quarta-feira, 16 de janeiro de 2013


Reeducando do Presídio de Igarassu é aprovado no vestibular da UFRPE

Henryton Klysthenes obteve a sétima colocação no curso de Licenciatura em Matemática oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco

Do JC Online

Elton Ponce

Henryton é o primeiro da esquerda para a direita. / Foto: Secretaria estadual de Ressocialização/Divulgação

Henryton é o primeiro da esquerda para a direita.

Foto: Secretaria estadual de Ressocialização/Divulgação


De um local onde geralmente não aparecem boas notícias, uma história pode servir de exemplo para outras pessoas. O reeducando Henryton Klysthenes Ribeiro Bezerra, que cumpre pena no Presídio de Igarassu, no Grande Recife, conseguiu vaga na universidade através do Sistema de Seleção Unificada - SISU.
Henryton obteve a sétima colocação no curso de Licenciatura em Matemática oferecido pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. No ano passado, 247 reeducandos de seis unidades prisionais pernambucanas realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM.
Segundo o Diretor do Presídio de Igarassu, Carlos Cordeiro, Henryton deve ganhar a liberdade assim que começar o ano letivo 2013 na Rural. "O nosso setor jurídico ja esta tomando providências e vai solicitar, junto ao juiz da vara de execuções penais, a conversão da pena para regime aberto. Provavelmente não haverá problema, e em abril ele vai proder frequentar as aulas.", garantiu.
Henryton é só alegria com a notícia. Apesar de ter estudado bastante, ele considerou o resultado como "uma surpresa". Estudar matemática sempre foi o sonho do detento. "Eu realmente não imaginava que fosse ter um desempenho tão bom, que fosse ter alguma chance. Há muito tempo queria fazer o curso, pois considero que tenho duas aptidões na minha vida: entender matemática e lecionar." 
Esta é a segunda vez que um detento pernambucano é aprovado no vestibular. Em 2011, Davi Francisco Pereira, de 38 anos, que cumpria pena no Presídio Aníbal Bruno, também foi aprovado na UFRPE, mas no curso de física.

Nenhum comentário:

Postar um comentário