segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Inscrições para o Sisu do primeiro semestre de 2014 já estão abertas


Prazo terminará na próxima sexta-feira (10)


O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) recebe inscrições a partir desta segunda-feira (6). Já é possível participar com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de 2013. São oferecidas 171.756 vagas em 115 instituições de ensino superior espalhadas por todos as unidades federativas do Brasil. O prazo termina na próxima sexta-feira (10).
Como participar
A inscrição pode ser feita no site do Sisu. Pode se inscrever no Sisu quem fez o Enem em 2013 e não tirou nota zero na redação. O estudante deverá ter em mãos o número de inscrição e a senha no exame. O candidato que estiver sem o número da inscrição ou a senha poderá recuperá-los no site da prova. Será possível optar por até duas opções de curso e especificar a ordem de preferência das vagas.
Lei de Cotas
O candidato deverá selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla concorrência, sistema de ações afirmativas oferecidos pela própria instituição (quando disponível) ou o sistema de cotas regido pela Lei Federal Lei nº 12.711. 
A Lei de Cotas exige que, em 2014, o mínimo de 25% das vagas de cada curso nas instituições federais de ensino sejam ocupadas por estudantes de escola pública. Metade deve ser de renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a proporção de negros e indígenas de cada Estado (segundo o IBGE) deve ser respeitada entre os cotistas.
Nota de corte
Algumas instituições adotam notas mínimas para inscrição em determinados cursos. Se a nota do candidato não for suficiente para concorrer àquele curso, o sistema emitirá uma mensagem com esta informação.
Diariamente, a partir de terça-feira (7), o Sisu irá informar a nota de corte para cada curso (a nota mínima no Enem necessária para ocupar a vaga) e a classificação estimada dos candidatos. Com base nessas informações, será possível trocar de opção de curso caso a nota seja insuficiente.
A classificação é apenas provisória e irá variar conforme a quantidade de inscritos e a nota de cada um deles. Ela não garante a seleção do estudante para a vaga. Por isso, é importante que o candidato monitore o sistema diariamente para acompanhar a sua situação.
Ao final do período de inscrição, é divulgada a lista de selecionados e o boletim de acompanhamento irá trazer a classificação e resultado final. O candidato que não for selecionado em nenhuma das duas opções de curso nas chamadas regulares e aquele selecionado na segunda opção poderá aderir posteriormente à lista de espera. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 13 de janeiro e o da segunda, no dia 27.
Cronograma do Sisu 2014
Início das inscrições6 de janeiro
Fim das inscrições10 de janeiro (às 23h59 do horário de Brasília)
Primeira chamada13 de janeiro
Matrícula da primeira chamada17, 20 e 21 de janeiro
Segunda chamada27 de janeiro
Matrícula da segunda chamada31 de janeiro, 3 e 4 de fevereiro
Inscrição na lista de espera27 de janeiro a 7 de fevereiro (às 23h59)

*Com informações da Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário