terça-feira, 8 de outubro de 2013

Universidades estaduais da Bahia paralisam as atividades nesta quarta


7ce1bd343d6fb191f1041c2b71905c0a.jpg
Docentes denunciam crise financeira nas instituições baianas
Foto: divulgação

Mellyna Reis
Do NE10/Bahia
As Universidades Estaduais da Bahia (Ueba) irão paralisar as atividades acadêmicas nesta quarta-feira (9). Os docentes alegam que algumas das instituições enfrentam uma crise financeira por conta do decreto 14.710 de 14 de agosto deste ano, o qual impôs cortes no trabalho do funcionalismo estadual.

Segundo a Associação dos Docentes da Universidade do Estado da Bahia (Aduneb), o decreto provocou um "estrangulamento orçamentário". A categoria também questiona os atrasos nos processos de promoção, progressão, mudança de carga horária, déficit no quadro de vagas e o ferimento do direito dos professores garantidos por lei, como a impossibilidade de viagens, a trabalho, ao exterior. 

Além dos docentes, os técnicos-administrativos estão reivindicando a regulamentação do plano de cargos, salários e carreira e reclamam sobre o preenchimento de vagas por prestadores de serviço e empresas terceirizadas.

Desde 2010, as instituições reivindicam o repasse orçamentário de pelo menos 7% a Receita Líquida de Impostos (RLI), com revisão do valor a cada dois anos, sem inferiorizar os números. Atualmente o valor não chega a 5% da RLI.

A Aduneb enviou uma nota afirmando que os estudantes estão sendo prejudicados "pela falta de uma política séria de permanência estudantil, expressa na ausência de vagas nas residências estudantis, déficit de restaurantes universitários, precarização da infraestrutura para ensino, pesquisa e extensão, entre outros problemas".

Os servidores ameaçam iniciar uma greve integrada de professores, técnicos-administrativos e estudantes caso o governo se recuse a negociar a pauta de reivindicações. Por conta da eleição para reitor, apenas a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) não paralisa as atividades acadêmicas nesta quarta. 

Além da Uneb, outras três instituições são administradas pelo governo estadual: a Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário