Muitos estudantes dizem que os enunciados do Enem são longos e que é possível resolver a questão sem a sua leitura. Entenda por que é importante ler os enunciados e prepare-se para o Enem 2013
Crédito: Shutterstock.com
Provas do Enem 2013 que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro
É comum ouvir estudantes dizendo que osenunciados das questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) são longos e que as perguntas podem ser respondidas sem a sua leitura. Porém, a Universia Brasildescobriu que isso não é totalmente verdade. Entenda por que a leitura minuciosa dos enunciados é importante e prepare-se para as provas que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro.
As questões do Enem devem definir um problema a ser resolvido. Segundo o estatístico Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, "o exame apresenta a avaliação de uma habilidade dentro de um contexto proposto com uma situação-problema bastante clara". Logo, o enunciado da questão é o que vai ajudar o aluno a definir o problema a ser resolvido.
Pode acontecer de algumas questões serem resolvidas sem o enunciado, mas ainda segundo o estatístico, isso seria um erro do elaborador de questões. Esse problema é chamado de falsa contextualização, onde um texto é inserido sem necessidade no enunciado.
Assim sendo, a grande importância do enunciado é a definição da situação-problema a ser resolvida. OEnem é uma prova que prioriza a mobilização do conhecimento, e não apenas a sua reprodução, portanto fica difícil saber de que forma a informação deve ser mobilizada sem o perfeito entendimento do contexto no qual o problema está inserido.
Também segundo Tadeu, "não discordo de que o texto é longo e cansativo para o aluno. O Enem é uma prova que requer preparo e treino, assim como fazer simulados justamente para o aluno se habituar com isso". A leitura dos enunciados vai fazer da sua prova mais fácil, portanto você deve começar a treinar desde cedo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário