Entenda como vão funcionar as provas do Enem 2013, que acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. Confira detalhadamente o conteúdo que será cobrado e prepare-se para o exame
Crédito: Shutterstock.com
A avaliação da prova será feita segundo o método TRI (Teoria de Resposta ao Item), que elimina o fator sorte
As provas do Enem 2013 acontecem nos dias 26 e 27 de outubro. No sábado (26), os candidatos vão realizar as provas de Ciências Humanas e Ciências da Natureza. No domingo (27), será a vez da redação e das questões de Linguagens e Matemática. Confira detalhadamente como serão as provas e prepare-se para o exame.
Em ambos os dias, os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h do horário de Brasília, quando as provas serão iniciadas. É importante lembrar que o Enem 2013 vai acontecer em 4 horários diferentes pelo País inteiro, incluindo o início da prova às 19h para os candidatos que se declararam sabatistas.
O primeiro dia de provas está reservado para as Ciências Humanas e Ciências da Natureza. Isso inclui as disciplinas de Biologia, Química, Física, História e Geografia. Os candidatos terão quatro horas e trinta minutos para responder as 90 questões e estarão autorizados a levar o caderno de questões para casa nos 30 minutos finais da prova.
O segundo dia conta com 90 questões de Linguagens e Matemática. Este também será o dia reservado para a redação, por esse motivo os candidatos terão cinco horas e trinta minutos para responder as questões. A prova de língua estrangeira também será neste dia, sendo que a língua foi escolhida pelo estudante no momento da inscrição. Como no primeiro dia, o participante terá que esperar até 30 minutos antes do término da prova para levar o caderno de questões para casa.
A avaliação da prova será feita segundo o método TRI (Teoria de Resposta ao Item) , que elimina o fator sorte e avalia o candidato de acordo com todos os seus erros e acertos. A divulgação do gabarito oficial do Enem 2013 está prevista para até o dia 30 de outubro.
Recorde de inscrições
O Enem obteve recorde de inscrições com sua edição 2013. Com 7.173.574 inscritos, o número de inscrições aumentou 24%. Nos últimos 4 anos, o aumento foi ainda mais significativo: em 2009, as inscrições eram de 4.148.721. Comparado a 2013, houve um crescimento de 72%.
O Estado de São Paulo é o local com o maior número de inscritos esse ano, com 1.114.747 inscrições. O aumento em relação aos inscritos de 2012 é de 20%. Em segundo lugar no ranking está de inscritos é Minas Gerais, com 803.693 - um crescimento de 23% comparado ao ano passado.
O Estado brasileiro que mais houve crescimento de inscritos foi o Amapá, com um aumento de 63%. No Enem 2013, 41.192 inscritos são residentes do Estado amapaense. Já o Mato Grosso do Sul teve o menor aumento de inscrições com 13%.
Fonte: Universia Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário