domingo, 13 de janeiro de 2013


Questões discursivas da UFPE tratam de concordância e convívio com diferenças


Danilo Aires (esquerda) gostou da prova de biologia, importante para a nota de medicina, curso que deseja passar
Foto: Luiza Freitas/ NE10

Do NE10
Todos os mais de 35 mil feras que fizeram o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) na manhã deste domingo (13) responderam a duas questões discursivas que compõem a prova de português 1. Uma, voltada para interpretação de texto, abordou o convívio com a diversidade usando como exemplo a síndrome de down e a outra pedia a correção de erros de concordância de uma frase de acordo com as regras gramaticais. A maioria dos feras aprovou a elaboração das provas deste primeiro dia.
Além da prova de português 1 os feras responderam outras 16 questões de uma das disciplinas específicas do curso. Danilo Aires, de 18 anos, tenta pela primeira vez o vestibular para medicina e fez a prova de biologia. "As questões não foram fáceis, favoreceu quem estudou. Acho que só a número 15, que falava de relações ecológicas, estava um pouco confusa", avaliou. Medicina é o curso mais concorrido com 35,3 candidatos por vaga.

Júlia Lacerda, 18, tenta uma vaga no curso de serviço social. Além das duas questões discursivas, ela fez a prova de português 2. "Foi uma prova bem integrada, com textos relacionados. Diferente do ano passado, quando colocaram textos longos e de assuntos muito diferentes", constatou.

Da mesma forma, Dayane Morais, 22, que tenta entrar no curso de jornalismo, achou que a prova de literatura foi bem elaborada. "Foi um pouco trabalhosa, mas eu gostei. Caiu bastante coisa de modernismo", disse. Dayane, que atualmente estuda publicidade, faz o vestibular da UFPE pela segunda vez.

Os colegas Raíssa Mourato, 17, e Gilmauro Rodrigues, 19, se increveram no curso de engenharia e, neste domingo, fizeram a prova de matemática. "A prova não teve surpresas, foi no nível médio para difícil. Agora estou tranquila para as provas de amanhã", garantiu Raíssa.

Na segunda os feras farão duas provas de disciplinas específicas. Para os grupos 1 e 2, as de história e geografia; grupos 3 e 4 de química e física; grupos 5, 6 e 8 de história e língua estrangeira e, para o grupo 7, de história e geometria gráfica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário