Quase todos os livros de fitness ou um “clubes de saúde” pregam uma coisa, “Beba muita água.” Esta é uma declaração em aberto quando cada um de nossos corpos é diferente e a exigência também é diferente. Outra questão que vem à nossa mente é a quantidade de água para beber e se podemos beber muita água.
Beber muita água pode levar a uma condição conhecida como intoxicação hídrica e hiponatremia. Elas ocorrem quando uma pessoa desidratada bebe muita água, sem os eletrólitos que o acompanham.
Intoxicação por Água – Como isso ocorre?
Visto principalmente em recém-nascidos e às vezes em atletas, intoxicação por água acontece quando o tecido incha devido à presença de muita água em nossas células do corpo. Nossas células mantêm um gradiente de concentração específica e, portanto, o excesso de água fora das células, também é conhecido como o soro, chama de sódio a partir de dentro das células para re-estabelecer a concentração necessária. À medida que mais água se acumula, a concentração de sódio no soro cai e leva a uma condição conhecida como hiponatremia.
As células, em seguida, tentar recuperar o equilíbrio de eletrólitos através de um processo conhecido como osmose. Neste processo, os eletrólitos concentradas no interior da célula, juntamente com a água, tentam mover-se através da membrana celular semi-permeável, a fim de equilibrar a concentração. Isto poderia levar às células a inchar e também ao ponto de ruptura. Inchaço coloca pressão sobre o cérebro e os nervos, o que pode causar padrões de comportamento semelhante a de intoxicação alcoólica. Inchaço dos tecidos do cérebro pode causar convulsões, coma e finalmente a morte, a menos que a ingestão de água seja restringida com uma solução salina hipertônica (sal) administrada. Ela também pode levar a arritmias, permitindo assim que o fluido entre nos pulmões, causando a vibração das pálpebras.
Então, é seguro ficar pela contagem de 8-12 copos de água por dia. Você pode precisar de mais água, se o tempo estiver muito quente ou muito seco ou se você está se exercitando ou se estiver tomando certos medicamentos. Mas sim, apesar de incomum, a menos que você seja criança ou um atleta, é certamente possível beber água até a morte!
Nenhum comentário:
Postar um comentário