Nestes dois dias de cobertura do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a reportagem do NE10entrevistou alguns feras que pareciam não saber as regras do exame ou como se preparar para o dia da prova. Ler o edital, levar os documentos necessários e visitar o local de provas antes do exame são procedimentos tão necessários quanto fazer uma boa prova. Imagina ter estudado todo o conteúdo, ser um aluno aplicado mas, na hora do vamos ver, se atrasar e ser impedido de fazer a prova? Em momentos assim, o conhecimento do conteúdo perde feio para a falta de atenção.
José Pinheiro, 42 anos, contou, na saída da prova, neste domingo (27), que estava muito preocupado, pois, no dia anterior, havia se confundido e marcado mais de uma opção de resposta em todo o gabarito. “Não prestei muita atenção ontem, estava muito nervoso. Hoje eu procurei fazer certo, só marcar uma opção”, disse.
No sábado (26), Ana Paula Barbosa, 42, foi a primeira a encontrar o portão do bloco G fechado. Ela chegou atrasada. Ana Paula alegou que, mesmo morando em Santo Amaro, pegou o caminho errado e acabou se perdendo no caminho para a Católica.
Casos assim provam a importância de que se deve estar bem informado não só sobre o conteúdo, mas também sobre o procedimento como um todo. O manual do candidato deve ser lido com atenção. O fera também deve acompanhar notícias sobre o vestibular. Agora, para quem fez tudo certo nesta primeira etapa, a dica é ler o manual de universidades como UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e UPE (Universidade de Pernambuco) que utilizam o Enem como primeira fase. O vestibular da UPE será nos dias 24 e 25 de novembro e o da UFPE, 8 e 9 de dezembro.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário