sábado, 26 de outubro de 2013

Mais de 330 mil candidatos farão, este fim de semana, o Enem em Pernambuco


prova-enem-680x500
Prova em Pernambuco começa ao meio-dia. Ilustração: NE10/Foto: JC Imagem
O Brasil é um País de proporções continentais, com uma população de 198,7 milhões de habitantes. Não tinha como ser diferente numa avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nestes sábado (26) e domingo (27), no País inteiro, e terá cerca de 7,1 milhões de participantes – exatos 7.173.574. Em Pernambuco, 337.715 se inscreveram para o exame, só perdendo em números, na região Nordeste, para a Bahia.
O concurso que dá acesso total ou parcial às principais universidades é considerado a segunda maior avaliação do mundo, atrás apenas do vestibular da China, que mobiliza mais de nove milhões de estudantes por ano.
Para garantir a mobilidade de boa parte dos candidatos da Região Metropolitana do Recife, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) vai reforçar 63 linhas de ônibus que circulam na região e disponibilizar cinco linhas que não transitam aos sábados e domingos.
PROVA - A abertura dos portões é às 11h em Pernambuco devido ao horário de verão – nas regiões que estão no horário de verão, a entrada é às 12h. Uma hora depois tem início a prova. Em Pernambuco, a prova começa ao meio-dia. Quem chegar depois do horário será impedido de fazer a prova.
O candidato deverá apresentar documento oficial com foto (identidade ou carteira de motorista) e o cartão de inscrição. É proibido portar telefone celular, smartphones e até relógio, lápis e borracha, assim como qualquer adereço para a cabeça. Caneta tem que ser transparente, de cor preta – o equipamento que faz a leitura do gabarito não reconhece outra cor.
No primeiro dia, o candidato terá até as 16h30 para resolver 45 questões de ciências humanas (história, geografia, sociologia e filosofia) e 45 de ciências da natureza (física, química e biologia). No dia seguinte, devido à redação, os estudantes terão uma hora a mais, podendo terminar a prova às 17h30.
Nesse mesmo dia, o caderno de provas trará 45 questões de linguagens e seus códigos (português, literatura, língua estrangeira, artes e educação física) e mais 45 quesitos de matemática. Professores recomendam fazer primeiro a redação e gastar, aproximadamente, três minutos por questão.
GABARITO - Só a partir das 14h, o candidato pode sair da sala, no entanto sem levar o caderno do exame. Quem quiser checar o gabarito, que será divulgado até o dia 30 de outubro pelo Ministério da Educação, deve esperar até as 16h, para sair com a prova – ele não pode anotar o gabarito.
NE UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário