Propostas de textos dos dois exames realizados este ano não conseguem ter o mesmo nível de dificuldade
Nos dias 4 e 5 de dezembro foi realizada a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para quem está em situação de privação de liberdade e para aqueles que tiveram algum tipo de problema na primeira aplicação, em novembro. Nesta coluna, publico e analiso a proposta de redação, para que a sociedade possa debater se duas provas podem ser comparadas, analisando somente os temas da redação.
Como textos motivadores, os candidatos encontraram um sobre a história da fundação do sindicato dos bancários (nada pró-governo, né?), a declaração de um jogador do Corinthians no dia da conquista da Libertadores e a contextualização da Marcha das Vadias, um exemplo típico dos novos movimentos sociais, que funcionam em rede e sem o aparelhamento de estruturas institucionais.
Na redação de novembro, o tema foi imigração, um assunto pouco debatido no Brasil, e por isso mais difícil para se encontrar argumentos, com características, ou armadilha, de 'caça ao conservadorismo e/ou à xenofobia'. É verdade que havia a vantagem de ser um tema bem fechado, em que era também mais difícil de o aluno sair do tema. E, apesar da dificuldade, própria da atualidade do tema e da falta de debate sobre ele, cobrava que o aluno conseguisse encontrar uma 'proposta de intervenção ética, inovadora, e que respeitasse os direitos humanos', assim como pede a quinta competência avaliada na redação.
O tema de dezembro foi uma pergunta: O grupo fortalece o indivíduo? Em geral é um assunto atemporal e que, certamente, já esteve, direta ou indiretamente, em algum bate-papo dentro ou fora da escola. Os textos motivadores induziam aos argumentos e quase obrigavam uma resposta positiva. Podia ser diferente se o conceito de grupo fosse outro, se tivéssemos, por exemplo, fotos e reportagens sobre a movimentação da torcida do Corinthians em sua despedida para a disputa do mundial e algum dos tantos textos que temos, de sociólogos, que defendem que em grupo as pessoas agem de forma irracional, diferente do que fariam em ações individuais.
Regras: Quanto vale sua redação do Enem
Vantagens e desvantagens entre as duas redações à parte, quero destacar um problema, nesta segunda redação, que considero grave. O Enem pede, como citei acima, que a redação tenha, obrigatoriamente, uma proposta de intervenção ética, respeitando os direitos humanos, para a situação-problema apresentada no tema. E eu me pergunto: como fazer uma proposta de intervenção ética para esta tema? São poucas as que podemos encontrar. A principal delas é sobre a importância de que todos se unam em torno de seus interesses para conquistar direitos e/ou desejos e sonhos (sim, a abordagem sobre a coletivização de sonhos não ligados ao campo dos direitos era cabível, já que o texto do futebol não tinha nenhuma relação com a questão dos direitos. Quem fez esta proposta de redação só esqueceu que só dá para um time ser campeão da Libertadores, e que todos os times de futebol, teoricamente, jogam em grupo). Só que esta proposta de intervenção não tem nada de inovadora. Além disso, o tema claramente induziu os alunos a focar na resposta à pergunta e certamente a grande maioria não fez proposta nenhuma.
Poderíamos fazer uma série de outras comparações entre as duas propostas de redação, que vão selecionar alunos para as mesmas vagas em 2013, e encontrar dezenas de diferenças que mostram que as duas propostas não conseguem ter o mesmo nível de dificuldade. E, apesar de achar que o MEC vai continuar defendendo que as provas têm a mesma dificuldade, nem estariamos em contradição com seus dirigentes, já que nos últimos dias o que mais o governo falou sobre o Enem é que a redação é subjetiva. Leiam a proposta de Redação e mandem, para esta coluna, suas opiniões: um grupo grande de pessoas, que fizesse as duas redações, teria, em média, aproximadamente a mesma nota nas duas?
Proposta de Redação
A Partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma padrão da língua portuguesa sobre o tema O GRUPO FORTALECE O INDIVÍDUO? Apresente propostas de intervenção que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa do seu ponto de vista.
IG
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