil; Eng. de prod. e Qualid.; Eng. de prod. e sist.; Eng. De prod. Elétr.; Eng. de prod. Mecân.; Eng. de prod. Metal.; Eng. de prod. Quím.

O que você pode fazer

Desenvolvimento organizacional

Analisar e definir a estrutura da empresa, de acordo com o mercado.

Economia empresarial

Gerenciar a vida financeira de uma empresa, definir a aplicação de recursos, lidar com custos, prazos, juros e previsão de vendas.

Engenharia do trabalho

Administrar a mão de obra, para a produção de bens ou a prestação de serviços. Avaliar custos, prazos e instalações, para possibilitar a execução do trabalho.

Planejamento e controle

Implantar e administrar processos de produção, da seleção de matérias-primas à saída do produto. Estabelecer padrões de qualidade e fiscalizar seu cumprimento. Gerenciar operações logísticas, como armazenagem e distribuição.

Produção agroindustrial

Atuar nos vários setores da agroindústria: produção agrícola, processamento industrial, comercialização e distribuição de produtos.

Simulação de processos

Antecipar problemas e encontrar soluções, empregando ferramentas da tecnologia da informação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário