sábado, 31 de agosto de 2013

Gabarito de Cinética Química



Gabarito de Cinética Química



Exercícios de Sala – pág.:395
1.     D
2.     B
3.     A
4.     E
5.     C
6.     E
7.     FFVFV
8.     FFVVF
9.     E
10.  B
11.  B
12.  C
13.  E
14.  VFFFF
15.  VFFVF
16.  E
17.  C
18.  B
19.  D
20.  D
21.  FFFFV
22.  02
23.  VFVF

Exercícios de Aprofundamento – pág.:406

1.     C
2.     B
3.     E
4.     VFFVV
5.     E
6.     C
7.     C
8.     B
9.     B
10.  C
11.  B
12.  B
13.  B
14.   
15.  D
16.  FFFFV
17.  A
18.  VFVF
19.  E
20.  VFFVF
21.  D
22.  D
23.  VFVFF
24.     A) V= 8 [A] . [B].[C]       B) V= 1.28  X  10 -2 MOL.L.S
25.  A
26.  A) NÃO B) NÃO C)
C) DIMINUINDO A ENERGIA DE ATIVAÇÃO E AUMENTANDOA A VELOCIDADE DA REAÇÃO

27.  B
28.  B
29.  FVVF
30.  B
31.  B
32.  B
33.  C
34.  E
35.  D
36.  B
37.  C
38.  C
39.  D
40.  C
41.  FVVFF
42.  D
43.  B
44.  FVVVF
45.  VFVVF
46.  A
47.  A

48.  VFVFF

Espaço Ciência abre inscrições para feira voltada para alunos e professores

cd0acd15d9734b79bc88733d1b042fab.jpg

A feira é voltada para professores e estudantes que desejam apresentar pesquisas científicas desenvolvidas em escolas
Foto: Espaço Ciência

Do NE10

As inscrições para os interessados em participar da 19ª Ciência Jovem, feira de ciências realizada há 19 anos pelo Espaço Ciência, começam na próxima segunda-feira (2) e seguem até o dia 30 de setembro. A feira é voltada para professores e estudantes que desejam apresentar pesquisas científicas desenvolvidas em escolas.

Podem participar escolas da educação Infantil, ensino fundamental I e II(1º ao 9º ano) e ensino médio nas modalidades regular, educação especial e EJA, das redes pública e privada do país. A feira acontecerá de 30 de outubro a 01 de novembro, no Chevrolet Hall. 

As inscrições serão realizadas exclusivamente através do site do museu (www.espacociencia.pe.gov.br).

Cursar Engenharia Agrícola em uma cidade pequena vale a pena?


Pois estou pensando em fazer Engenharia Agrícola em Araporã, em Minas Gerais, mas estou em dúvida por causa do meu currículo na hora de arranjar um emprego.

enviado por Waliston Moreira dos Santos
As oportunidades de trabalho dependem de vários fatores, como a dedicação destinada à formação e a qualidade do curso, a realidade regional (empresas e demandas sociais da região em que você reside), a dinâmica do desenvolvimento da economia e dos investimentos financeiros em determinada área, entre outros.
O Triângulo Mineiro é uma importante região ligada ao agronegócio, além de estar próxima a grandes áreas produtoras de outros estados como Goiás, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Nesse sentido, a graduação indicada pode permitir boas oportunidades de colocação profissional.
A questão central colocada parece estar ligada a uma preocupação quanto à qualidade e ao reconhecimento dos cursos oferecidos na região. Sua preocupação é relevante. Cursos reconhecidos por sua qualidade fornecem melhores ferramentas para uma boa leitura do universo profissional ao aluno, ao mesmo tempo que tornam-se um diferencial em termos da imagem inicial de quem ingressa no mercado pelos empregadores. Tais cursos, por serem mais disputados, concentram também alunos melhor preparados, o que permite aos professores ampliarem os horizontes de suas aulas.
A qualidade dos cursos varia em função de fatores como a titulação dos professores (mestres e doutores), a promoção de pesquisas acadêmicas pela instituição, envolvimento com projetos em que a universidade procura responder às necessidades da sociedade, infraestrutura da universidade (biblioteca, laboratórios, qualidade das salas de aula, número reduzido de alunos por sala), entre outros fatores.
Mesmo considerando que uma boa formação apoia-se também em outros elementos, tais como empenho nos estudos, pesquisas extracurriculares, envolvimento em programas de monitoria e iniciação científica durante a graduação, conquista de bons estágios na área de interesse específico, entre outros, é importante que o candidato tenha clareza quanto às condições que a faculdade oferece para sua formação.
Você pode pesquisar a avaliação dos cursos de sua região na publicação anual específica do Guia do Estudante ("Melhores Universidades"), que pontua os melhores cursos de cada área. Pode consultar também o site do INEP, órgão do Ministério da Educação, que realiza avaliações institucionais oficiais dos cursos e universidades do Brasil. (ENADE).
GUIA DO ESTUDANTE

Folha lança simulado on-line para o Enem com redação

SABINE RIGHETTI

DE SÃO PAULO

Folha está lançando, em parceria com a empresa de tecnologia educacional Adaptativa, as inscrições para o simulado on-line para o Enem (Exame Nacional de Ensino Médio), com questões objetivas e redação.
Serão 180 perguntas inéditas, desenvolvidas pela equipe de professores da Adaptativa, distribuídas pelas quatro grandes áreas do conhecimento do Enem: ciências humanas, ciências da natureza, linguagens e redação e matemática.
Para fazer o simulado Folha-Adaptativa é preciso fazer uma inscrição aqui. O exame é gratuito.
A prova será realizada de 16 a 22 de setembro, no mesmo site, no dia e horário que o usuário quiser, em até quatro horas e meia cada etapa.
Editoria de Arte/Folhapress
CORREÇÕES
As questões serão corrigidas na simulação com a mesma tecnologia utilizada pelo MEC, a TRI (Teoria de Resposta ao Item).
Esse sistema dá maior pontuação às questões mais difíceis, considerando o índice de acerto das perguntas no grupo que faz o exame.
A TRI também permite a redução da importância das perguntas que foram aparentemente "chutadas" pelos estudantes. Com isso, 150 acertos não significam necessariamente 150 pontos na prova. Depende de quais questões foram acertadas.
O boletim de desempenho contendo as notas e a análise de desempenho individual de cada participante estará disponível a partir de 4 de outubro, pelo mesmo site.
"Isso é importante porque o aluno tende a estudar sempre aquilo que gosta e que vai bem. Mas pelo relatório ele saberá exatamente quais áreas precisará se dedicar mais", explica o engenheiro Clécio Lima, da Adaptativa, um dos responsáveis pela elaboração do simulado.
O primeiro colocado nas questões ganhará um tablet Galaxy 2.7 de 16 GB.
REDAÇÃO
O simulado Folha-Adaptativa traz ainda redação, uma novidade nesse tipo de exame eletrônico.
A correção das redações será feita de maneira colaborativa pelos próprios alunos.
Depois de receber a correção do seu texto, o usuário será convidado a reescrevê-lo e a submetê-lo novamente.
Esse sistema já existe, por exemplo, em sites internacionais de aprendizado de idiomas. No Brasil, em simulados para o Enem, é novidade.

"Sabemos que os estudantes aprendem muito lendo e corrigindo textos uns dos outros", diz Lima, da Adaptativa.

FOLHA ON LINE

sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Módulo 03 do Química Integral.....traz 40% dos assuntos que cairam na última prova do ENEM..Matrículas Abertas!!!


Rap de Conteúdo com Prof Mc Silvio Predis - Equilíbrio 4x4

MEC anuncia programa de intercâmbio para negros e indígenas

Número de vagas e lista de cursos contemplados ainda não foram divulgados

O Ministério da Educação (MEC) anunciou um programa de intercâmbio voltado para estudantes negros e indígenas do ensino superior. O Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento será desenvolvido em parceria com Universidades e Instituições Comunitárias de Ensino Superior Historicamente Negras nos Estados Unidos. Parte das bolsas de estudo será oferecida pelo Programa Ciência sem Fronteiras (CsF).
No momento, segundo o ministro da Educação, Aloízio Mercadante, 18 reitores norte-americanos estão no Brasil para detalhar o programa. Ainda não se sabe quantas vagas serão oferecidas para os estudantes brasileiros negros e indígenas.
O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Paulino Cardoso, diz que o programa é uma ação muito importante para que os pesquisadores negros deem um salto na educação brasileira. "Hoje o Brasil, e principalmente aqueles que fazem parte de um grupo dirigente, dividem-se entre aqueles que têm e aqueles que não têm uma experiência internacional, sejam eles estudantes de graduação, sejam professores. O programa vai permitir a intensificação do intercâmbio entre esses estudantes e da língua inglesa no país".
Para saber mais

As Universidades Historicamente Negras foram criadas na década de 60 com a missão de educar negros, sendo abertas, no entanto, a indivíduos de todas as etnias. Para aderir ao programa, as universidades devem ter comprovada excelência. São mais de 100 instituições com essas características nos Estados Unidos.

*Com informações da Agência Brasil
GUIA DO ESTUDANTE

Lei de cotas completa um ano e universidades federais têm 32,5% das vagas ocupadas por cotistas

Número já corresponde à meta prevista apenas para 2016

Com um ano de existência da Lei de Cotas, completado nesta quinta-feira (29), um terço das universidades federais e 83% dos institutos federais já destinam 50% das vagas para alunos vindos de escola pública, meta que estava prevista apenas para 2016.
O ministro Mercadante. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

A meta para o primeiro ano era a reserva de 12,5% das vagas. Segundo o balanço apresentado nesta quarta (28) pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, nas universidades federais, 32,5% de todas as vagas ofertadas foram destinadas aos cotistas. Nos institutos federais, foram 44,2% das vagas. 

O ministro disse ainda que, em consequência da Lei de Cotas, aumentou a participação de estudantes negros em processos seletivos e em programas do governo. No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2012, dos 5,7 milhões de inscritos, 3,1 milhões eram negros. No Enem 2013, dos 7,2 milhões, 4 milhões são negros. No Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2013, 55,3% das bolsas nos institutos particulares de educação superior são para estudantes negros. No Fies, eles representam 47,41% dos contratos firmados desde 2010.

Diferença de notas

Segundo o Ministério da Educação (MEC), as diferenças entre as notas de corte de cotistas e não cotistas foi mínima. No Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro e do segundo semestre de 2013, a diferença das notas em medicina foi de 3,3%. Em pedagogia, as diferenças foram 1,1% no primeiro semestre e 3,4% no segundo e, em licenciatura, 3,4% no primeiro semestre e 4,5% no segundo. Em todos os casos, os cotistas ainda têm a nota de corte inferior.

A diferença entre o desempenho dos estudantes no fim de sua graduação também diminuiu. O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), uma prova feita no final do curso, mostra que a diferença entre as notas de cotistas e não cotistas diminuiu de 10,6% em 2008 para 2,3% em 2011. "Antes havia a discussão que cotista ia derrubar a qualidade do ensino superior, isso não aconteceu", diz Mercadante.

Bolsas de permanência

Os estudantes cotistas recebem um auxílio de R$ 400 por mês desde o começo do segundo semestre deste ano. Os indígenas e quilombolas recebem R$ 900. Porém, o benefício é limitado a estudantes matriculados em cursos com carga horária de no mínimo 5 horas diárias. Segundo Mercadante, serão investidos R$ 650 milhões em políticas de permanência em 2013.

Novas medidas

Mercadante também assinou duas portarias nesta quarta-feira. Uma delas institui uma comissão de acompanhamento da política de reserva de vagas nas instituições federais de ensino superior, com representantes das secretarias de Educação Superior e de Educação Profissional e Tecnológica, ambas do MEC, da Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Fundação Nacional do Índio (Funai). A outra portaria institui a comissão consultiva da sociedade civil sobre a política de reserva de vagas nas instituições federais de educação superior.

*Com informações da Agência Brasil.

SSA 2013 da UPE finaliza suas inscrições nesta sexta-feira

Elas haviam sido prorrogadas; taxa de R$ 70 pode ser quitada até terça-feira.

Terminam hoje, 30 de agosto, as inscrições para o Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2013 da Universidade de Pernambuco (UPE). Elas começaram em 15 de julho e acabariam no último dia 15, mas foram prorrogadas.
Esta seleção é voltada para estudantes de todas as séries do ensino médio. Eles devem se inscrever na etapa correspondente à sua série, mesmo não tendo participado das anteriores. Para a terceira e última etapa são oferecidas 1.390 vagas.
A taxa de inscrição de R$ 70 pode ser paga até terça-feira, 3 de setembro, a lista de isentos pode ser conferida aqui. Estudantes que não participaram da 1ª ou 2ª etapa também podem se inscrever, respectivamente, na 2ª ou 3ª etapa, mas receberão nota zero nas provas que não fizeram.
Seleção
Os locais das provas serão informados a partir de 28 de outubro. Os inscritos na 3ª etapa fazem os testes nos dias 10 e 11 de novembro. No primeiro dia, haverá uma redação e 42 questões objetivas de português, matemática, língua estrangeira e filosofia. No segundo, serão 58 perguntas de biologia, química, física, história, geografia e sociologia.
Já na 1ª e 2ª etapas os exames serão nos dias 15 e 16 de dezembro. O formato das provas será o mesmo, mas com 44 questões no primeiro dia e 46 no segundo, sem a redação. As notas destes concorrentes estarão disponíveis para consulta a partir de 28 de fevereiro de 2014.
No dia 31 de janeiro será divulgada a relação de aprovados na 3ª etapa. Outras informações podem ser conferidas no Manual do Candidato, pelo e-mail processodeingresso@upe.pe.gov.br ou através dos telefones (81) 3183-3660/3791.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

3ª chamada do ProSel 2013/2 da UEFS já pode ser conferida

Matrículas serão na próxima semana, horários variam de acordo com o curso.

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UFES) soltou na tarde de ontem, 27 de agosto, a terceira chamada do Processo Seletivo (ProSel) 2013/2. A segunda foi divulgada no último dia 14 e o resultado final saiu em 30 de julho.
Foram quase 10 mil inscrições recebidas para as 870 vagas oferecidas em 25 cursos. A oferta podia chegar a 920 postos, com a adição de duas vagas em cada graduação para indígenas e quilombolas. Nessa convocação são 109 novos calouros.
O registro acadêmico deverá ser efetuado na próxima terça-feira, 3 de setembro, na Divisão de Assuntos Acadêmicos (Prédio da Administração Central), de acordo com este escalonamento. É preciso levar uma foto 3x4 recente e original e cópia dos seguintes documentos:

- Certificado de Conclusão do Curso de Ensino Médio;
- Histórico Escolar do Ensino Médio;
- Cédula de Identidade Civil atualizada e CPF;
- Certidão de Nascimento ou de Casamento;
- Título de Eleitor e comprovante de votação da última eleição;
- Prova de Quitação com o Serviço Militar.

Também foi liberada pela UEFS a terceira convocação do ProSel 2013/1 para Farmácia e Medicina, a data de matrícula é a mesma. Mais informações podem ser conferidas no Edital, pelo telefone (75) 3161-8063 ou através dos e-mails vestibular.uefs@gmail.com e matricula.uefs@gmail.com.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

1º remanejamento extra do 2º semestre 2013 da UPE é divulgado

Também foram publicados os remanejados do SSA 2012; matrículas são segunda-feira.

A Universidade de Pernambuco (UPE) liberou ontem, 28 de agosto, o primeiro remanejamento extraordinário do Processo Seletivo 2013 e da terceira etapa do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 2012 para entrada no segundo semestre.
Quem foi aprovado para os cursos de Recife e Camaragibe faz matrícula na Reitoria da UPE, situada na Av. Agamenon Magalhães, s/n, Prédio Central, 1º andar, Santo Amaro. Os selecionados para o interior devem ir às respectivas unidades.
O registro acadêmico será recebido na próxima segunda-feira, 2 de setembro, das 8h às 16h. É necessário estar munido com duas fotos 3x4 recentes e o original, acompanhado da cópia simples, ou com a autenticada, dos documentos listados abaixo:

•  Certificado de conclusão do ensino médio com respectivo histórico escolar;
•  Cédula de identidade e CPF;
•  Certidão de nascimento ou de casamento;
•  Título de eleitor e comprovante de votação;
•  Para homens, prova de quitação do Serviço Militar, se maior de 18 anos.

Para cotista, o histórico escolar deve comprovar que estudou os três anos do ensino médio e os anos finais do 6º ao 9º (antiga 5ª a 8ª serie) do ensino fundamental em escola pública estadual ou municipal do Estado de Pernambuco. Se houver vagas, haverá outro remanejo extra.
Ele será disponibilizado em 9 de setembro, com matrículas no dia 13 seguinte. Em ambas as seleções foram realizados seis remanejamentos normais, que estavam previstos no Manual do Candidato 2013 e no do SSA. Mais detalhes pelo telefone (81) 3183-3660.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sisu 2013 divulga 8ª relação de convocados da Lista de Espera

Do NE10
A Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) divulgou nesta terça-feira (27) a oitava relação de convocados da Lista de Espera do Sisu. O convocado deve participar de uma reunião na próxima segunda-feira (2), às 9h, no local indicado, conforme opção de curso e grupo que constam no edital de convocação. A matrícula dos classificados ocorrerá após o encontro. Confira a lista.
A lista visa a ocupação das vagas remanescentes de seis cursos: administração, ciências biológicas, engenharia agronômica, engenharia civil, engenharia elétrica e medicina. Os candidatos convocados devem preencher o questionário socioeconômico e enviar a documentação exigida através do site do Sistema de Avaliação Socioeconômica (Sase) até a próxima segunda-feira (2). Para outras informações o condidato deve acessar o edital do concurso.

Resultado das isenções do Vestibular 2014 da UPE está disponível

Inscrições na seleção vão até 4 de setembro; taxa de R$ 110 pode ser paga até dia 6.

A Universidade de Pernambuco (UPE) divulgou ontem, 26 de agosto, o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Processo Seletivo 2014. Inicialmente, eles ocorreram entre os dias 5 e 9 e depois foram reabertos entre os dias 14 e 16.
Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) puderam fazer a solicitação, desde que comprovassem renda familiar per capita mensal de até meio salário mínimo (R$ 339) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos (R$ 2.034).
Era preciso estar inscrito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, que será a primeira fase da seleção. Servidores da universidade, seus dependentes e cônjuges também puderam requisitar o benefício. Os não isentos precisam pagar a taxa de R$ 110.
O prazo para se inscrever no Vestibular 2014 vai até a próxima semana, 4 de setembro, com pagamento da taxa até o dia 6. São ofertadas 2.080 vagas em 53 cursos nos campi em Recife, Camaragibe, Garanhuns, Caruaru, Salgueiro, Arco Verde, Nazaré da Mata, Petrolina, Palmares e Serra Talhada. Mais no Manual do Candidato.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola

Abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2014/1 do IFBA

Prazo vai até outubro; isenção e redução da taxa também já saão aceitas.

Já estão sendo recebidas as inscrições para o Vestibular 2014/1 do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Elas começaram na última semana, em 20 de agosto, e seguem até 13 de outubro, com pagamento da taxa até o dia seguinte.
Para os cursos superiores a taxa é de R$ 55 e para os técnicos o valor é de R$ 30. Isenções e reduções podem ser requisitadas, até 30 de setembro, por alunos que cursaram todo o Ensino Fundamental e Médio em escolas públicas. É preciso pagar o valor de R$ 5,50 para fazer a solicitação.
Quem atender aos critérios da Lei de Isenção também poderá requerer o benefício. Os documentos necessários precisam ser entregues até 1º de outubro, das 08h às 12h e das 13h às 17h. O resultado preliminar será publicado em 4 de outubro, recursos serão aceitos e a lista final sai no dia 10.
Vestibular
Metade das vagas ofertadas é para oriundos de escolas públicas. Elas estão distribuídas entre 18 graduações nas cidades de Barreiras, Camaçari, Eunápolis, Paulo Afonso, Porto Seguro, Santo Amaro, Salvador, Simões Filho, Valença e Vitória da Conquista.
Em 3 de novembro serão publicados os locais de prova, que serão aplicadas em 15 de dezembro. Ainda não há data prevista para divulgação da lista de aprovados. Outras informações no Edital, pelo telefone (71) 2102-0474 ou através do e-mail selecao2014@ifba.edu.br.
Por Dayse Luan
Vestibular Brasil Escola