Ministério da educação irá anunciar o fechamento de mais de 200 cursos. Aqueles que obtiveram um desempenho abaixo da média, terão vestibulares fechados.
O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, comunicou que ainda esta semana o Ministério da Educação irá anunciar o fechamento de mais de 200 novos vestibulares de cursos de instituições superiores de educação que obtiveram um índice insuficiente no Conceito Preliminar de Curso (CPC). O conceito será divulgado nos próximos dias e utiliza o desempenho do curso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), além de outros critérios.
Ainda não se sabe o número exato de cursos que serão afetados por esta medida, mas foi divulgado que será um número maior do que o do ano passado, que foram 207 cursos, o que causou o congelamento de 38.794 vagas no ensino superior. O Enade tem uma tem uma escala de 1 a 5. Os cursos com notas 1 e 2 são abaixo da média esperada e é necessário ter nota 3 ou mais para ser considerado satisfatório.
Fora o Enade, alguns critérios como instalações, infraestrutura, corpo docente e recursos didáticos-pedagógicos também são avaliados e levados em conta para que se gere o Conceito Preliminar de Curso. O ministro da educação ainda afirma que os cursos que demonstrarem quedas no decorrer das avaliações, terão uma investigação mais profunda do MEC.
O Enade 2012 teve a participação de 7.228 cursos de 1.646 instituições de ensino superior em 17 áreas: administração, ciências contábeis, ciências econômicas, design, direito, jornalismo, psicologia, publicidade e propaganda, relações internacionais, secretariado executivo, tecnologia em gestão comercial, tecnologia em gestão financeira, tecnologia em gestão de recursos humanos, tecnologia em logística, tecnologia em marketing, tecnologia em processos gerenciais, turismo. O exame deste ano ocorrerá no próximo domingo e os cursos avaliados são os da área de medicina, agronomia, serviço social e zootecnia.
NE UOL
Nenhum comentário:
Postar um comentário