sexta-feira, 3 de maio de 2013


MEC: Titulação de professores em pós não será vinculada a desempenho de alunos


NE10
O Ministério da Educação (MEC) negou, na tarde dessa quinta-feira (2), que onovo programa de estímulo à docência em áreas de ciências exatas irá "vincular a titulação na pós-graduação dos professores ao desempenho satisfatório dos estudantes". A negativa vai na contramão da explicação do coordenador do programa, Mozart Neves Ramos, quando afirmou que "a ideia é que a certificação leve de fato a uma melhoria de desempenho do professor em sala de aula. É preciso ir além da titulação, é preciso que ela chegue até a sala de aula, e assim espera-se que a própria universidade acompanhe e auxilie esse professor após suas atividades na universidade".
Em nota, o MEC acrescentou ainda que "decisões nesse sentido caberão exclusivamente a estados e municípios", já que o ministério não tem gerência na carreira docente de escolas da educação básica.
» Leia a íntegra:
O Ministério da Educação está estruturando um programa de estímulo a jovens estudantes do ensino médio que pretendam seguir carreira na área científica ou na docência da educação básica. Para isso, criará incentivos a programas de formação e pesquisas de universidades, centros de pesquisas e institutos nas áreas de licenciatura e científica que envolvam professores e estudantes dessa etapa do ensino.

A proposta prevê a criação de núcleos nas instituições de educação superior, institutos e centros de pesquisas com oferta de bolsas de incentivo a estudantes e a professores da educação básica, a professores e a graduandos das universidades e a pesquisadores.

O programa terá como meta atender 100 mil estudantes do ensino médio, além de 10 mil de graduação em cursos de licenciatura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Serão incorporados ao programa os estudantes medalhistas das olimpíadas de matemática e de língua portuguesa, entre outras. Os professores que participarem do programa terão direito a bolsas e poderão ser incluídos em programas de formação e pesquisa.

O programa do MEC não prevê pagamento de incentivos nem a vinculação da titulação na pós-graduação dos professores ao desempenho satisfatório dos estudantes. Decisões nesse sentido caberão exclusivamente a estados e municípios. O MEC não tem gerência na carreira docente de escolas da educação básica.

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