Instituições públicas foram as que obtiveram melhores médias na avaliação
A porcentagem total de instituições de ensino superior que obtiveram conceitos considerados insatisfatórios no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) subiu de 24,9% em 2009 para 30% em 2012. Os números foram divulgados pelo ministro da Educação, Aloízio Mercadante, nesta segunda-feira (7).
As notas do Enade variam de 1 a 5. São consideradas positivas as pontuações 3, 4 e 5, enquanto as notas 1 e 2 são insatisfatórias. Em 2012, 68,3% dos cursos conseguiram bons conceitos, contra 48,5% da avaliação de 2009. O aumento foi de 19,8%.
Os cursos que tiraram nota 1 e 2, segundo o ministro, poderão ter seus vestibulares suspensos. O desempenho global dos estudantes no Enade (a prova e o questionário respondido pelos alunos) tem um peso de 70% na avaliação final no Conceito Preliminar de Curso (CPC), que é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no País. A intenção do MEC é divulgar em novembro o CPC dos cursos que participaram do Enade 2012. O CPC é composto por diferentes variáveis, como a qualidade de infraestrutura, recursos didático-pedagógicos, corpo docente e o próprio Enade.
O ministro Mercadante também destacou o aumento na participação dos estudantes. Em 2012 o número de cursos sem conceito, ou seja, que não têm avaliação, foi de 1,8%; em 2009, era 26,6%.
Públicas na liderança
Os cursos das universidades públicas foram os que tiveram melhor desempenho no Enade. No total, 80,5% obtiveram uma nota satisfatória: deles, 17% atingiram nota máxima (que vale 5); 29,8%, nota 4, e 33,7% nota 3. Em 2009, o percentual de cursos com notas satisfatórias era de 61,6%.
Já entre os cursos de instituições privadas, apenas 3,5% conseguiram o conceito máximo. A porcentagem de cursos com notas satisfatórias (3, 4 e 5) foi de 66,4%. Na avaliação anterior, apenas 46,1% escaparam da notas insatisfatórias.
O que é o Enade
O Enade funciona em ciclos, avaliando os estudantes quando ingressam na educação superior e quando concluem seus cursos. A edição de 2012 concluiu o ciclo que abrange ciências sociais aplicadas, ciências humanas e áreas afins, além de também contemplar os eixos tecnológicos de gestão de negócios, apoio escolar, hospitalidade e lazer, produção cultural e design. Foram avaliados 7.228 cursos de 1.646 instituições de educação superior.
A edição deste ano do Enade, que será realizara em 24 de novembro, também avaliará cursos de saúde, ciências agrárias e serviço social. Devem fazer a prova cerca de 200 mil estudantes dos penúltimos e últimos semestres dos seus cursos. Entre as mudanças desta edição também constam a obrigatoriedade do estudante permanecer, ao menos, uma hora na sala de provas e a utilização das notas do Enem para substituir a prova de entrada no Enade.
GUIA DO ESTUDANTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário