domingo, 25 de agosto de 2013

Bastidores do Enem: conversar com os seus pais e avós pode ajudar você a estudar


Você sabia que os seus parentes pode ajudar você a tirar uma boa nota do Enem 2013? Entenda por que conversar com os seus pais e avós é benéfico para os seus estudos

Bastidores do Enem: conversar com os seus pais e avós pode ajudar você a estudar
Crédito: Shutterstock.com
O Enem é uma prova que prioriza a contextualização

Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma prova que prioriza temas que causaram impacto social e exigem que as questões sejam contextualizadas, ou seja, inseridas num contexto próximo à realidade do estudante. Por esse motivo, conversar os seus parentes pode ser uma boa ideia na hora de estudar para o exame. Confira por que e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.

Para o estatístico Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, conversar com os seus parentes pode ajudar você a entender determinados períodos históricos por meio do ponto de vista de quem presenciou o que estava acontecendo. Já que o Enem é uma prova que prioriza a contextualização, entender alguns movimentos da forma mais detalhada possível aumenta as suas chances de garantir uma boa nota .


Pense no período do Regime Militar no Brasil , por exemplo. Uma coisa é você ler sobre o militarismo nos livros e assistir a documentários. Claro que essas coisas ajudam você a ter uma ideia geral sobre o que foi o período, mas você já pensou em conversar com os seus avós sobre isso? Eles provavelmente vivenciaram a ditadura e podem contar como era a vida na época por experiência própria, e não pelo que foi documentado.

Por isso, você pode fazer uma lista dos principais movimentos históricos que aconteceram no país durante a vida de seus pais e avós e conversar com eles sobre o assunto. Quem sabe daqui a alguns anos você não estará ajudando os seus filhos a estudarem para os vestibulares, contando como foi presenciar as manifestações ocorridas por todo o país em 2013? Acredite, seus parentes podem ensinar mais do que livros e filmes, se você souber como aproveitá-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário