Faço Engenharia da Computação ou Ciência da Computação?
Engenharia da computação e Ciência da Computação são bons cursos? Ouço que são importantes, mas também que não há muitas vagas no mercado de trabalho. Pelo que já pesquisei, gostei mais de Engenharia da Computação. Ambas trabalham com criação de software?
enviado por Arleen Silva
O curso de Engenharia da Computação mescla conhecimentos de Engenharia Eletrônica e de Ciência da Computação. Isso porque ele trabalha com a interface entre componentes eletrônicos softwares, como televisores, injeção eletrônica de automóveis, equipamentos de controle de rotas aéreas ou marítimas, etc.
Quase todos os equipamentos eletrônicos atuais dependem de controles ligados à computação.
Qualificando-se como engenheiro eletrônico, você poderá cursar disciplinas optativas durante o curso - se a faculdade escolhida oferecê-las em sua grade ligadas à computação, ou recorrer a cursos de especialização em nível de pós-graduação.
A Engenharia da Computação aproxima-se bastante do curso de Engenharia Eletrônica e dura cinco anos. A ênfase dos cursos de Ciência da Computação recai sobre a criação e desenvolvimento de softwares, baseados em modelos matemáticos, e em média duram quatro anos.
A área da informática é realmente ampla. Há formações diversas, que vão desde cursos tecnológicos - que diplomam profissionais em dois a três anos até os bacharelados - de quatro a cinco anos - como Engenharia de Software.
As transformações no mundo do trabalho determinadas pela automação e pelo uso de processos informatizados a partir da década de 70 do século passado foram tamanhas que mereceram o título de "terceira revolução industrial".
De fato, há fatores a considerar como os movimentos que a macroeconomia determina: investimentos e disponibilidades financeiras de grandes empresas, aportes de empresas estrangeiras, políticas públicas que gerem crescimento econômico. Mas não há como negar, sem a tecnologia da informação não há como pensar o presente e o futuro.
FONTE: Guia do Estudante
Nenhum comentário:
Postar um comentário