Pesquisa de estudante da UFRN representa o Brasil na ONU
A pesquisa intitulada “Transporte urbano e população idosa: construindo uma nova relação”, da aluna egressa do curso de Serviço Social, Maria Luiza Teixeira, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), vai representar o Brasil em reunião nas Organizações das Nações Unidas (ONU), nos Estados Unidos, ainda este mês.
Segundo informações da Agecom UFRN, "a pesquisa nasceu de um projeto de intervenção durante estágio da estudante na Promotoria do Idoso do Ministério Público do Estado, em 2010. Cujo objetivo é sensibilizar e conscientizar motoristas, cobradores e permissionários de transporte coletivo quanto aos direitos dos idosos, como a reserva de assento e prioridade no embarque”.
A pesquisa já foi contemplada com prêmios em Direitos Humanos, em Brasília, no ano de 2011 e do Instituto Inovare. E também foi selecionada pelas agências reguladoras do Banco Santander no projeto Talentos da Maturidade, passando pela avaliação de uma equipe de gerontólogos e consultores.
Ainda segundo a agência de notícias da UFRN “Os representantes do Santander vieram à Natal avaliar a capacitação dos motoristas e cobradores. Na ocasião, ficaram impressionados com a pesquisa e resolveram levar a cópia do projeto à ONU, a fim de que seja difundido em outros países”.
Um vídeo sobre a pesquisa foi gravado e será apresentado na reunião na ONU. Entre os resultados alcançados com o trabalho está a redução de 75% das queixas na Delegacia do Idoso, na Promotoria do Idoso e em órgãos que monitoram esses dados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário